O setor solar é um dos que mais cresce no Brasil, sendo líder na transição energética nacional. Isso é reflexo do crescente interesse na instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais, principalmente. Mas você sabe como identificar o perfil do cliente ideal para vender energia solar?

Encontrar o consumidor ideal pode parecer difícil, mas com os benefícios das energias renováveis, muitas pessoas estão buscando a mesma coisa. Saiba como fazer esse mapeamento e atingir cada vez mais pessoas com suas vendas.

Construindo uma Persona ideal para a energia solar

É importante ter em mente que nenhum negócio vai atender a todas as pessoas. Por isso, é essencial delimitar um público que será o foco de atendimento. Isso não exclui a possibilidade de vender para outras pessoas, mas ter um foco traz mais impacto para as vendas.

Além disso, para saber se a sua Persona é a ideal, é preciso ter um conhecimento sobre a cultura da sua empresa e os objetivos do seu setor de atuação. No caso da energia solar, os objetivos podem ser diversos. 

Mas, se tratando de clientes residências e empresariais, há algumas características semelhantes. Ao construir um bom perfil de cliente ideal, você terá alguns benefícios como:

  • Melhor linguagem e identidade da sua marca ou produto
  • Identificação dos melhores canais para abordagem
  • Melhor conteúdo para produzir e entregar para possíveis clientes
  • Planejamento de Marketing mais preciso e com melhores investimentos
Estudar é essencial para melhorar a identificação do cliente ideal para a venda de energia solar
Estudar é essencial para melhorar a identificação do cliente ideal para a venda de energia solar

Por fim, atualmente existem ferramentas para medir o impacto das suas ações de marketing e vendas. Então, talvez seja interessante estudar algumas dessas funcionalidades gratuitas para começar a expandir suas ideias de publicidade e melhorar a identificação do cliente ideal para a venda de energia solar.

Características do perfil do cliente que busca a energia solar

Com a popularização das energias renováveis, cada vez mais pessoas buscam os benefícios delas. Apesar das várias diferenças entre elas, existem algumas características que as assemelham.

Desde ideais de vida, até condições financeiras moldam o perfil do cliente ideal para a venda de energia solar. Para conseguir identificar essas características, é preciso estar atento ao que a pessoa fala e também ir aos locais certos para encontrá-las.

Normalmente, a internet é um espaço cheio de informações de consumo de diversas pessoas e isso pode te ajudar. Um bom exemplo disso é a captação de clientes através do marketing de conteúdo.

Através do engajamento em redes sociais, você consegue identificar potenciais clientes para a energia solar. Afinal, uma pessoa que não tem interesse no setor não vai consumir um conteúdo dele.

Para ajudar na identificação de potenciais consumidores, confira algumas das características mais marcantes do setor no Brasil.

Busca contas mais baixas

Atualmente, os valores de todas as contas estão subindo e, entre elas, está a de eletricidade. Uma das falas mais comuns de pessoas que buscam a energia solar é: “quero economizar na conta de energia”.

Nos últimos anos, já ficou claro que as fontes renováveis podem salvar uma boa quantidade de dinheiro. Agora, com um cenário pós-pandemia, é possível que ainda mais pessoas busquem essa economia.

Por isso, é importante saber tudo sobre valores, impostos e retorno financeiro, pois esses serão tópicos presentes em perguntas dos possíveis clientes. Normalmente, essas pessoas buscam confiança nas informações, então dados de agências do setor energético podem ajudar a validar suas informações.

É importante saber como identificar o cliente para a venda de energia solar
É importante saber como identificar o cliente para a venda de energia solar

Características econômicas

Apesar da energia solar ser cada vez mais popular, ainda existe um investimento inicial e um tempo de espera para obter retorno. Por isso, é mais comum ver pessoas de classe média e acima (a partir da C) procurando os sistemas fotovoltaicos.

Essas pessoas e famílias muitas das vezes guardam dinheiro para fazer investimentos em suas casas, buscando mais conforto. Uma das maneiras de guardar mais dinheiro para futuras compras é através da energia solar.

A eletricidade corresponde, na maioria das vezes, à maior parte do valor pago em contas pelas famílias brasileiras. Segundo uma pesquisa, a média nacional de gastos com energia corresponde a 34,2% da renda familiar. Comparando com todos os outros países, o Brasil possui a 2ª conta mais cara de eletricidade do mundo.

Ideais ambientais

É crescente a busca de energia solar por pessoas que se preocupam com o meio ambiente e o futuro do planeta. Elas querem colocar em prática suas percepções sociais e de mundo, com o objetivo de diminuir as suas pegadas de carbono.

Essa característica pode estar presente em diferentes tipos de clientes. Por exemplo, um grupo de pessoas que formam uma cooperativa ambiental podem se tornar consumidores de energia solar.

Ou até mesmo ONGs e projetos sociais podem usar a tecnologia para se beneficiar. Normalmente, é possível achar esse tipo de consumidor em feiras e eventos sobre tecnologia e sustentabilidade.

Ou até mesmo pessoas que estão envolvidas com política e querem mudar hábitos consumistas dentro de suas casas. Por fim, essa é uma das características mais comuns em novos curiosos da energia solar. 

Como abordar o cliente para a venda de energia solar?

Ao encontrar alguém que se encaixe em uma das características do perfil de cliente ideal, é preciso mostrar os benefícios da energia solar. Isso não se trata de apenas vender um produto, afinal, o sistema fotovoltaico realmente tem sua importância no meio ambiente e na sociedade.

Por isso, para vender bem, é preciso conhecer o mercado e o que ele busca. A partir desse conhecimento, você também terá mais segurança para conversar e mostrar os benefícios do setor solar.

Além disso, é importante ter a mente aberta e saber que qualquer pessoa pode buscar um sistema fotovoltaico. Ainda mais com a democratização da tecnologia, que torna o perfil do consumidor cada vez mais volátil. 

Então, é mais importante ter um bom serviço, com conhecimento técnico e bom atendimento do que apenas saber identificar o perfil de cliente ideal para venda de energia solar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares