Já parou para refletir como a variedade e flexibilidade nas condições de pagamento oferecidas pela sua empresa pode ser um diferencial para garantir os pagamentos em dia e recuperar clientes de energia solar? Você provavelmente já deve ter notado que os consumidores têm preferências diversas na hora de realizar um pagamento, o que impacta diretamente na sua experiência de compra.

Diante disso, oferecer opções de pagamento flexíveis é uma maneira de aumentar o diferencial competitivo do seu negócio, se prevenir contra a inadimplência e evitar perder clientes para a concorrência.

Devido ao avanço da tecnologia, os recebimentos estão cada vez mais dinâmicos, facilitando a rotina dos negócios e oferecendo benefícios atrativos para os clientes. Para quem deseja se manter à frente no seu setor de atuação, isso é fundamental. 

Neste artigo, você vai conferir a influência que a flexibilidade no pagamento pode surtir na experiência do cliente da sua empresa e quais são as principais opções que ela deve oferecer. Boa leitura! 

Como o pagamento impacta na experiência e pode recuperar clientes de energia solar? 

O conceito de experiência do cliente pode ser definido como as interações ocorridas entre ele e a empresa e o conjunto de percepções e impressões geradas por ele a partir disso.

Essas interações ocorrem em todos os estágios do processo de vendas, inclusive durante o pagamento, que é quando o cliente de energia solar tem a oportunidade de refletir sobre a sua proposta de valor. 

Muitas empresas deixam esse fator de lado na hora de mapear e projetar a experiência do cliente, o que pode levar à perda de consumidores e de oportunidades de negócio.

Veja como a facilidade no pagamento contribui para recuperar clientes de energia solar

Encarar o pagamento como uma mera transação (em vez de um ponto de contato crucial entre empresa e cliente) minimiza a importância que esse procedimento pode ter como diferencial para a empresa.

O pagamento é um momento crítico e uma parte da jornada do cliente que requer atenção e incentivo. Nada está certo até esse momento, pois o cliente ainda pode desistir da compra caso as opções de pagamento não satisfaçam suas condições.

Os resultados obtidos no estudo Retail Report 2022, da Adyen, comprovam isso. Os dados apontam que a maioria dos consumidores espera que as empresas disponibilizem diferentes métodos de pagamento, ofereçam facilidades (como descontos, bônus e cupons) e sejam mais flexíveis com seus clientes.

Isso mostra que oferecer opções de pagamento adequadas e flexíveis é fundamental para que o consumidor tenha uma percepção positiva, o que pode interferir diretamente na sua decisão de fechar negócio.

Nesse momento, ele pode concordar em continuar se houver alguma condição de pagamento que corresponda às suas possibilidades, ou encerrar o relacionamento, se não for o caso.

Além das condições de pagamento, também é importante que o processo seja o mais fácil, transparente e seguro possível.

Processos confusos, demorados ou complicados podem comprometer a experiência do cliente, prejudicar outros aspectos positivos da negociação e levar à inadimplência.

O que pode ser considerado mais conveniente para o cliente deve ser uma prioridade para a empresa.

Para recuperar clientes de energia solar, oferecer condições que se enquadrem no bolso de cada cliente, é fundamental

É preciso levar em conta as preferências do seu público na hora de estipular as condições, assim você aumenta suas chances de atender a diferentes necessidades e torna a experiência de compra mais positiva.

Os consumidores mais jovens, por exemplo, geralmente desejam experiências de compra personalizadas, incluindo a liberdade de decidir como pagar seus investimentos.

A terceira rodada do Visa Covid-19 Consumer Sentiment (estudo sobre as preferências dos consumidores durante a pandemia) apontou um interesse crescente por novas formas de pagamento, sobretudo as digitais, o que tem sido uma tendência especialmente nos países da América Latina. 

Em relação a isso, disponibilizar uma variedade de opções pode fazer toda a diferença. Assim, o cliente pode escolher aquela que considera melhor ou mais prática, e a empresa evita perder clientes para a concorrência.

Tão importante quanto fornecer diversos tipos possíveis de pagamento é garantir uma infraestrutura robusta e eficiente que viabilize todas essas formas de transação.

A competitividade cada vez mais acirrada no mercado – e no setor de energia solar fotovoltaica, em particular – exige que as empresas ofereçam soluções que sejam de fato eficientes para o processo de compra. 

Reconhecer o impacto do processo de pagamento na experiência do cliente é o primeiro passo. Agora, é a hora de descobrir as principais opções que sua empresa precisa oferecer para evitar a inadimplência e recuperar clientes de energia solar. Continue a leitura para saber mais!

Quais as melhores opções de pagamento para recuperar clientes de energia solar? 

Hoje em dia, há uma infinidade de possibilidades para o recebimento de pagamentos. Seja em dinheiro vivo ou por meio de transações, há opções para todo tipo de preferência. Veja abaixo as melhores e mais utilizadas.

Boleto

O boleto bancário é um título de cobrança oficial e seguro para a realização de pagamentos. Tem abrangência nacional e pode ser pago em agências bancárias, lotéricas e até mesmo pelo celular, para pagamentos únicos ou parcelados.

Essa versatilidade é provavelmente um dos motivos que faz com que o boleto continue sendo um dos modos de pagamento preferidos dos brasileiros.

Embora seja uma forma antiga de cobrança, os boletos ainda são o meio de pagamento preferido de algumas pessoas

Nos boletos, constam informações importantes como valor da cobrança, data de vencimento, taxa de multa aplicada em caso de atraso, código de barras e outros dados que permitem conectar o crédito à conta do prestador de serviço.

Após feito o pagamento, é emitido um comprovante e o valor é creditado na conta do recebedor em até 3 dias úteis.

Cheque

O cheque foi, por muito tempo, uma das principais formas de pagamento no Brasil. De uns tempos para cá, no entanto, seu uso tem se tornado cada vez mais raro.

Ainda assim, pode ser estratégico para algumas empresas continuar trabalhando com cheque, levando em consideração o seu público-alvo.

Como muitos clientes de energia solar nem sempre têm o valor total do investimento para pagar à vista, o uso de cheques para pagamento parcelado pode ser uma opção possível.

Trata-se de uma condição na qual a pessoa emite uma ordem de pagamento para outra pessoa com o dinheiro que possui em sua conta bancária.

Cartão de crédito e de débito

Os cartões são responsáveis por transformar drasticamente as preferências de consumo no Brasil, transformando a realização de pagamentos em algo muito mais prático, rápido, simples e seguro.

Além disso, é a preferência de muitos consumidores devido à possibilidade de gerar pontuação e trocá-la por benefícios. 

É uma das opções de parcelamento mais usada nas compras atualmente

Independente do tipo de estabelecimento, aceitar pagamentos no cartão é uma necessidade, levando em conta a alta demanda para essa opção e a praticidade que ela oferece para realizar recebimentos.

O recurso também facilita o controle do fluxo de caixa, o que é fundamental para empresas que lidam com grandes entradas de dinheiro.

Transferência

As transferências bancárias são um meio de pagamento eletrônico, que consiste no envio de uma quantia em dinheiro de uma conta bancária para outra, do pagador ao recebedor. Essa transferência pode ser de dois tipos (DOC ou TED), que se diferenciam pelo limite de valor permitido.

Para realizar a transferência, o pagador precisa preencher algumas informações referentes a conta que vai receber o pagamento, como nome completo do seu proprietário, CPF ou CNPJ, o tipo e os dados da conta.

Esse tipo de transferência pode ser intrabancária (entre contas do mesmo banco) ou interbancária (entre contas de bancos diferentes).

As transferências bancárias são extremamente seguras, e são muito utilizadas por transações de valores mais altos

Ao vender soluções para energia solar, sua empresa provavelmente lida com altas quantias em dinheiro em suas transações, o que faz da transferência bancária uma opção segura e interessante para o seu negócio.

Ao disponibilizar essa forma de pagamento, a grande vantagem é que os valores são depositados na conta do destinatário em até 90 minutos (se for TED) ou até 1 dia útil (se for DOC), quando a transferência é realizada até as 17 horas do horário de Brasília.

PIX

O PIX é um sistema de transações financeiras relativamente novo, cujo objetivo é agilizar as transferências, como meio instantâneo de pagamento. O pagamento realizado por PIX cai na hora na conta do recebedor. 

Devido às suas muitas vantagens e a alta aderência por parte do público geral, o PIX se tornou uma forma de pagamento essencial para a efetivação de vendas. Para as empresas, esse recurso representa um marco, já que proporciona transações rápidas, baratas, simplificadas e sem burocracias.

Empresas podem facilitar o pagamento do PIX ao gerar um QR Code para cada nova compra, o qual, ao ser escaneado pelo aplicativo do banco, encaminha o cliente diretamente para a tela que conclui a transação. 

Financiamento pode ser a opção que mais dá condições para recuperar clientes de energia solar

O pagamento através de financiamento consiste na disponibilização de recursos financeiros como dinheiro ou crédito para a realização da instalação do sistema solar fotovoltaico.

O financiamento geralmente pode ser obtido por meio de diferentes fontes, incluindo bancos, instituições financeiras, investidores, governo e programas de crédito.

Essa é uma opção geralmente utilizada para cobrir despesas que não podem ser pagas integralmente no momento em que ocorrem.

Por se tratar de um investimento de valor considerável, o financiamento pode ser a opção mais viável para atender as necessidades dos clientes

Dessa forma, empresas de energia solar que oferecem financiamento como forma de pagamento para seus clientes desempenham um papel crucial para promover a adoção da energia solar

Essa abordagem estratégica pode ser extremamente benéfica para os clientes, para a empresa e para o meio ambiente.

Ao oferecer financiamento, a empresa permite que os clientes dividam os custos ao longo do tempo, tornando a energia solar mais acessível para um número maior de pessoas. Isso remove uma das principais barreiras que muitos indivíduos e empresas enfrentam ao considerar a adoção da energia solar.

Você sabia que a Solfácil é a primeira fintech brasileira a trabalhar com linhas de créditos específicas para energia solar? A empresa foi criada em 2018, justamente para facilitar esse processo. 

Dessa forma, ser parceiro da Solfácil significa trabalhar com linhas de crédito que de fato contribuem para viabilizar o processo de compra de sistemas fotovoltaicos.

Nossas opções de financiamento cobrem até 100% do valor do projeto, incluindo os equipamentos e a mão de obra para instalação. Contamos com prazos que variam de 24 a 144 meses para serem quitados, com parcelas que podem ser pré-fixadas ou pós-fixadas. 

Agora que você já sabe da importância de disponibilizar opções de pagamento flexíveis para evitar a inadimplência e recuperar clientes de energia solar, que tal dar um passo adiante e se tornar um parceiro Solfácil? Clique aqui para se cadastrar e tornar sua empresa ainda mais competitiva.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares