O momento seguinte ao envio da proposta de um projeto fotovoltaico é um dos mais delicados para quem trabalha como integrador solar. É hora de ter paciência e aguardar o retorno do cliente, pois, do outro lado, esse momento envolve a tomada de decisão entre contratar ou não o serviço proposto.
No entanto, ao chegar a essa etapa do pipeline de vendas, nem sempre o cliente dá um retorno conforme foi combinado entre vocês. E então, surge a dúvida se o cliente de fato viu a proposta, e qual seria o melhor momento para cobrar uma posição.
É sobre isso que você verá no artigo a seguir. Confira algumas formas para saber se o cliente viu sua proposta ou não.
Com o follow-up
O follow-up é a prática de acompanhar um contato que já foi feito antes para obter uma resposta. Para garantir uma boa estratégia de vendas, é preciso pensar em como manter um contato contínuo com potenciais clientes, de modo a fortalecer essa relação.
Isso significa fazer o follow-up de vendas em diferentes momentos, para acompanhar todas as etapas do pipeline.
Após o envio da proposta, o follow-up é ainda mais imprescindível, pois serve para saber se o seu cliente está alinhado com as condições oferecidas, para que não haja divergências no fechamento.
Sendo assim, não espere o contato vir até você para continuar a venda. Ter uma postura pró-ativa causa uma boa impressão e demonstra interesse em solucionar o problema do cliente. Claro que a decisão final é dele, mas o integrador solar tem o poder de influenciá-la.
Mas como fazer esse follow-up? Dê algum tempo para que o cliente possa visualizar sua proposta e estudá-la. Afinal, investir em um sistema fotovoltaico nem sempre é uma decisão fácil.
O cliente pode precisar conversar com os demais membros da família a respeito, ou com o gestor da empresa, se for uma solução de maior porte.
Após alguns dias, entre em contato e pergunte se ele teve oportunidade de checar a proposta que você enviou, e o que achou dela.
Esteja disposto a sanar possíveis dúvidas e objeções conforme elas aparecerem, pois esse é um momento decisivo para ambos os lados interessados. À medida que você ganha experiência, o processo do follow-up se torna cada vez mais natural.
Pela confirmação de leitura
A confirmação de leitura já faz parte das principais redes sociais e aplicativos de mensagens. Mas a grande vantagem para o integrador solar é que ela pode ser adicionada também ao e-mail, por meio de alguns recursos específicos.
Saber se o cliente leu o seu e-mail é muito útil, principalmente após o envio de uma proposta comercial. A maioria das ferramentas que incluem o recibo de leitura nos e-mails funcionam com o Gmail, como as extensões Streak e MailTrack.
A Streak oferece diversos outros recursos de CRM para profissionais que trabalham com marketing, vendas e suporte. Ela funciona em navegadores como o Chrome e Safari, e possui também uma versão em aplicativo para iPhone e Android.
Já a MailTrack é mais simples. Por isso, é a mais indicada para quem ainda está aprendendo a mexer com esse tipo de ferramenta e procura algo mais intuitivo.
É uma extensão desenvolvida exclusivamente para mostrar recibos de leitura, e opera nos navegadores Chrome, Firefox, Opera ou Edge.
O único ponto negativo da extensão Mailtrack é que, ao utilizar a versão gratuita, os e-mails enviados acompanham o aviso “Sent with Mailtrack”, que não é removível.
Portanto, quem receber o seu e-mail saberá que você utiliza a extensão para acompanhar quem lê ou não os e-mails enviados. Já o Streak não deixa qualquer rastro, nem mesmo em sua versão grátis.
Instale a extensão escolhida e, em seguida, entre com sua conta principal do Gmail. Será preciso permitir o acesso ao seu e-mail, e depois já é possível fazer o teste, enviando alguns e-mails e checar se já foram lidos.
Com o uso desses recursos, fica mais fácil saber quando um cliente leu as propostas enviadas por e-mail e se basear nessa informação para planejar os próximos passos do seu processo de vendas.
Pelo Luvik
O Luvik é uma ferramenta desenvolvida pela Zendesk para organizar e otimizar o departamento comercial de empresas do setor de energia solar. Por meio dele, é possível desenvolver propostas comerciais e acompanhar se o cliente viu a proposta enviada.
A proposta é enviada por meio de um link no formato WEB, e seu tracking de visualização permite identificar todas as vezes que o contato clicou nesse link para visualizá-la.
Quando enviada em formato WEB, a proposta é visualizada como se fosse um site. Ou seja, é preciso clicar no link para ter acesso a ela. Para enviar o link de uma proposta, basta clicar no botão de cor cinza.
Em seguida, é só colocar o link em um e-mail ou na mensagem de WhatsApp que será encaminhada para o cliente.
Depois que a proposta for enviada, o Luvik fará o monitoramento de todos os cliques que o link recebeu por meio do tracking de visualizações. É possível conferir o dia e a hora em que o material foi acessado.
Para integradores de energia solar que possuem um fluxo maior de propostas enviadas, usar o Luvik pode ser a melhor opção.
Ao acessar o Dashboard (tela inicial) da ferramenta, é possível acompanhar a abertura de todas as propostas. Na aba “Não visualizadas”, por exemplo, é possível conferir todas aquelas que ainda não receberam cliques no link.
A escolha do método que será usado para saber se seus clientes viram ou não suas propostas vai depender do seu método de trabalho, do seu fluxo de vendas e da sua afinidade e interesse em utilizar ferramentas mais completas.
Nada impede, é claro, que você faça uso das três sugestões presentes nesse artigo, combinando-as para oferecer o melhor atendimento possível ao seu cliente.
O follow-up, por exemplo, é uma técnica que deve ser utilizada em diferentes momentos da jornada de compra do cliente, e é fundamental para fortalecer o relacionamento com ele.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.