Uma das maiores evoluções que os eletrodomésticos apresentaram nos últimos anos foi a tecnologia inverter. Já bastante conhecida pelo público por conta dos aparelhos de ar-condicionado, ela também pode ser encontrada em geladeiras e lavadoras.
Em geral, é utilizada por dispositivos que apresentam um grande consumo de energia elétrica, os auxiliando a serem mais econômicos.
Ainda assim, grande parte da população não sabe ao certo como funciona esse tipo de máquina. Por conta disso, surge sempre o questionamento se este investimento de fato vale a pena.
O que acontece é que, para além da economia, ele possibilita diversos outros benefícios aos usuários. Dessa forma, é uma maneira inteligente de consumir e não comprometer seus gastos futuros.
O que é a tecnologia inverter?
De forma bastante simplista, pode-se descrever a tecnologia inverter como um modo de uniformizar o fluxo de energia dos aparelhos com compressor. Na prática, portanto, é uma maneira de fazer com que eles se esforcem o mínimo possível, sendo utilizados de acordo com a necessidade. Com isso, garante-se, entre outros pontos, um gasto energético bem menor.
Obviamente, cada aparelho utiliza da técnica de uma maneira, e a aplicação dela é diferente entre eles. Assim, máquinas de lavar, ar-condicionado e geladeiras podem se aproveitar de formas distintas da estratégia. No geral, porém, todas eles seguem basicamente a mesma lógica.
Como funciona a tecnologia inverter?
Como explicado acima, a utilização da tecnologia inverter pode ser diferente de acordo com o eletrodoméstico em que é aplicada. Assim, pode-se dizer o funcionamento desta em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado é bastante parecido.
Em ambos os casos, essa técnica atua no compressor do dispositivo e faz com que ele se regule às condições do ambiente. Dessa forma, ao atingir determinada temperatura, sua atuação se mantém constante.
No caso da máquina de lavar, porém, a situação muda, já que a temperatura não está relacionada ao seu funcionamento. Aqui, o foco está em adaptar a força do motor ao cenário que se apresenta. Com mais roupa, ela se esforça mais, enquanto com poucos itens seu empenho será menor. Além disso, ela também evita que todos os ciclos apresentem, de maneira desnecessária, a mesma potência.
Quais as vantagens da tecnologia inverter?
Obviamente, quando se pensa em tecnologia inverter, automaticamente se condiciona a lembrar de economia de energia. Ainda que esta seja, de fato, uma de suas principais vantagens, há outras que são tão interessantes quanto.
Bons exemplos disso estão listados logo abaixo:
- Ruído: Por conta de seu funcionamento constante, essa tecnologia oferece aos consumidores um baixo nível de ruído, principalmente se comparado aos modelos tradicionais;
- Desempenho: Mais do que isso, o desempenho dos aparelhos é melhorado. Tanto geladeira quanto ar-condicionado apresentam uma capacidade de resfriamento muito mais rápida e eficaz;
- Vida útil: Devido à sua utilização constante, a técnica permite que seus aparelhos de desgastem menos. Dessa forma, pode ser vista um crescimento na vida útil dos dispositivos;
- Sustentabilidade: Unindo todos os tópicos acima, fica simples perceber que produtos inverter são bem mais sustentáveis. Afinal, gastam menos, duram mais e rendem mais;
- Economia: Por fim, o ponto mais conhecido: são muito mais econômicos que seus irmãos sem a tecnologia. De acordo com as próprias marcas, os números podem ser até 40% menores que modelos tradicionais e até 70% que versões mais antigas.
Quais eletrodomésticos utilizam a tecnologia inverter?
Como explicado ao longo deste texto, engana-se quem pensa que apenas o ar-condicionado utiliza dessa tecnologia. Na verdade, ela pode ser aplicada em inúmeros aparelhos, sendo que vários destes já se encontram disponíveis para compra. Assim, analise bem sua situação e considere a substituição por um modelo como esse.
Geladeira e Freezer
As geladeiras com tecnologia inverter já são realidade há alguns anos, mas ainda não caíram no gosto da população. O principal motivo para isso está no preço que esses aparelhos chegam ao consumidor. Enquanto um modelo convencional de duas portas pode ser encontrado por valores a partir dos 2.000 reais, um com essa técnica dificilmente saíra por menos de 4.000.
Vale a pena mencionar, entretanto, que muitas pessoas se confundem a respeito dessa versão. Em grande parte, os usuários misturam inverter com inverse, o modelo em que o freezer é embaixo. Dessa forma, se faz necessário muita atenção na hora da compra a fim de levar para casa um aparelho realmente mais econômico.
Ar-condicionado
Não adianta, os grandes queridinhos quando se fala da tecnologia inverter são os aparelhos de ar-condicionado. Em especial por conta do investimento e dos esforços de marketing por parte das fabricantes, esses modelos já estão na mente do consumidor. Mais do que isso, são diretamente associados à economia de energia elétrica e a um gasto menor nas contas.
O valor pedido por esses eletrodomésticos também pode explicar sua popularização, já que a diferença é menor. Aqui, enquanto as versões tradicionais split são encontradas por volta dos 1.500 reais, as com essa tecnologia podem ser compradas por algo em torno dos 1.800 a 2.000 reais. Sendo assim, ainda que haja uma diferença, ela é menor que no caso dos refrigeradores.
Máquina de lavar
Como já explicado nos parágrafos anteriores, a tecnologia inverter aplicada na máquina de lavar roupa é diferente. Aqui, seu foco não está na temperatura, mas sim no esforço que o aparelho faz para funcionar. Na prática, ela entende o que está dentro dela e calcula o trabalho necessário. Um grande edredom requer mais força, enquanto algumas peças íntimas pedem bem menos.
Falando de preços, novamente é possível analisar uma diferença entre o modelo regular e o inverter. Enquanto o primeiro inicia seus valores na casa dos 1.500 reais, o segundo só pode ser encontrado a partir dos 2.200. Uma justificativa para este fato, porém, é que tais modelos costumam ter maior capacidade, sendo vendidos na versão de pelo menos 10 quilos.
Aprenda a economizar com a Solfácil!
Não há dúvidas de que investir em aparelhos que contam com a tecnologia inverter é a melhor opção. Ainda assim, infelizmente os preços praticados por tais versões pode impossibilitar tal troca. De qualquer forma, porém, é possível buscar por outras formas de economizar com seus eletrodomésticos. A mais interessante delas é procurar por fontes alternativas de energia.
Assim, a Solfácil é a melhor opção para investir em painéis de energia solar, renovável e sem custo. Confiável e segura, a empresa conta com assistência de qualidade para te auxiliar a qualquer momento. Mais do que isso, te oferece a oportunidade de contar com uma fonte sustentável e gratuita de energia elétrica.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.