À medida que a crise do custo de vida se espalha pela Europa, todos procuramos desesperadamente maneiras de reduzir nossas contas de energia. Mas Chikako Fujii, de 62 anos, moradora de Tóquio, já domina a arte, utilizando principalmente a energia solar. 

Na verdade, ela não paga uma conta de luz há 10 anos. E isso não é porque ela se recusou a pagar.

Chikako não tem TV, forno, máquina de lavar ou ar-condicionado. Os únicos equipamentos elétricos que ela possui são alimentados por quatro painéis solares, instalados em sua varanda.

Embora o modo de vida de Chikako possa parecer impossível, é possível aprender com ela que o mundo pode consumir de maneira mais consciente. 

Como ela vive apenas usando energia solar

“Comecei este estilo de vida por causa do Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011. Logo após o terremoto, houve apagões programados algumas vezes aqui, então de repente a eletricidade foi cortada e eu senti que deveria ter minha própria eletricidade preparada. Por isso, tenho um painel de energia solar instalado.”

Diz Chikako.

Chikako cresceu sua coleção de painéis solares desde então. Os painéis geram uma média de 1.000 watts em um dia ensolarado, alimentando seus aparelhos elétricos e iluminação por alguns dias.

Quando há menos sol, Chikako anda de bicicleta geradora de eletricidade pela manhã por 10 minutos, o que gera cerca de 10 watts de eletricidade. Ela diz que é o suficiente para acender uma lâmpada por três horas.

Modos de cozinhar sem eletricidade

Uma das outras grandes mudanças no estilo de vida de Chikako é que ela cozinha sua comida usando o poder do sol sem mesmo precisar da eletricidade gerada pela energia solar.

Japonesa utiliza apenas energia solar há 10 anos
Japonesa utiliza apenas energia solar há 10 anos.

Em dias ensolarados, ela deixa a comida que quer cozinhar em panelas pretas na varanda por algumas horas.

“Em dias ensolarados, uma fatia de peixe pode ser cozida em cerca de uma hora e para um pedaço de peito de frango leva cerca de uma hora e meia.”

.

Para cozinhar arroz e assar um bolo requer mais calor, então ela usa um fogão solar. Esta engenhoca usa espelhos para concentrar a energia do sol em um ponto central onde fica quente o suficiente para cozinhar alimentos. Ela também usa velas para aquecer um fogão.

Vivendo com o necessário e energia solar

Chikako ganha a vida como artista de tingimento têxtil e usa uma máquina de costura movida a pedal para seus projetos.

Embora Chikako diga que só escolhe atividades que gosta e pode fazer de forma sustentável, seu modo de vida não é fácil.

À medida que a crise climática aumenta as temperaturas e traz ondas de calor extremas, Chikako tem achado cada vez mais difícil lidar sem ar condicionado ou alimentos e bebidas refrigerados. Recentemente, ela comprou uma pequena geladeira que também funciona com energia solar.

Devido à sua idade e ao calor escaldante do verão, ela considerou desistir de seu estilo de vida ecológico.

Chikako está mais otimista agora, pois há mais energia limpa disponível no Japão em comparação com uma década atrás.

Mesmo se ela se reconectar à rede elétrica, ela diz que continuará cozinhando com energia solar mesmo.

“A comida cozida ao sol é deliciosa e não usa gás e eletricidade. E pode ser usada quando ocorrer um desastre natural. Quero continuar cozinhando utilizando energia solar e desenvolver habilidades.”

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares