Ao oferecer o serviço de instalação de sistemas fotovoltaicos, há diversos fatores importantes que precisam ser levados em consideração. Entre eles, está a proteção dos módulos fotovoltaicos e dos aparelhos eletroeletrônicos de eventuais riscos relacionados à eletricidade, que é feita pelo dispositivo DPS.

Por isso, o Dispositivo de Proteção de Surtos (DPS – também chamado de Dispositivo de Proteção contra Sobretensão) é um equipamento de proteção elétrica considerado essencial nas instalações desse tipo.

O DPS é ligado entre as fases e o aterramento de proteção, e tem a funcionalidade de proteger a instalação na ocorrência de surtos, que podem ser causados por descargas atmosféricas. 

Confira a seguir mais detalhes sobre o DPS, como ele funciona e sua importância na instalação de sistemas fotovoltaicos. 

Como o dispositivo DPS funciona?

Como seu próprio nome sugere, o DPS serve para proteger a instalação elétrica e os equipamentos conectados a ela contra picos de tensão que possam ocorrer e causar danos.

Esses surtos elétricos podem ser provocados por diversas razões: manobras no sistema de potência da rede da própria concessionária, ligamento e desligamento de máquinas e motores elétricos, ou por descargas atmosféricas diretas ou indiretas na instalação (quanto um raio atinge ou cai próximo a um sistema elétrico).

Os fenômenos que causam a sobretensão em um circuito apresentam curvas de tensão e corrente de descargas características. As descargas atmosféricas estão entre as causas mais comuns dos surtos elétricos.

O raio não precisa, necessariamente, atingir o sistema para causar uma sobrecarga. A descarga pode acontecer em pontos distantes, e ainda assim atingir indiretamente o sistema elétrico de determinado local devido ao campo eletromagnético criado e transmitido por condutores metálicos.

Em situações normais, o dispositivo se comporta como um circuito aberto, e é praticamente invisível na instalação.

Veja o funcionamento de um dispositivo DPS
Veja o funcionamento de um dispositivo DPS.

Quando um surto de tensão acontece, o DPS torna-se um circuito fechado, e desvia a corrente do condutor com sobretensão para o aterramento, o que diminui a tensão percebida pelos outros equipamentos conectados ao circuito.

Nessas ocasiões, ele deixa passar apenas a tensão que os equipamentos são capazes de suportar, sem que sua isolação seja danificada.

Faz isso fechando um curto circuito entre fase e terra, o que acontece em um período curto de tempo, para que o sistema não seja sobrecarregado. Sendo assim, o DPS funciona por meio da variação da impedância entre dois pontos, ou seja, a impedância fase-neutro ou fase-terra. 

O DPS atua entre o equipamento e a entrada de energia, e podem ser encontrados em três classes diferentes, conforme sua finalidade específica e o local de instalação.

Se tratando de DPS para sistemas fotovoltaicos, há algumas particularidades que o integrador solar precisa conhecer. Saiba mais no tópico a seguir. 

Dispositivo DPS para sistema fotovoltaico 

O DPS é um equipamento indispensável para a proteção de um sistema fotovoltaico. Assim como acontece no sistema elétrico comum, a estrutura pode enfrentar surtos com capacidade para danificar toda a rede, impedindo o bom funcionamento dos demais equipamentos.

Para se precaver contra os riscos ocasionados pelo mau funcionamento da rede, o ideal é ter um DPS instalado adequadamente.

Um sistema de energia solar fotovoltaica utiliza corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC) em seu funcionamento, e precisa de proteção para ambas.

Como age um DPS em um sistema de energia solar
Como age um DPS em um sistema de energia solar.

Esse é o principal aspecto que faz o DPS ser indispensável na instalação de um sistema fotovoltaico, já que não é permitido usar os dispositivos com correntes diferentes das quais foram projetadas. 

Ou seja, não é possível utilizar um DPS para circuitos de corrente alternada em circuitos de corrente contínua, e vice-versa. O isolamento interno dos componentes para dispositivos de corrente alternada não é suficiente para garantir uma boa isolação no caso de corrente contínua.

Ignorar esse aspecto pode gerar arcos elétricos dentro do dispositivo e causar a queima do componente, ou até mesmo um incêndio.

Para garantir a proteção completa dos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico, é importante contar com pelo menos um DPS entre o arranjo fotovoltaico e o inversor, e pelo menos um DPS entre o inversor e a rede elétrica.

Assim, o dispositivo protege o inversor de descargas no arranjo fotovoltaico e de sobretensões advindas da rede externa. 

Como a atuação do DPS é temporária, após fechar um curto-circuito para proteger o sistema ele retorna ao seu estado original. Quando isso não acontece, o dispositivo forma um curto-circuito permanente, o que pode vir a ocasionar incêndios.

Devido à sua construção interna, falhas também podem acontecer no final da vida útil do DPS. 

No caso de DPS para corrente alternada (utilizada para a distribuição de energia padrão), a solução para isso é inserir um fusível ou mini-disjuntor como proteção, que ajuda a detectar quando o DPS apresenta alguma falha como essa.

Veja neste post, a importância de um DPS para um sistema de alimentação de energia solar
Veja neste post, a importância de um DPS para um sistema de alimentação de energia solar.

Se tratando de corrente contínua, a saída não é tão simples. Na instalação de um sistema fotovoltaico, a corrente de atuação fica próxima da corrente de operação, o que impossibilita que um disjuntor detecte essa variação.

Sendo assim, o caminho para garantir a segurança do sistema é instalar um DPS com especificidades para sistema fotovoltaico, o que envolve atender à Norma Brasileira nº 16690, específica para Instalações Elétricas de Arranjos Fotovoltaicos. 

Nessa norma, consta que “os DPS devem estar em conformidade com a EN 50539-11 ou a IEC 61643-31 e ser explicitamente classificados para uso no lado em corrente contínua de um sistema fotovoltaico”.

Além disso, caso o sistema fotovoltaico esteja conectado a outras redes (serviços de sinalização ou de telecomunicações, por exemplo), “um DPS específico deve ser utilizado para proteger o equipamento de tecnologia da informação”. 

Assim, conclui-se a importância de que o DPS para sistema fotovoltaico corresponda às determinações nacionais para esse tipo de dispositivo, e também atenda as especificidades necessárias para instalação de sistema de energia solar fotovoltaica.

Nesses casos, é comum optar pela instalação de DPS de corrente contínua na String Box, equipamento que serve para evitar o desperdício de energia e os riscos de curto-circuitos e de surtos elétricos.

Mas se tratando de corrente alternada, os DPS devem ser instalados nos quadros de distribuição onde o sistema será conectado, ou também em quadros de proteção CA próprios dos inversores. 

Além disso, a norma também proíbe que os circuitos CA e CC sejam instalados no mesmo quadro: o correto é ter um quadro apenas para CA e outro somente para CC.

Outro detalhe importante é que o DPS que protege o inversor solar do lado CA e do lado CC não deve ultrapassar a distância de 10 metros do inversor, pois uma descarga atmosférica pode ocasionar corrente induzida no circuito entre a proteção e o equipamento.

A String Box é fundamental para um bom sistema de energia solar
A String Box é fundamental para um bom sistema de energia solar.

Na hora de definir os equipamentos que vão compor um sistema fotovoltaico, é preciso atentar às especificações do fornecedor escolhido, para assim evitar erros e garantir que cada instalação conte com todas as proteções adequadas.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares