Com o aumento do mercado, milhares são as pessoas que consideram trabalhar com energia solar para gerar uma maior renda. Especialmente em momentos como o atual, com uma crescente dos preços de tudo, as buscas por novas carreiras também crescem.
E inúmeros cidadãos veem na energia limpa um setor interessante e que pode possibilitar muitos ganhos.
De fato, eles não estão errados, já que o mercado atinge novos patamares a cada ano. E, com um maior consumo dessa fonte verde e limpa, naturalmente as vagas para trabalhar no setor começam a aparecer. Para se aproveitar dessas oportunidades, entretanto, é preciso investir em cursos profissionalizantes e ter algum conhecimento do tema.
O mercado de energia solar no Brasil
Não é novidade para ninguém que trabalhar com energia solar está mais fácil porque esse mercado cresceu muito. Somente em janeiro de 2022, o volume produzido foi de 13 gigawatts (GW), praticamente o mesmo da capacidade da usina de Itaipu. Tais números comprovam uma procura maior por parte dos cidadãos, o que motiva o investimento no setor.
Há duas explicações principais para tal acontecimento, sendo a primeira diretamente relacionada aos custos atuais da eletricidade. Com tarifas mais caras, diversos consumidores fazem suas contas e optam por apostar na variante solar.
Ainda que com um investimento inicial mais alto, eles sabem que este valor retornará aos seus bolsos com o passar dos anos.
Além disso, há também o tema da sustentabilidade, bastante em alta atualmente. Não são poucos, inclusive, os compradores que entendem como diferencial os produtos e serviços que auxiliam o meio-ambiente.
Dessa forma, adotar uma posição mais verde se apresenta como um grande motivador para tal troca de matriz energética.
Para quem quer trabalhar com energia solar
Essa alta na busca por eletricidade fotovoltaica fez com que os investimentos no setor aumentassem nos últimos anos. E nem a pandemia, a guerra ou a crise fizeram com que tais expectativas mudassem. Na verdade, elas somente vieram a se confirmar, fazendo com que mais empresas se interessassem por uma fatia desse bolo. E com mais investimento, surgem mais empregos.
Pelo menos essa é a lógica que pode ser vista no setor, com uma demanda cada vez mais evidente por profissionais especializados. De acordo com a ABSOLAR — Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica —, os números do últimos anos indicam boas notícias para 2022. Segundo relatório da associação, a expectativa é que o setor gere mais de 350 mil empregos até o fim do ano.
2019 | 2020 | 2021 | 2022 | |
Empregos | 60 mil | 120 mil | 150 mil | 357 mil* |
*Previsão da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica)
Um dos motivos que fazem com que a expectativa seja tão alta, com aumento de mais de 100% em comparação ao último ano, é o investimento no setor. Ainda segundo a ABSOLAR, são esperados cerca de 50 bilhões de reais investidos no setor, o que tornaria esse o ano de maior destaque da energia solar no país. Pelo menos é isso que garante Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho da entidade.
“Projetamos um crescimento muito robusto da energia solar este ano, impulsionado pelo alto custo na conta de luz e pelos benefícios proporcionados aos consumidores como solução definitiva de garantia de suprimento de eletricidade a preços competitivos. A tecnologia fotovoltaica tem se popularizado cada vez no País, atingindo todas as classes de consumo e provocando um efeito multiplicador na sociedade brasileira”
Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho da ABSOLAR.
Principais vagas para trabalhar com energia solar
Entendido todo o contexto do mercado, se faz interessante compreender quais são as vagas para trabalhar com energia solar. Como dito, são inúmeras as chances de emprego neste setor. Ainda assim, algumas são mais comuns, sendo estas as que mais têm atraído candidatos nos últimos meses. Sendo assim, se pensa em se aventurar nessa área, confira algumas delas a seguir.
Vendedor ou Representante Comercial
Há cada vez mais empresas dentro deste nicho, e todos eles precisam vender para alcançar suas metas. Mais do que isso, é preciso destacar que este é um produto ainda desconhecido por parte da população. Dessa forma, mais do que vender, se faz necessário ter conhecimento técnico para poder explicar as funcionalidades e as vantagens do sistema.
Existe também uma grande busca por representantes comerciais, os quais não são contratados pelas empresas. Estes atuam de maneira terceirizada, recebendo seu pagamento geralmente na forma de comissão pelas vendas realizadas em determinado período. Em ambos os casos, é vital entender sobre os produtos e ter uma boa noção das necessidades dos consumidores.
Técnico de Instalação e Manutenção
Obviamente, ao mesmo tempo em que se preocupam com as vendas, tais organizações também canalizam seus esforços no pós-venda. Aqui, a ideia é apresentar serviços interessantes não somente de instalação, mas também de manutenção dos sistemas. Mesmo sendo um equipamento bastante resistente, é preciso oferecer auxílio caso os usuários se deparem com algum problema.
Novamente, se faz necessário bastante conhecimento técnico sobre as placas fotovoltaicas para conseguir trabalhar com energia solar nesse nicho. Para isso, é interessante investir em cursos técnicos ou profissionalizantes, que já podem ser encontrados facilmente. Neste momento, apostar em conhecimento para ganhar a disputa com outros candidatos é a melhor sugestão.
Empreendedor e Franqueado
Em um período em que tantas pessoas decidem por deixar suas carreiras e empreender, a energia solar se apresenta como uma oportunidade única. O setor apresenta crescimento consistente, além de oferecer um produto diferenciado, útil, moderno e que atrai os consumidores. De fato, é um bom negócio para quem deseja ter seu próprio negócio e atuar com mais independência e liberdade.
Para isso, há duas possibilidades igualmente interessantes. Primeiramente, é possível criar sua própria empresa, investindo em produtos e serviços que atendam às necessidades do público. Outra opção é buscar por modelos de franquia, nos quais você recebe um treinamento e segue o padrão de determinada organização. Assim, acaba sendo mais simples para quem desconhece o mercado.
Como trabalhar com energia solar?
Com tantas vagas disponíveis, encontrar chances para trabalhar com energia solar não é um grande desafio. Como outros setores, é possível achar vagas nas redes sociais — principalmente as profissionais —, sites especializados e agência de recrutamento. Mas, se quer ser mais assertivo, a dica é entrar em contato direto com as empresas, de preferência pelos canais oficiais de seu site.
Na Solfácil, por exemplo, integradores podem se cadastrar para se tornar parceiros e, assim, começar a faturar. Aqui, apresentamos uma linha de crédito para financiamento das placas solares e sua instalação, facilitando o processo de vendas. Especialmente com custos mais altos, contar com essa ajuda pode ser o diferencial no momento de fechar uma venda e alcançar seus objetivos de faturamento.
Quanto ganha quem trabalha com energia solar?
Como qualquer outro mercado, o setor de energia solar oferece vagas que pagam os mais diversos salários. Obviamente, os valores podem depender de acordo com sua região, seu conhecimento técnico, seu currículo e sua experiência. O porte da empresa e seu tempo de mercado também podem interferir no montante oferecido.
De qualquer maneira, é possível dizer que há pagamentos interessantes para determinadas funções. Instaladores capacitados e especialistas podem faturar até 5 mil reais por instalação, a depender dos critérios mencionados acima. Ao optar por empreender, os ganhos podem ser ainda maiores, dependendo de você vender mais para fazer isso acontecer.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.