A Arábia Saudita alcançou um marco significativo em sua busca por energia renovável ao concluir com sucesso a instalação de 750 mil painéis solares para a primeira fase do ambicioso Projeto Mar Vermelho. Esta iniciativa, liderada pela Red Sea Global, empresa pertencente ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, visa desenvolver um destino turístico amigo do ambiente e estabelecer o país como um centro de turismo e negócios.
Projeto Mar Vermelho
O Projeto Mar Vermelho, situado ao longo da costa oeste da Arábia Saudita, é uma propriedade de megaprojeto programada para estar totalmente operacional até 2030. Abrangerá 22 ilhas e seis áreas interiores, hospedando 50 resorts com 8.000 quartos e mais de 1.000 edifícios residenciais. Como parte da primeira fase do projeto, 16 hotéis, lojas e locais de entretenimento serão totalmente alimentados por energia solar gerada pelos 750.000 painéis instalados.
Além dos painéis solares, o Projeto Mar Vermelho planeja implementar a maior solução de armazenamento de energia baseada em bateria do mundo. Esta instalação de ponta, com uma capacidade de armazenamento projetada de 1.200 MWh, garantirá o fornecimento ininterrupto de energia durante a noite ou em condições de pouca luz, aumentando ainda mais a independência energética.
Arábia e seu ambiente ideal para painéis solares
Com sua vasta extensão de regiões secas e áridas, a Arábia Saudita é adequada para aproveitar o poder da energia solar. Ao adotar fontes renováveis, o país pretende reduzir sua dependência do petróleo e demonstrar seu compromisso com práticas sustentáveis. O Projeto Mar Vermelho serve como uma prova do potencial da energia solar, mostrando o que pode ser alcançado quando todo um destino de férias opera independentemente da rede elétrica convencional.
O compromisso com a energia solar vai além da alimentação das acomodações. A infraestrutura de transporte, incluindo transporte de turistas do aeroporto para vários locais do projeto, também será alimentada por energia solar. Essa abordagem abrangente destaca a dedicação da Arábia Saudita às práticas sustentáveis e serve de modelo para outros países que consideram megaprojetos semelhantes.
O Projeto Mar Vermelho representa um marco significativo na transição da Arábia Saudita para longe da dependência de combustíveis fósseis. Visando atingir emissões líquidas zero até 2060, o projeto mostra o compromisso do país em mitigar as mudanças climáticas e adotar soluções de energia renovável. Além disso, o sucesso do projeto abre caminho para o projeto NEOM, outro empreendimento ambicioso que visa transformar uma paisagem desértica em uma cidade futurística de arranha-céus.
Fonte: Interesting Engineering
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.