Como um dos itens essenciais de um kit de energia solar, o inversor tem a função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Assim, possibilita o uso da energia gerada, que se torna apropriada para o uso.

Além disso, também garante a segurança de todo o sistema fotovoltaico e mede a energia produzida pelos painéis. O inversor de energia solar é um componente muito importante, por isso vale a pena atentar para a qualidade desse item.

Confira a seguir mais informações sobre o inversor solar, o melhor modelo disponível e o que deve ser considerado na hora de comprar esse item. Boa leitura! 

Para quê serve o inversor solar? 

Como adiantamos acima, a principal função de um inversor de energia solar é fazer a conversão da energia elétrica, tornando-a adequada para o uso em residências, empresas e outros tipos de consumidor. Depois de passar pelo inversor, a corrente se torna alternada, que é o tipo de corrente que serve para alimentar a maioria dos equipamentos eletroeletrônicos.

Aprenda para que serve e a importância do inversor de energia solar
Aprenda para que serve e a importância do inversor de energia solar.

O inversor solar também pode ser chamado de inversor fotovoltaico. Esse item é imprescindível em um sistema de geração de energia solar, pois é o responsável por garantir a sua segurança. Isso se deve aos seus dispositivos internos de proteção. Além disso, também cabe ao inversor armazenar os dados de geração de energia.

O tipo mais usado é o inversor grid-tie, que serve também para conectar o sistema fotovoltaico à rede elétrica da concessionária de energia. Esse modelo é desenvolvido para desligar de maneira automática e rapidamente caso a rede elétrica enfrente uma situação de queda de energia.  

Praticamente todo e qualquer equipamento utilizado no cotidiano (como computadores, máquinas de lavar, secadores de cabelo, lâmpadas para iluminação, etc) pode ser conectado a um inversor grid-tie. A exceção fica por conta de equipamentos cirúrgicos e aparelhos sensíveis que requerem inversores de onda senoidal pura, como fogão de indução e ar-condicionado inverter. 

Em residências, o inversor solar é comumente instalado próximo ao quadro de luz, em local protegido do sol, calor e umidade. No caso de usinas de minigeração distribuída (como as que são implementadas em projetos comerciais e industriais), pode ser indicado construir um cômodo especialmente para abrigar os inversores, já que nesse caso são maiores e demandam mais espaço físico.

Conheça tudo sobre o inversor de energia solar
Conheça tudo sobre o inversor de energia solar.


Agora que já falamos sobre a importância do inversor solar, o principal modelo utilizado e sua instalação, confira a principal opção de inversor fotovoltaico no mercado de energia solar. 

Quais os melhores inversores de energia solar?

Os modelos de inversor solar da Fronius se tornaram a principal escolha para instalações fotovoltaicas ao redor de todo o mundo. A marca austríaca foi fundada em 1945, e atualmente é uma das maiores líderes de mercado no segmento de inversor solar, estando presente em 28 países.  

Seus produtos conquistaram reconhecimento devido ao seu histórico de desempenho, confiabilidade e eficiência. Os modelos de inversor solar possuem um sistema de resfriamento e monitoração por meio do aplicativo Fronius Solarweb, e assim oferece uma análise estatística detalhada sobre a produção de energia.

A marca produz itens com potência de 3 a 100 kW, assim viabiliza a adequação para praticamente todos os tamanhos de sistema, desde residências particulares até grandes estruturas.

Saiba quais são os melhores inversores de energia solar
Saiba quais são os melhores inversores de energia solar.

O modelo Fronius Primo, por exemplo, não tem transformador e conta com a tecnologia SnapINverter, que permite a instalação do aparelho de maneira muito simples e rápida. A flexibilidade e modernidade deste modelo estão alinhadas à tradicional confiabilidade dos demais produtos da marca, e suas principais vantagens são sua produtividade e economia.

Devido à função Dynamic Peak Manager, o inversor Fronius Primo consegue localizar o Ponto Máximo de Potência Global (GMPP), impedindo que a produção de energia seja afetada quando há sombreamento sobre os módulos fotovoltaicos.

O modelo é grid-tie, tem potência de 3,0 a 8,2 kW e trabalha em redes monofásicas ou bifásicas 220V. São aparelhos otimizados para sistemas de autoconsumo, especialmente quando o uso é comercial ou residencial de baixa tensão.

Esse modelo foi desenvolvido para locais com clima tropical, como o Brasil. Para isso, faz uso do conceito de Ventilação Ativa, que conta com ventoinhas internas que são acionadas em prol do controle inteligente do sistema. Essa função possibilita a operação do sistema em lugares com até 60ºC, sem que a durabilidade do equipamento seja prejudicada e sem reduzir significativamente a geração de energia em razão de temperaturas elevadas. 

Sendo assim, o modelo desenvolvido pela Fronius também possibilita um ganho no que diz respeito à geração de energia, já que suporta uma temperatura ambiente maior, sem que o desempenho do sistema seja afetado.

Seu design é leve e chama atenção, oferecendo maior flexibilidade na configuração do arranjo fotovoltaico. Além disso, o aparelho possui uma variedade de funções integradas, como registro de dados incluídos em seu sistema diretamente no display e conexão wi-fi para monitoramento remoto gratuito. 

Tudo o que você precisa saber sobre inversor de energia solar
Tudo o que você precisa saber sobre inversor de energia solar.

Essas e outras vantagens fazem do inversor solar Fronius Primo um dos modelos mais avançados do mercado. Entretanto, como há uma enorme diversidade de aparelhos disponíveis, é importante atentar para alguns aspectos na hora de fazer a sua escolha, seja por um aparelho dessa marca ou de outras. Confira algumas dicas a seguir.

O que observar antes de escolher um inversor solar?

Essa é uma dúvida frequente entre integradores e potenciais clientes de energia solar. Como o inversor solar é um equipamento imprescindível em um sistema fotovoltaico, é importante atentar para alguns aspectos na hora de escolhê-lo.

Seja qual for o equipamento que você procura, para fazer uma boa compra é preciso priorizar fornecedores confiáveis e atentar ao tipo de inversor ideal para cada sistema fotovoltaico.

Confira tudo o que deve observar ao escolher um inversor de energia solar
Confira tudo o que deve observar ao escolher um inversor de energia solar.

É importante fazer uma pesquisa sobre o mercado, verificando o posicionamento do fabricante a nível mundial, já que os outros países já estão mais evoluídos quanto às exigências do mercado de energia solar. Além disso, investigue sobre a solidez financeira da empresa, como por meio da lista Tier 1. 

Feito esse reconhecimento do setor, uma das primeiras informações que você deve investigar sobre um inversor solar é a respeito do seu período de duração.

Os inversores geralmente apresentam uma vida útil mais curta do que os módulos solares: um modelo residencial tende a durar cerca de 10 a 15 anos. Sendo assim, terá de ser substituído em algum ponto ao longo da vida útil dos painéis solares.

A confiabilidade e eficiência do aparelho também devem ser questionadas. O primeiro aspecto diz respeito ao risco dele apresentar algum problema durante o período de vida útil. Quanto maior a eficiência do produto, mais energia gerada pelos painéis será aproveitada pelo inversor. 

A potência ideal do inversor solar para o seu projeto fotovoltaico vai depender do tamanho do sistema que você deseja instalar. Se você está instalando um sistema de 4 kw em seu telhado sem a intenção de aumentar o número de painéis posteriormente, então precisará de um inversor solar de 4 kw.

Mas se você pretende instalar mais painéis no futuro para aumentar a capacidade de geração do sistema, é preciso instalar um inversor maior, como de 5 kW ou de 6 kW. Nesse caso, é preciso se certificar de que há espaço suficiente no telhado para acomodar os painéis extras.

Informe-se também sobre a garantia e o pós-venda do fornecedor. Isso é fundamental para que o comprador saiba se receberá o suporte necessário quando precisar realizar a manutenção dos inversores.

Aprenda os detalhes que se deve atentar ao escolher seu inversor de energia solar
Aprenda os detalhes que se deve atentar ao escolher seu inversor de energia solar.

Verifique se o pós-venda é satisfatório, se a empresa responsável está preocupada em fazer acompanhamento, realizar manutenções preventivas e garantir que está entregando aquilo que prometeu ao fechar o negócio. 

Colocando essas dicas em prática, você verá como procurar por um bom inversor solar será uma tarefa mais fácil do que imagina. Conte pra gente nos comentários desse post o que achou das nossas recomendações e se elas foram úteis para você.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares