A tecnologia tem avançado e inserido cada vez mais a energia solar em novos projetos e contextos. Um dos setores que está integrando a produção solar é o de transporte, tanto com veículos elétricos, quanto com novas soluções.

Uma dessas novidades está sendo testada na Alemanha, com um projeto-piloto inovador. Tentando integrar o setor solar com os de bicicletas, esse modelo pode chegar em diversos países, avançando, também, na luta pelo aumento do uso de bicicletas no lugar de veículos.

A 1ª ciclovia com energia solar do mundo

Foi inaugurada a primeira ciclovia coberta com painéis solares na Alemanha, na cidade de Freiburg, como parte de um projeto-piloto que destaca o potencial de energia solar em espaços urbanos.

A instalação de 300 metros de extensão apresenta mais de 900 módulos fotovoltaicos que cobrem a ciclovia no Centro de Exposições de Freiburg. O sistema inteiro tem capacidade para gerar 280 MWh todos os anos.

O projeto foi desenvolvido por uma empresa alemã, subsidiária da concessionária municipal Badenova. Ele acontece em cooperação com a prefeitura da cidade de Freiburg e o instituto de pesquisa Fraunhofer ISE. 

Energia solar em ciclovias pode ajudar ciclistas e a cidade
Energia solar em ciclovias pode ajudar ciclistas e a cidade

A parceria criou um modelo que pode ser aplicado em outras áreas dos espaços urbanos, e em outros locais do mundo. O projeto se aplica em telhados, áreas de tráfego ou espaços abertos para aumentar a geração de energia solar.

Para o projeto-piloto foi desenvolvido um sistema de transporte padrão que agora pode ser utilizado em outras localidades com menor custo. O projeto demorou cerca de 1 ano para ser concluído, desde a preparação da estrutura até a ligação com a rede.

Integração solar com outros setores

Na Alemanha e outros países da Europa, pesquisas inovadoras como essa estão cada vez mais levando a energia solar para a realidade cotidiana. Desde projetos em fazendas, até em espaços e políticas públicas vão transformar o setor de eletricidade nas próximas décadas.

Diversos países já estabeleceram metas de emissão zero de CO² para até 2050, o que seria um passo importante para a humanidade. Algumas nações colocaram prazos mais ousados, firmando compromisso com a causa.

Uma prova disso é que a ciclovia não é a única solução inovadora de energia solar na cidade. O estádio do clube de futebol SC Freiburg possui um sistema fotovoltaico de 2,38 MWp em sua cobertura, o que é suficiente para atender às necessidades anuais de eletricidade da instalação.

Assim, até mesmo no esporte as pessoas percebem os benefícios da energia solar. Agora, já é possível ir de bicicleta e usar o estádio acompanhado de painéis fotovoltaicos que vão beneficiar a todos.

Fonte: Renewables Now

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares