O mercado de energia solar está em constante evolução, e é também um setor altamente competitivo. Por conta disso, muitas empresas que trabalham nessa área enfrentam desafios para retomar o contato com clientes e na manutenção da sua base.
A perda de clientes pode ocorrer por uma série de motivos, incluindo a concorrência acirrada, produtos ou serviços com qualidade a desejar, preços pouco competitivos e problemas de atendimento ao cliente.
Reativar esses clientes é um dos maiores desafios enfrentados por quem trabalha com vendas. Afinal, se o cliente abandonou a empresa, provavelmente há algum motivo por trás disso, fazendo com que recuperá-lo seja ainda mais difícil do que conquistar novos clientes.
Diante desse cenário, se faz necessário encontrar maneiras para retomar o contato com clientes inativos, garantindo um crescimento sustentável do seu negócio e a manutenção da sua reputação no mercado de energia solar.
Confira a seguir algumas estratégias que vão te ajudar nesse sentido.
Descobrir o que houve
Para retomar o contato com clientes de energia solar inativos, é essencial entender as razões pelas quais eles deixaram de se envolver com a empresa. Sem entender o que levou o cliente a se afastar, é difícil criar estratégias para reconquistá-lo e evitar que outros clientes sigam o mesmo caminho.
Uma forma de descobrir o que houve é verificar o histórico do cliente com a empresa. Analisar o registro de compras, interações e feedbacks pode fornecer insights valiosos sobre o que levou o cliente a se tornar inativo.
Se o cliente faz uma reclamação que não é resolvida, por exemplo, isso pode facilmente se tornar um motivo para que ele deixe de usar os serviços da empresa.
Essa checagem pode ser útil pois nem sempre os clientes se tornam inativos devido a alguma insatisfação. Há diversos outros motivos que podem levar o cliente a se afastar dos seus serviços, como o fechamento da empresa dele, por exemplo, ou alguma mudança no modelo de negócio.
Verificando isso, você evita perder tempo indo atrás de clientes que não precisam mais da solução oferecida pelo seu negócio.
Se o histórico do cliente não forneceu informações suficientes para esclarecer o motivo do seu afastamento, outra abordagem eficaz para descobrir o que houve é entrar em contato diretamente com o cliente e fazer perguntas abertas e honestas.
É importante demonstrar interesse em compreender suas preocupações e necessidades e oferecer soluções que possam ajudá-los a superar os desafios que levaram à inatividade.
Alguns dos motivos comuns para a perda de clientes são a insatisfação com o produto ou serviço, falta de atenção por parte da equipe de atendimento e suporte, mudança de necessidades ou de circunstâncias financeiras.
Ao identificar esses fatores, a empresa pode adaptar suas estratégias, criando planos de ação personalizados para atender às necessidades dos clientes e aumentar suas chances de reconquistá-los.
Esteja preparado para contornar todas as objeções que possam aparecer no meio do caminho. O importante é demonstrar sua preocupação com o cliente e a disposição em fazer o que for necessário para satisfazer suas necessidades.
Fazer uma oferta imperdível e retomar o contato com clientes
Outra estratégia interessante que pode ser explorada é aproveitar o lançamento de um novo produto ou serviço da sua empresa para retomar o contato com o cliente, ou apresentar uma oferta irrecusável para ele.
Afinal, se você tem algo novo a oferecer, pode ser exatamente o que faltava para atender às expectativas frustradas desse consumidor.
Para que essa abordagem seja assertiva, é preciso entender o que o cliente procura, quais são suas preocupações e o que fez com que ele perdesse o interesse pelos serviços da sua empresa.
Só assim será possível oferecer uma solução que atenda às suas necessidades de forma verdadeiramente atraente e vantajosa.
Se o motivo pelo qual o cliente se tornou inativo foi o preço da manutenção dos painéis solares, por exemplo, uma boa saída é oferecer um desconto exclusivo para que ele retome o serviço.
Ou, se o problema foi a qualidade do serviço, a empresa pode oferecer uma atualização de produto gratuita para que ele usufrua de uma experiência melhor.
A oferta deve ser única e gerar valor para o cliente, ou seja, fazer com que ele perceba a dedicação e comprometimento da empresa em contatá-lo e reconquistá-lo.
Para criar um senso de urgência e incentivar o cliente a tomar uma decisão mais rapidamente, pode ser interessante criar uma oferta com prazo limitado.
Mudar de vendedor
A troca de vendedor pode ser uma boa ideia em alguns casos, como em situações nas quais o relacionamento com o vendedor anterior tenha sido prejudicado por falhas na comunicação ou prestação de serviços.
Assim, mudar o vendedor pode ajudar a mudar a percepção negativa por parte do cliente.
Para que essa estratégia tenha efeito, é preciso identificar as razões que levaram o cliente a se tornar inativo. Ao escolher um novo vendedor para tentar retomar o contato com clientes, a empresa deve considerar as habilidades necessárias para lidar com o cliente em questão.
Como o profissional pode enfrentar alguma resistência por parte do cliente, é interessante escolher alguém que tenha boas habilidades de comunicação e negociação.
Ao fazer essa mudança, a empresa precisa comunicá-la ao cliente de forma clara e objetiva. O novo vendedor deve se apresentar e explicar por que foi escolhido para assumir aquele caso.
Optar por essa estratégia não significa necessariamente que o vendedor responsável pelo contato anterior tenha feito algo de errado.
Em alguns casos, um mal entendido ou mesmo uma preferência pessoal do cliente podem gerar certa incompatibilidade de relacionamento e impedir que a negociação avance.
Por isso, caso considere utilizar esse método, vale a pena deixar claro para o vendedor em questão que essa troca não se trata de algo pessoal ou relacionado com sua performance, mas que é algo puramente estratégico.
Anunciar nas mídias sociais
Outra sugestão para empresas que desejam chamar a atenção de clientes inativos é fazer anúncios nas mídias sociais.
Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn oferecem opções de segmentação que permitem direcionar esses anúncios com base em dados demográficos, interesses, comportamentos de compra e muito mais.
Essa é uma forma eficaz de alcançar clientes de forma direta e personalizada. Sendo assim, é possível desenvolver campanhas de marketing voltadas exclusivamente para clientes inativos. Tente passar uma mensagem que seja realmente relevante para esses clientes, para que sua campanha tenha efeito e consiga chamar a atenção.
Sua empresa pode, por exemplo, comunicar produtos recém-lançados, atualizações nos serviços realizados pela empresa ou oferecer incentivos especiais para clientes que decidirem atualizar seu sistema solar ou retomar as manutenções.
Nesses casos, o remarketing também é um caminho válido. Trata-se de uma estratégia que permite que os anúncios apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em sua empresa antes.
A intenção é gerar impacto mais de uma vez e reativar clientes da sua base, incentivando-os a realizarem alguma ação.
Encontrar o cliente “por acaso”
Muitas vezes, vendedores experientes sabem exatamente o que fazer para reativar um cliente, mas faltam oportunidades para colocar a ideia em prática.
E se você puder criar uma oportunidade? Marcar presença em eventos de energia sustentável, por exemplo, pode oferecer ótimas chances de esbarrar “sem querer” em clientes que você já não vê há algum tempo.
Esse tipo de contato casual pode ajudar a resgatar o interesse do cliente e iniciar um processo de reconexão.
Para que isso realmente tenha o efeito desejado, é preciso ser autêntico e não forçar a venda. O objetivo é se reconectar com o cliente e entender por que ele se tornou inativo, o que pode representar oportunidades para melhorar seus serviços e reconquistar o cliente.
Marcar uma visita
Se você não teve sucesso com os anúncios realizados nas mídias sociais, não consegue encontrar clientes inativos nos eventos que frequenta e não obteve resultados positivos com outras estratégias para retomar o contato, talvez seja preciso ser mais pragmático e ir direto ao ponto.
Que tal simplesmente ligar para os clientes inativos para marcar uma visita? Essa é outra forma de retomar o contato com essas pessoas, propondo uma conversa franca e transparente sobre os motivos que levaram ao afastamento da empresa.
Primeiro, ligue para o cliente e explique o motivo do contato de forma clara e concisa. Caso o cliente dê abertura, sugira marcar uma visita ou reunião para discutir sobre as preocupações dele com mais detalhes.
Nesses casos, pode ser interessante usar uma figura de autoridade dentro da sua empresa para estabelecer esse contato, gerando uma impressão mais impactante e ressaltando a importância do cliente para o seu negócio.
Essa abordagem ajuda a criar um relacionamento mais pessoal e próximo com o cliente, mostrando interesse em suas necessidades e preocupações. Só tenha cuidado para não ser insistente demais. O ideal é que esse contato aconteça de forma natural e tranquila, sem pressionar o cliente.
Aqui neste artigo, você conferiu algumas estratégias para retomar o contato com clientes de energia solar inativos, com dicas de como implementá-las na prática.
Gostou das nossas sugestões? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você e ajude sua empresa a reconquistar esses clientes. Para conferir mais materiais desse tipo, continue acompanhando nosso blog, site e redes sociais!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.