Ao implementar um sistema solar fotovoltaico em um imóvel, há uma série de etapas que precisam ser cumpridas. Uma delas é a homologação da energia solar, que tem o propósito de fiscalizar os equipamentos instalados e verificar todas as especificações estabelecidas pelas normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Esse é um procedimento padrão, através do qual a distribuidora de energia faz a fiscalização do sistema solar instalado nas edificações. Seu propósito principal é averiguar se a instalação atende a todas as especificações estabelecidas pelas normas de segurança. 

As etapas da homologação de energia solar

A homologação é um processo composto por algumas etapas. Começa pela solicitação de conexão, quando o consumidor titular da conta de luz deve solicitar acesso à rede através da distribuidora de energia local. 

Em seguida, a concessionária dá início à análise do projeto. Estando tudo conforme o esperado, a instalação do sistema fotovoltaico deve ser autorizada em até 15 dias.

Após a aprovação concedida pela concessionária, inicia-se o processo de instalação de seu sistema de energia fotovoltaica. O prazo para que essa etapa seja concluída vai depender da disponibilidade da empresa contratada por sua implementação.  

Uma vez concluída essa etapa, é feita a solicitação da vistoria técnica por parte da empresa responsável pela instalação.

A visita da equipe técnica da concessionária para realizar a avaliação do projeto instalado deve ser realizada em até 7 dias úteis após a solicitação. Fatores apontados no parecer de conexão e acesso deverão estar cumpridos no momento da vistoria.

Os técnicos responsáveis devem fazer, em até 5 dias, o envio do relatório com observações sobre o sistema e solicitação de ajustes, caso necessário. Logo, se for o caso, seu sistema fotovoltaico deverá passar por algumas alterações para o funcionamento.

Por fim, a concessionária realiza a troca do medidor do imóvel por um de modelo bidirecional. Assim, ela concede o aval de funcionamento para iniciar sua geração de energia solar fotovoltaica, o que permite também a injeção da energia excedente à rede para possibilitar os créditos.

Fique ligado e separe todos os documentos necessários para a homologação de energia solar
Fique ligado e separe todos os documentos necessários para a homologação

Para que essas etapas ocorram rapidamente e com o mínimo de imprevistos possível, é fundamental que você tenha em mãos todos os documentos necessários para a homologação.

Homologação com a Solfácil

Deixe a parte burocrática com a gente. A homologação é um processo burocrático e que pode tirar o foco da sua empresa no que é mais importante: vendas, instalações e manutenções.

Nosso time de engenheiros está à disposição para você não precisar perder seu tempo em trâmites burocráticos.

Elaboramos o projeto em até 1 dia útil. Montamos um deck com os documentos necessários.

Protocolamos o projeto na concessionária e cuidamos de toda a burocracia até a emissão do
Parecer de Acesso e Relacionamento Operacional.

Responsabilidade do projeto: ART e pedido de vistoria também pode ser realizado pela Solfácil.

Feita por Integradores

A Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.

Fábio Carrara

Por conhecer tão bem assim as necessidades do segmento, a Solfácil consegue oferecer produtos e soluções que são perfeitas para os integradores, desde o financiamento até a facilidade na homologação, tudo sem burocracia e com recursos tecnológicos inovadores.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares