O controle de custos ou gestão de gastos é um processo indispensável, servindo para verificar, monitorar e analisar todos os custos de uma organização. Ter um bom plano para controle de gastos fará toda a diferença para a sua empresa, ajudando a garantir sua saúde financeira como um todo.
Esse tipo de gestão possibilita que o integrador solar reduza gastos desnecessários e tenha um bom controle do fluxo de caixa, sem que a qualidade do seu serviço e lucratividade sejam deixadas de lado.
Conheça suas demandas
Para começar a gerir os custos da sua empresa, é imprescindível ter em mente quais são as demandas do seu negócio e mantê-las em monitoramento contínuo. Assim, você se manterá à frente de possíveis necessidades que possam surgir.
Conhecer as demandas do seu negócio envolve considerar todas as etapas que culminam na entrega do serviço aos clientes.
Se a sua empresa possui um local físico, por exemplo, é preciso levar em conta gastos como aluguel, contas de energia, água e internet, e, se houver funcionários, seus salários também, e assim por diante.
Dessa maneira, você terá condições de definir fluxos que aprimorem as operações realizadas pela sua empresa. Essa previsibilidade é importante para a contenção de custos. Portanto, comece colocando tudo na ponta do lápis.
Determine custos fixos e variáveis
Ao elencar os custos da sua empresa, é importante diferenciar os fixos dos variáveis.
Os custos fixos são aqueles que não aumentam nem diminuem de um mês para o outro, nem dependem do valor de produção de uma empresa. São gastos que se mantêm iguais, ou que sofrem pouca variação. Podem incluir aluguel, serviços de segurança e limpeza, contas de água, energia e internet, etc.
Já os custos variáveis, como o próprio nome já indica, podem variar de acordo com o volume de produção, venda ou contratação de serviços.
Como exemplo, podemos citar a necessidade de mão de obra extra, comissão de vendas dos funcionários, viagens corporativas, taxas de remessa de equipamentos, entre outros.
Tanto os custos fixos quanto os variáveis precisam ser calculados corretamente e mantidos na ponta do lápis mês a mês, para que você saiba exatamente quais os gastos envolvidos na operação do seu negócio.
Defina o melhor preço de venda dos produtos
A precificação adequada dos produtos e serviços que você oferece enquanto integrador de energia solar é também uma etapa importante para o seu controle de custos.
É preciso estipular um valor que considere os custos de produção, despesas da empresa, mão de obra e margem de lucro. Uma boa fórmula na qual você pode se basear para precificar seus produtos e serviços é a seguinte:
Custos + Despesas + Lucro = Preço de Venda
Sem a precificação correta, sua empresa corre risco de enfrentar prejuízos, como ao oferecer um serviço desvalorizado e abaixo do valor de mercado (impedindo que a empresa tenha faturamento suficiente para cobrir todos os gastos), ou com custo muito acima do que é realizado pela concorrência (o que irá afastar os clientes).
Isso explica porque é tão importante conhecer os valores ofertados pela sua concorrência, de modo a oferecer valores tão realistas quanto os que os clientes irão encontrar por aí.
Identifique gastos desnecessários
Esse tipo de despesa precisa ser identificada pois está diretamente relacionado com o desperdício de recursos e investimentos da empresa. Ao fazer o controle de gastos, é preciso ser capaz de identificar os que são desnecessários para diminuí-los ou eliminá-los.
Alguns exemplos de custos desnecessários podem estar envolvidos com o uso de máquinas e equipamentos obsoletos, ou com o desperdício de materiais usuais, como papéis, copos, entre outros.
Eliminando ou adequando esses pontos a empresa diminui o desperdício de recursos e também garante a qualidade das operações realizadas. Quer mais um exemplo?
Digitalizar todos os documentos importantes da sua empresa é uma excelente maneira de eliminar gastos desnecessários com impressão e espaço físico para armazená-los, e ainda simplificar o processo de busca para encontrar o arquivo que precisa.
Implemente e acompanhe o capital de giro
Ao implementar um capital de giro em sua empresa, ela terá uma reserva para a realização de suas atividades e operações, pagamento das contas em dia e proteção contra possíveis imprevistos.
O capital de giro é obtido pela diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Ter um valor positivo de capital de giro significa que sua empresa consegue operacionalizar suas ações com seus recursos internos.
Para saber como melhorar seu capital de giro, clique aqui e leia mais sobre o assunto.
Negocie com os fornecedores
Manter uma boa negociação com seus fornecedores envolve oferecer o melhor produto com o menor custo para seus clientes. Isso, é claro, faz toda a diferença para a lucratividade e saúde financeira da sua empresa.
Se você conseguir manter uma negociação vantajosa com seus fornecedores, conseguirá baratear o valor pago pelos equipamentos e poderá oferecer um preço mais justo e atrativo para os interessados em energia solar.
Esteja preparado para imprevistos
Fazer o controle de custos da sua empresa também envolve se prevenir contra possíveis imprevistos, pois eles muitas vezes são inevitáveis.
Em prol da saúde financeira da sua empresa, tenha sempre um valor guardado para emergências, de modo que não precise comprometer seu capital de giro caso alguma eventualidade aconteça.
Essa reserva deve ficar guardada e ser utilizada apenas em último caso, em caso de extrema necessidade. Sempre que possível, tente aumentar esse montante na medida que sua empresa apresentar crescimento, pois quanto maior a empresa, maiores são os riscos envolvidos.
Faça um monitoramento contínuo
Todas as dicas mencionadas nesse artigo são importantes para fazer o controle de custos de sua empresa, mas para que sejam de fato eficazes é preciso que façam parte do cotidiano da empresa.
O monitoramento contínuo de todos os valores que entram e que saem e revisão do que realmente é necessário é essencial para manter os números sempre atualizados.
Para que o controle de gastos possa garantir a segurança financeira da sua empresa e proporcionar resultados positivos, esse processo de acompanhamento deve ser constante e contínuo.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.