O político chinês Liu Hanyuan concedeu entrevista recentemente e falou sobre o apoio à transição energética no Caribe. Segundo ele, o país está pronto para ajudar na ampliação da energia solar e outras fontes renováveis na região.

Essa ajuda viria através de apoio científico, tecnológico e de infraestrutura, possibilitando a entrega de eletricidade em regiões remotas. Ainda mais se tratando de um local do mundo com alta capacidade de produção solar.

Investimento em energia solar no Caribe

Para Liu, a energia solar no Caribe ainda precisa de muitos avanços para torná-la acessível e barata para a população. Os sistemas fotovoltaicos na região possuem altas taxas de produção pela longa exposição ao sol.

Por outro lado, é preciso que haja demanda o suficiente para que o apoio chinês tenha o impacto desejado. Caso contrário, os esforços do país asiático serão em vão, pois será um investimento para que ninguém tire proveito.

Assim, como o apoio em andamento, o governo chinês espera reduzir os custos da energia solar no Caribe. Isso permitiria que a população tivesse um maior acesso aos sistema fotovoltaicos e investissem em sua manutenção.

China investe cada vez mais em energia solar em diferentes países
China investe cada vez mais em energia solar em diferentes países

Por fim, a China não espera ter limitações quanto ao compartilhamento de conhecimentos, habilidade e tecnologias no setor. Ou seja, seria uma passagem integral de capacidade de um país para o outro.

Dessa forma, também espera-se uma redução no consumo de combustíveis fósseis no Caribe. A transição ideal seria a substituição dos modelos de produção energética atuais para fazendas solares.

A ajuda chinesa em diferentes países

A China é um dos países que colocou metas ousadas para atingir a emissão zero de CO2. Ainda mais fazendo grande uso de combustíveis fósseis, algo que o governo local quer mudar. 

Por isso, a China também está investindo em outros países para estimular o mercado solar em diferentes regiões. Liu Hanyuan afirmou que o governo está aberto para ajudar outros países de forma integral, com suporte tecnológico total.

Em alguns países africanos a tecnologia chinesa já chegou, junto com apoio financeiro e técnico. Um exemplo disso, é a preparação para a instalação de um sistema de energia solar em um aeroporto em Trinidad e Tobago.

Ao todo, a China já ajudou na instalação de mais de 150 MW de energia solar em diferentes países. Esse número poderia ser ainda maior se os dispositivos chineses não tivessem sofrido com embargos, como nos Estados Unidos. Atualmente, o país asiático é um dos maiores produtores de tecnologia do mundo e espera expandir seus negócios cada vez mais.

Fonte: Loop News

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares