Instalar painéis solares em seu imóvel é um passo enorme, um alto investimento para alguns inclusive, e você deve considerar alguns pontos importantes antes de fazer a aquisição.

Você deve levar em conta alguns fatores que podem ser importantes na hora de adquirir o seu kit solar, principalmente o preço. No entanto, optar pelo mais barato pode custar caro, então é necessário levar outros pontos em consideração.

A fonte de energia solar tem crescido exponencialmente no último ano. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia o número de instalações de painéis solares em áreas residenciais aumentou 2000%.

“Em três anos houve um aumento de 200% na energia solar centralizada (usinas solares). Já quando se fala em energia solar distribuída (painéis em telhados) o crescimento é de 2.000%”,

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo César Domingues, em entrevista para a TV Brasil.

Esses números mostram a relevância do tema e a importância da fonte de energia. No entanto, a instalação e escolha errada trará prejuízos em vez de ganho.

Separamos 5 maneiras erradas que podem fazer com que você não economize e tenha até prejuízo.

Não considerar a eficiência do kit solar

Nem sempre o mais caro é mais eficiente. No momento da aquisição é necessário considerar a eficiência de seu kit solar com as características locais para ter certeza que que é o equipamento correto.

Antes da compra, pesquise quais são os kits solares mais eficientes e quais geram mais energia elétrica para o seu caso.

Escolher o mais barato sem saber se é compatível com seu telhado

Além de saber se pode colocar o kit solar no seu telhado, também é necessário saber a compatibilidade de seu kit solar.

Vamos supor que você comprou um kit solar que não é compatível com o seu telhado, você deve conhecer bem o imóvel em que você quer fazer a instalação,

Se você optar por um modelo mais barato sem considerar esse fator de suma importância, poderá não funcionar corretamente, ou pior, poderá danificar o seu imóvel, trazendo muitos prejuízos devido à danificação causada pelo seu kit solar mais em conta.

Telhas solares
É necessário saber a compatibilidade de seu kit solar.

Não considerar a conexão com a sua rede

Quando você faz a interconexão de um sistema de energia que é distribuída pela rede, sempre pense como vai ser a conexão de sua energia vinda do Sol, isso porque você precisa saber se ela se conecta com a sua distribuidora, além de pensar quanto tempo será conectado o seu kit de energia solar… se você pagará alguma taxa, como será que vai ser creditado a eletricidade, entre outros.

Lembre-se que na homologação a distribuidora talvez peça alguns ajustes em sua residência, então é importante ter um integrador qualificado lhe auxiliando no processo.

Então não ignore fatores externos, tente prever imprevistos e não faça a aquisição no impulso sem considerar fatores importantes que podem fazer você gastar mais.

­Não pensar em que lugar ele ficará na instalação

Há vários tipos de telhados, por exemplo, em locais residenciais você poderá fazer uma escolha entre uma instalação no telhado ou um sistema montado no solo, tudo dependendo da dispoção.

É muito importante que a sua escolha foque no local onde tem mais obtenção de luz solar e principalmente que tenha uma estrutura adequada.

Lembre-se que que é necessário avaliar com cuidado as estruturas, telhados antigos podem não aguentar o peso dos painéis solares e por isso a verificação das estruturas é essencial.

A localização do painel influencia em diversas ações de manutenção, inclusive na limpeza dos painéis solares. Atente-se para instalar seu painel em local que tenha o mínimo de facilidade para executar a limpeza.

Telhas solares
A sua escolha passe diretamente pelo local que possui mais sol.

Não pensar em garantia e manutenção

Outro ponto a se considerar é a garantia, durabilidade e manutenção corretiva. Os kits solares duram na média 20 anos, mas para isso precisam de cuidados.

Quanto maior a garantia de seu equipamento mais tranquilo você pode ficar, no entanto nem tudo é garantia… por isso é essencial que a empresa escolhida tenha suporte no Brasil.

Assim como qualquer outro equipamento o painel solar pode sofrer danos fora da garantia, e quando você precisar adquirir uma peça de reposição é essencial que a empresa lhe ofereça esse suporte.

Leia mais: A nova Loja Solfácil para integradores de energia solar lança facilidades no acesso e aquisição de kits solares

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares