É importante que o proprietário do negócio conheça os detalhes do seu projeto de galpão industrial para se certificar que seja feita uma instalação elétrica com a qualidade adequada, afinal de contas esse tipo de serviço exige um investimento considerável.
O projeto elétrico inclui todo o planejamento referente ao conjunto de equipamentos e acessórios responsáveis pela alimentação elétrica de uma edificação (como fios, cabos, geradores e transformadores, entre outros itens).
Você sabe o que é um projeto elétrico e qual a sua importância para o galpão industrial? Confira no artigo a seguir.
O que é um projeto elétrico?
O projeto elétrico está entre os diversos projetos que uma obra passa, no qual é realizada uma previsão por escrito a respeito da instalação, contendo todos os detalhes necessários para que tudo saia conforme o planejado.
É preciso constar a localização dos pontos de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, a carga de cada circuito e a carga total, os memoriais de cálculo, as listas de materiais necessários para colocar tudo isso em prática, entre outros itens.
Imprescindível em uma obra, o projeto elétrico precisa considerar e ajustar todas as especificidades da edificação em questão, visando a segurança das instalações, a economia de recursos e o dimensionamento adequado para atender as necessidades do local. Além disso, também precisa conter uma previsão de consumo para garantir o melhor rendimento.
Os projetos elétricos residenciais comumente utilizam apenas fontes de alimentação monofásicas, ou seja, com tensão de 127 volts. Já as instalações elétricas comerciais e industriais geralmente demandam um fornecimento trifásico, feito a quatro fios, sendo três fases e um neutro, com tensões de 127 V e 220 V.
Os materiais necessários para construir o sistema de tubulação e a fiação elétrica também costumam ser diferentes quando se trata de instalações industriais, necessitando de acessórios mais resistentes, como os conduítes de aço revestido ou inoxidável.
Um projeto elétrico bem construído é um investimento importante. Com ele, é possível garantir que o seu galpão de fato atenda às suas expectativas de resultados para o futuro. Quem abre mão de um projeto elétrico realizado por um profissional capacitado, corre sérios riscos de acidentes, prejuízos financeiros e demais tipos de transtornos que devem ser evitados.
Continue a leitura para conferir mais motivos que explicam a importância do projeto elétrico para a construção de galpões industriais.
Segurança em primeiro lugar
Ao construir um projeto elétrico, é necessário adequá-lo às normas vigentes, sendo essa uma forma de garantir a segurança no local, de modo a prevenir incêndios e demais tipos de acidentes.
Em instalações industriais, alguns dispositivos são programados para serem desarmados automaticamente no caso de curtos-circuitos, sobrecargas e quaisquer falhas que possam provocar o aumento da temperatura dos cabos e da fiação como um todo.
Esses itens de segurança são chamados de disjuntores, que podem ser de dois tipos: disjuntor diferencial contra surtos de tensão (DPS) ou disjuntor diferencial residual (DR). O primeiro tipo trabalha como um pára-raios, protegendo os equipamentos para garantir a integridade do sistema elétrico caso detecte uma descarga elétrica.
O DR, por sua vez, desarma o sistema quando identifica alguma fuga de corrente, mesmo que pequena, devido a um curto-circuito ou outro acidente.
Nas normas da ABNT NBR-5410 é possível encontrar e consultar todo o regulamento para a instalação desses dispositivos em edificações, sejam elas prediais, comerciais ou industriais (como é o caso dos galpões).
Elas determinam todas as condições adequadas para o funcionamento seguro das instalações de baixa tensão (de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua).
Uma forma de garantir economia
Outra razão para dar importância ao projeto elétrico do galpão industrial é a economia.
As indústrias que envolvem processos com maquinários pesados que operam à base de energia elétrica acabam sendo as que mais são afetadas pela bandeira vermelha cobrada pelas concessionárias de energia.
Os segmentos que geralmente mais consomem energia são: a indústria automobilística, os fabricantes de papel, as metalúrgicas e a indústria química, entre outros.
A concepção do projeto elétrico concentra toda a inteligência em prol das melhores soluções para atender as necessidades referentes a cada cliente. O projeto deve conter informações e direcionamentos para orientar toda a execução da obra, incluindo a localização de cada tomada, interruptor e pontos de luz, e a metragem dos fios.
Ter todas essas informações antecipadamente é uma forma de que o proprietário do galpão e as equipes responsáveis contratadas para fazer a instalação elétrica e a construção do galpão se planejem quanto aos custos do projeto. Assim, é possível fazer cotações e encontrar os melhores produtos com os melhores preços oferecidos no mercado.
Para se ter uma noção, estima-se que um projeto bem concedido possa oferecer soluções até 50% mais baratas que um projeto mal feito, caso seja necessário realizar algum tipo de manutenção.
O projeto elétrico é um investimento indispensável, devido à importância de adequar a sua construção às normas de segurança elétrica, garantindo o funcionamento adequado de toda a estrutura do galpão.
Além disso, um bom projeto elétrico apresenta soluções que aumentam a eficiência da instalação, possibilitando manutenções mais rápidas e precisas para sanar possíveis problemas.
A evolução no setor elétrico possibilita o desenvolvimento de alternativas cada vez mais eficientes, oferecendo recursos como os projetos elétricos inteligentes, uma tendência em projetos residenciais, comerciais e industriais. Confira mais detalhes no item a seguir.
Projeto elétrico inteligente
Criados como uma forma de buscar eficiência máxima nas instalações elétricas e outras soluções pontuais, os projetos elétricos inteligentes possibilitam também a conciliação do projeto elétrico com os demais projetos que envolvem a construção de um galpão industrial.
Esse tipo de projeto faz parte de um novo modelo de produção industrial, chamado de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial. Esse momento é marcado especialmente pela exploração dos recursos oferecidos pela internet, que agora assume um papel fundamental em todo o processo produtivo.
Portanto, um dos segredos para se destacar no mercado é ter uma visão mais ampla das possibilidades que podem ser exploradas, de modo a desenvolver uma instalação elétrica otimizada.
Uma das maiores tendências exploradas por esse tipo de projeto é a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT). Trata-se de um conceito emprestado da tecnologia da informação, adotado pelas indústrias por oferecer a possibilidade de que equipamentos, máquinas e outros objetos se conectem à internet e funcionem de maneira integrada entre si.
Energia Solar em sua Indústria com Solfácil
Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.
É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.