Ações de pós-venda são uma série de atividades e serviços realizados depois da venda de um produto ou serviço para garantir a satisfação do cliente e a manutenção do bom funcionamento do produto.
Tão importante quanto qualquer outra etapa de vendas, o pós-venda inclui iniciativas que viabilizem a fidelização do cliente. Ele é importante, também, para identificar problemas potenciais e tomar medidas para corrigi-los antes que se agravem.
Ao oferecer um excelente suporte pós-venda, os integradores de energia solar conquistam a confiança dos clientes e aumentam a possibilidade de recomendações futuras.
Se você quer garantir que seu cliente tenha uma percepção positiva a respeito da sua empresa, o cuidado com o pós-venda é fundamental. Confira a seguir 5 ações de pós-venda que vão te ajudar a gerar um impacto positivo.
1 – Faça pesquisas de satisfação no seu pós-venda
A pesquisa de satisfação é uma das ações mais básicas do pós-venda, e, por isso, não poderia faltar em nossa lista. Trata-se de uma pesquisa que é enviada ao cliente após a compra para que ele avalie alguns aspectos da sua experiência como cliente.
Além de medir a satisfação geral dos clientes, é importante ter objetivos específicos relacionados ao pós-venda, como avaliar a qualidade da manutenção, a eficiência dos reparos, a rapidez no atendimento, entre outros.
Prepare perguntas específicas para medir a satisfação dos clientes com os serviços de pós-venda, como: “Como você avalia a qualidade do seu sistema?”, “Como você avalia a rapidez e eficiência dos reparos realizados?”, “Você recomendaria nossos serviços para outras pessoas?”, “De 0 a 10, qual nota você daria para o nosso atendimento ao cliente?” e assim por diante.
É interessante deixar um espaço livre para que os participantes da pesquisa possam fazer comentários adicionais que julgarem pertinentes.
Após a aplicação da pesquisa, analise os resultados e identifique tendências e pontos críticos. Utilize essas informações para melhorar os serviços prestados pela empresa e aumentar a satisfação do cliente.
2 – Crie programas de fidelidade no pós-venda
Programas de fidelidade são uma ótima maneira de incentivar os clientes a continuar comprando com sua empresa e mantê-los engajados. Para oferecer um programa assertivo, que de fato traga bons resultados, é preciso entender bem quem são seus clientes e o que pode interessá-los.
Há diversos tipos de programas de fidelidade que podem ser implementados em uma empresa de energia solar. Como a estratégia de cashback, por exemplo, que oferece um crédito a cada compra, para os clientes comprarem equipamentos adicionais ou realizarem manutenções regulares.
Outra boa ideia é oferecer uma recompensa (como um desconto ou crédito) para clientes que indicarem os serviços da sua empresa para outras pessoas interessadas em investir em energia solar.
Iniciativas como essas podem ajudar a fidelizar os clientes e aumentar as vendas de energia solar, além de incentivar a manutenção regular e a indicação de novos clientes em potencial.
3 – Mantenha contato
Manter o contato com o cliente no pós-venda é fundamental para gerar uma boa impressão e ganhar a confiança do cliente.
É uma forma de mostrar que o relacionamento construído durante a experiência de compra não se resume ao lucro obtido pela empresa, e que a empresa enxerga além dos números.
Além disso, manter o contato faz com que o cliente sempre se lembre da sua empresa caso venha a precisar novamente dos serviços que você oferece.
Continue nutrindo o cliente nas suas ações de pós-venda com informações relevantes, newsletters, ofertas ou promoções. Envie e-mails regularmente, informando sobre a produção de energia, oferecendo dicas de manutenção e compartilhando notícias e novidades sobre a empresa.
Essas ações vão te ajudar a manter o contato com os clientes e mostrar que sua empresa se importa com eles, além de incentivar a manutenção regular e o acompanhamento do sistema.
3 – Celebre datas comemorativas
Essa sugestão tem tudo a ver com a anterior, já que comemorar datas importantes é uma ótima maneira de manter contato com os clientes e mostrar apreço pelos seus negócios.
Parabenizar o cliente no dia do seu aniversário, por exemplo, vai mostrar que você se importa e que lembrou daquela data especial. Para tornar essa uma ocasião ainda mais memorável, que tal disponibilizar um brinde, cupom de desconto ou outro tipo de agrado?
Essa é, inclusive, uma das melhores estratégias de resgatar clientes, mesmo que já tenha decorrido algum tempo da sua última compra.
Esse tipo de ação pode ser estendido a outras datas importantes. No Natal, por exemplo, você pode enviar cartões personalizados, agradecendo pela parceria e desejando boas festas.
E no dia das crianças, que tal oferecer um brinde para os filhos dos clientes, como um jogo educativo sobre energia solar?
O importante é não deixar de se fazer presente na caixa de e-mail daquele cliente durante essas datas comemorativas. Para tornar essa tarefa mais simples e automatizada, use uma ferramenta de CRM. Esse recurso é muito útil para iniciativas relacionadas à manutenção do relacionamento com clientes.
5 – Convide para eventos
Outra excelente ideia para gerar um impacto positivo em seus clientes e fortalecer a relação é convidá-los para eventos organizados pela sua empresa.
É uma oportunidade para gerar valor para o seu público, por meio do aprendizado e da troca de experiências a respeito de energia sustentável, um tema que atrai cada vez mais pessoas interessadas.
Promova workshops sobre temas relacionados à energia solar, como manutenção, monitoramento, financiamento, legislação, entre outros. Assim, você ajuda os clientes a entenderem melhor sobre o funcionamento de sistemas fotovoltaicos e a aproveitarem todo o potencial que sua tecnologia tem a oferecer.
Convide especialistas para falar sobre as tendências e novidades no setor de energia solar, e ofereça a oportunidade para que os clientes possam fazer perguntas e discutir assuntos relevantes.
Outra boa ideia é organizar visitas guiadas a instalações de energia solar, como usinas solares ou fazendas de painéis solares, para que os clientes possam ver como funciona a produção de energia e entender melhor o sistema que eles possuem.
Os eventos não precisam ser apenas centrados nas soluções de energia solar que sua empresa oferece. Uma forma de diversificar é realizar eventos que tratem de outros assuntos que sejam relevantes para o seu público.
Para isso, consulte seus clientes para descobrir quais temas seriam do seu interesse, assim você garante que o evento terá grande adesão.
Também é importante que sua empresa marque presença em eventos comunitários, como feiras de ciência, feiras de meio ambiente ou eventos esportivos, para mostrar as tecnologias com as quais você trabalha e a importância da energia solar para a comunidade como um todo.
Esses eventos podem ajudar a manter o contato com os clientes e mostrar que a empresa se importa com eles, além de fomentar a interação entre os seus contatos.
Essas são apenas algumas das principais iniciativas de pós-venda que você pode implementar em sua empresa de energia solar.
Algumas funcionam melhor para determinados clientes do que para outros. A pesquisa de satisfação, por exemplo, é uma prática super válida, mas nem sempre os clientes têm disposição para respondê-la.
O convite para um evento certamente causará uma boa impressão, mas nem todos poderão ou desejarão participar.
Sendo assim, para ter sucesso com o seu pós-venda é interessante implementar uma variedade de ações, de modo a atingir o máximo de clientes e agradar diferentes perfis de consumo.
Gostou das nossas sugestões? Já explorou alguma dessas ações de pós-venda na sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência e os resultados obtidos! Deixe um comentário abaixo, ficaremos felizes com sua participação.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.