Muitos consumidores precisam fazer uma reclamação junto à Aneel, mas se perdem em meio as opções.

De fato, a agência apresenta inúmeras formas de contato, o que pode confundir o usuário. A intenção, entretanto, é a de facilitar o acesso à informação e aos canais de atendimento.

Por isso, são disponibilizados diversos modos para se comunicar com o órgão, como presencialmente, por telefone, por meio do site e até por sua ouvidoria. Assim, saber como realizar esse contato é vital para qualquer um que necessite.

Para saber como fazer uma reclamação junto à Aneel, fique atento ao texto abaixo. Ao longo dos parágrafos a seguir, você poderá conferir quais são os métodos mais indicados de contato de acordo com sua necessidade em específico.

O que é a Aneel?

Antes de qualquer outro ponto, se faz preciso verificar se você entende ao certo o que é a Aneel antes de realizar uma reclamação. Dessa forma, pode-se dizer que esta é a Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável por lidar com todos os temas que se conectam à eletricidade no país. Assim, algumas de suas principais responsabilidades são:

torres de eletricidade
  • Regulamentação: Definir resoluções, portarias e notas técnicas que visem regulamentar o setor em todo o Brasil;
  • Fiscalização: Verificar se as normas estão sendo seguidas, fiscalizando usuários e fornecedores. Aplicar multas e sanções se preciso;
  • Atendimento: Auxiliar o público consumidor no caso de dúvidas, problemas ou situações específicas por meio de seus canais de contato;
  • Concessão: Realizar os processos de concessão e licitação, beneficiando os cidadãos e focando na transparência e ética.

Por que fazer uma reclamação junto à Aneel?

Para algumas pessoas, pode parecer estranho saber dos canais de atendimento de uma agência governamental. Em especial no que diz respeito à energia elétrica, em geral os usuários tendem a tentar resolver seus problemas junto à fornecedora. Acontece que, em alguns casos, este contato com a distribuidora local de eletricidade não é o suficiente para solucionar a questão.

reclamação aneel

Quando isso ocorre, o mais indicado é buscar pela Aneel, o órgão responsável pelo tema no Brasil. Diversos são os motivos que podem levar um consumidor a buscar a autoridade, principalmente pela complexidade do assunto e o tamanho do país. Dessa forma, fazer uma reclamação no site da Aneel, por exemplo, pode ser fruto de cenários como:

  • Falta de luz em determinada região;
  • Problemas ou dúvidas na conta de luz;
  • Atendimento ruim da concessionária regional;
  • Briga judicial entre usuário e fornecedor;
  • Reclamação sobre a prestação de serviços da distribuidora.

Como fazer uma reclamação com a Aneel?

Agora que já sabe o que é a Agência Nacional de Energia Elétrica, quais suas responsabilidades e os principais motivos de reclamação, chega o momento de se focar nos canais de atendimento da Aneel. Para isso, é interessante analisar todas as opções a seguir e verificar qual melhor se encaixa em sua situação. Feito isso, basta entrar em contato com o órgão para solucionar suas questões referentes à distribuidora.

Guichê

Ainda que muitas pessoas não tenham esse conhecimento, é possível sim realizar uma reclamação com a Aneel presencialmente. Para isso, é preciso se dirigir à sede da agência, em Brasília. Nela, você deverá buscar pelos guichês de atendimento, onde irá explicar sua situação e buscar uma solução junto ao atendente. Esta é uma opção para quem precisa entregar documentos ao órgão ou apresenta dificuldades em acessar os outros canais disponíveis.

prédio espelhado
  • Endereço: SGAN 603, térreo, CEP: 70830-110, Brasília/DF;
  • Horário: 08 às 18h.

Chat automatizado

Como muitas empresas privadas, a Aneel oferece ao consumidor um serviço de reclamação por meio de chatbot. Este é um termo que representa a troca de mensagens com robôs automatizados, criados para te auxiliar.

Em geral, eles trazem respostas prontas para os questionamentos mais comuns, o que já ajuda alguns. Ainda assim, pode ser que suas dúvidas não sejam respondidas e sua questão acabe sem solução. Neste caso, será preciso buscar por outros canais.

Chat humano

Para quem não se sente à vontade em conversar com um robô, ou ainda tem dificuldade com esse tipo de atendimento, é disponibilizado também um chat humano.

Aqui, você conversará por mensagens com um atendente da Aneel, o qual receberá sua reclamação e te auxiliará em qualquer outro problema. Por depender da disponibilidade, ele pode ser um pouco mais complicado de acessar, além de ter horários mais restritos.

  • Site: Chat Aneel
  • Horário: De segunda a sábado, das 06h20 às 00h.

Aplicativo

Se você é mais conectado e prefere resolver tudo pelo celular, a Aneel disponibiliza um app para reclamação. O aplicativo pode ser baixado por celulares com sistema operacional Android ou iOS. Por meio da ferramenta, você poderá realizar tudo em suas mãos, como acompanhar os processos, solicitar informações e registrar problemas com a distribuidora.

reclamação aneel

Telefone

Para aqueles que preferem conversar com um atendente, mas não podem se deslocar até a sede da agência, há uma opção. É possível entrar em contato com o órgão por meio do telefone 167. Além dele, também existe um número 0800 para quem necessitar. Em ambos os casos, é importante ter em mãos sua última fatura de luz e os números de protocolo fornecidos pela distribuidora.

  • Telefone: 167 e 0800 727 0167
  • Horário: De segunda a sábado, das 06h20 às 00h.

Como fazer uma reclamação sobre a Aneel?

Existe também a possibilidade de você precisar realizar uma reclamação contra a própria Aneel. Neste caso, é possível se utilizar de um dos canais de atendimento listados acima, mas há alternativas mais interessantes. Para isso, o mais indicado é acessar a plataforma Fala.BR. Essa é uma ferramenta desenvolvida pela CGU (Controladoria Geral da União) a fim de possibilitar que os cidadãos peçam por informações públicas ou realizem reclamações.

reclamação aneel

Para acessá-lo, basta entrar no link do Fala.BR e criar um cadastro, o qual somente será necessário no primeiro acesso. Para isso, tenha em mãos seu CPF e um e-mail válido, sendo preciso criar uma senha para finalizar o processo. Com isso, poderá entrar na plataforma e deixar sua reclamação sobre a Aneel ou qualquer outro órgão federal.

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