Você sabia que é possível conquistar clientes por meio de histórias? Ao explorar técnicas de storytelling, sua empresa tem a oportunidade de estreitar os laços com a sua audiência e criar um impacto positivo e memorável na experiência do cliente.  

Essa tem sido, inclusive, uma poderosa ferramenta para apresentar cases de sucesso de forma envolvente e cativante. Em vez de simplesmente apresentar dados e números, o storytelling possibilita que o público se conecte com sua empresa ao tornar seu relato mais memorável e inspirador. 

Essa estratégia é utilizada em diversos meios, inclusive no marketing, na propaganda e nas vendas. Uma história envolvente tem o poder de conquistar a atenção das pessoas, gerar leads e até mesmo convencê-los a fechar negócio.

Apesar de ser um ótimo recurso, o storytelling pode não ser tão fácil assim de ser posto em prática. Para obter sucesso com essa estratégia, é preciso escolher os formatos adequados e adaptar a comunicação para que ela de fato alcance o público que você deseja atingir.

O que é storytelling e por que investir nesse recurso?

O storytelling é uma técnica de contar histórias que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Mas não é qualquer história não! É aquela história que envolve e emociona, e que, principalmente, faz o potencial cliente se identificar com as situações e personagens apresentados.

E o melhor é que isso tem tudo a ver com a energia solar! As vantagens do storytelling para empresas que trabalham nesse ramo são gigantescas.

A energia solar é uma tecnologia incrível e que tem o poder de transformar o mundo, mas muita gente ainda não sabe disso ou não entende muito bem como funciona. É aí que entra o storytelling!

Entenda o que é o storytelling e como ele entrega seus cases de sucesso de forma positiva

Com uma história bem contada, uma empresa de energia solar pode mostrar de forma simples e leve como a energia solar é uma solução viável e sustentável para a produção de energia.

Imagine só: um personagem que sempre teve problemas com a conta de luz, conhece a energia solar e decide instalar um sistema na casa dele. Além de economizar na conta, ele ainda ajuda o meio ambiente. É interessante, né?

Além disso, o storytelling é uma ferramenta poderosa para criar conexão emocional com o público-alvo, melhorar sua percepção sobre a marca e gerar engajamento. E, convenhamos, quem não gosta de uma boa história?

Essa é também uma forma de transmitir a mensagem da sua empresa de forma clara e memorável, e, assim, se diferenciar da concorrência, gerando um maior interesse em seus produtos e serviços.

Se interessou em tirar proveito de tudo o que o storytelling pode oferecer para a sua empresa de energia solar? Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a colocar essa estratégia em prática e apresentar cases de sucesso da melhor forma

Técnicas de storytelling para apresentar cases de sucesso

O objetivo principal do storytelling é transmitir uma mensagem de forma simples e memorável, utilizando a emoção dos interlocutores para criar uma conexão autêntica com a empresa. 

Veja as principais formas de storytelling

 Há diversas técnicas de storytelling que podem ajudar a apresentar cases de sucesso aos clientes. Veja algumas a seguir! 

Transmita os valores da sua marca em seu storytelling

Uma das principais possibilidades que o storytelling oferece é a de transmitir os valores e princípios da sua empresa de maneira sutil, utilizando histórias, analogias e referências. 

Utilize exemplos concretos e reais para ilustrar o que você deseja, por meio de uma mensagem inspiradora que reflita os valores da empresa. A história deve ser um exemplo do que a empresa acredita e do que busca alcançar.

Ao utilizar essas estratégias, é possível fazer com que seus cases de sucesso se traduzam em histórias envolventes e que transmitam os valores que a empresa preza, gerando identificação e inspiração em seus clientes. 

Crie conteúdos autênticos

A autenticidade deve ser o norte da sua estratégia de storytelling. A história deve ser baseada em fatos reais, para que seja autêntica e verdadeira. É importante evitar exageros ou distorções dos fatos, mesmo que o intuito seja tornar a história mais interessante.

Para que o seu relato tenha credibilidade e conquiste a empatia de seus interlocutores, é fundamental que ele seja autêntico. Os personagens que fazem parte da história devem ser reais e bem desenvolvidos, com todas as suas características e nuances.

Trabalhe com conteúdos autênticos em seus storytelling

Ao contar o caso de um cliente que inicialmente era resistente à ideia de investir em energia solar, por exemplo, pode ser interessante mencionar esse aspecto e como essa resistência se manifestava durante a negociação, pois há grandes chances de que outras pessoas se identifiquem com isso.

Foque nas partes mais relevantes

O storytelling não se resume apenas à narrativa de histórias atraentes. Igualmente importante é saber o que dizer para a sua audiência, e como dizê-lo.

Independente do formato escolhido para compartilhar seu case de sucesso, seja objetivo e foque nas partes que são essencialmente relevantes para a narrativa. 

Pense no que pode dar mais força a história, e como ressaltar a mensagem que você deseja transmitir.

Lembre-se de adequar isso ao meio: se o conteúdo será divulgado em um vídeo, é importante ser dinâmico e ir direto ao ponto; se for um texto para blog, pode conter mais detalhes, e assim por diante.

Dê ritmo as suas narrativas

Para manter o interesse do público e incentivá-lo a engajar com sua empresa, é fundamental que suas histórias sejam dinâmicas e com o ritmo adequado ao desenvolvimento dos personagens e dos desafios enfrentados.

Se atente ao ritmo que sua narrativa terá ao decorrer da história

Conhecer o perfil da sua audiência será de grande serventia nesse momento, já que é importante entender quais recursos narrativos podem ser mais atrativos para o seu público-alvo.

Evite fornecer detalhes desnecessários, assim você não corre o risco de perder o ritmo durante a narrativa, torná-la maçante ou distrair o interlocutor. De modo geral, as histórias mais objetivas e dinâmicas são as que mais têm sucesso. 

Explore as emoções do público

Se o objetivo é se conectar com o público, trabalhar com suas emoções é o caminho. Dê preferência por cases envolventes, que despertem o sentimento dos seus clientes e humanizem a sua marca.

Use uma linguagem próxima à que o consumidor está habituado, compartilhe histórias com as quais ele possa se identificar e estimule-a a se imaginar dentro da narrativa.

Diversifique os formatos dos conteúdos

Há muitas formas de explorar os cases de sucesso da sua empresa por meio do storytelling. Essas narrativas podem ser compartilhadas em vídeos (nas redes sociais, no canal do Youtube ou até mesmo no site da empresa), textos para blogs, páginas de produtos e serviços, campanhas promocionais e muito mais.

Escolha o formato mais adequado de acordo com os hábitos de consumo da sua audiência  e diversifique o quanto puder. Assim, você alcança públicos diferentes e mantém seus clientes interessados no que a sua marca tem a dizer.

Inspire-se nas jornadas clássicas

Uma dica interessante e inovadora para explorar o storytelling é apostar nas clássicas jornadas que são utilizadas para criação de histórias. Você já deve ter percebido que produtos culturais como fábulas, filmes e desenhos animados possuem elementos semelhantes, não é mesmo?

Essa similaridade é um dos aspectos responsáveis pelo sucesso dessas produções, já que dá um tom de familiaridade às histórias.

Quando bem trabalhados, esses padrões reconhecíveis ajudam o storytelling a alcançar os resultados desejados.

Tenha como inspiração e ferramenta a seu favor, temas que chamem a atenção do público

O principal exemplo nesse sentido é a jornada do herói, uma estrutura narrativa na qual o personagem principal enfrenta desafios e obstáculos para alcançar uma transformação pessoal e/ou salvar a comunidade ao seu redor.

Esse modelo narrativo é uma ferramenta muito útil para criar histórias envolventes e impactantes. Ao seguir essa estrutura, é possível criar um arco narrativo que envolve o público e transmite a mensagem desejada.

Ao apresentar um case de sucesso de uma empresa, por exemplo, a jornada do herói pode ser aplicada para contar a história de como a empresa superou desafios e obstáculos para alcançar o sucesso.

O personagem principal seria a empresa, e os desafios enfrentados podem incluir problemas financeiros, concorrência acirrada, dificuldades técnicas, entre outros.

Esse mesmo modelo pode ser utilizado para contar a história de como um cliente superou desafios (como altos gastos com a conta de luz, por exemplo) e encontrou uma solução através da sua empresa de energia solar. 

É surpreendente o impacto que uma história bem contada pode ter no seu público

Viu só quantas possibilidades o storytelling pode oferecer para a sua atuação profissional e para a sua empresa? Ao utilizar essas técnicas, você pode tornar seus cases de sucesso ainda mais fascinantes e surpreendentes, conquistar mais clientes e fechar ótimos negócios.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e compartilhe com a gente as técnicas que você utiliza para tornar suas narrativas mais interessantes.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares