Desde o lançamento da versão Business para WhatsApp, o aplicativo de troca de mensagens instantâneas vêm sendo cada vez mais utilizado por empresas e profissionais que buscam estabelecer uma relação mais próxima com seus clientes. Nele você pode criar sua mensagem de férias.

Por meio dessa ferramenta, é possível otimizar o atendimento de diversas formas, como ao criar mensagens de ausência que serão disparadas quando você não estiver disponível para retornar a quem entrar em contato.

Ao sair de férias ou ficar ausente do trabalho por qualquer outro motivo, é importante dar um retorno para o cliente, pois deixá-lo sem resposta pode passar uma impressão negativa e prejudicar seus resultados no futuro. 

As mensagens de ausência são muito úteis nesse sentido. Dessa forma, você poderá curtir suas férias tranquilamente, sem precisar se preocupar. Afinal, quem trabalha como integrador solar também precisa tirar uns dias de merecido descanso, não é?

No artigo a seguir, você vai conferir como configurar uma mensagem automática por meio do WhatsApp Business, as informações essenciais que sua mensagem deve conter e outras funcionalidades interessantes que a plataforma oferece para o integrador solar. Boa leitura! 

Como colocar aviso de férias no WhatsApp?

O aviso de férias pode ser configurado no WhatsApp Business por meio da mensagem de ausência, que é recomendada para amenizar a dor da espera do cliente.

Veja dicas de como criar mensagem de férias no Whatsapp
Veja dicas de como criar mensagem de férias no Whatsapp.

Além disso, esse recurso também ajuda a manter a expectativa, justificar a falta de resposta naquele momento e informar sobre o horário de atendimento.

A mensagem de ausência também serve para manter o atendimento mesmo quando você não está disponível para dar um retorno, e antecipar assuntos para otimizar o atendimento.  

No passo a passo a seguir, confira como programar mensagens de ausência no WhatsApp Business. 

1 – Acesse as ferramentas comerciais 

As ferramentas comerciais podem ser encontradas nas Configurações, tocando nos três pontos verticais que ficam localizados no canto superior direito da tela do seu smartphone.

2 – Toque em mensagem de ausência 

Ao selecionar as ferramentas comerciais, você será direcionado para uma nova tela, na qual pode realizar algumas modificações, como a configuração de mensagens automáticas. 

Na seção “Conversas”, selecione a opção “Mensagem de Ausência”. Em seguida, habilite a opção “Enviar mensagem de ausência” para liberar a opção. 

3 – Escreva sua mensagem de férias

Após liberar a opção para enviar mensagem de ausência, será disponibilizado um campo no qual você pode escrever uma mensagem, que será enviada automaticamente quando um contato enviar uma mensagem. 

Como escrever sua mensagem de férias para manter um bom atendimento ao cliente
Como escrever sua mensagem de férias para manter um bom atendimento ao cliente.

Você pode selecionar o horário que deseja que essa mensagem seja disparada (caso utilize fora do horário comercial, por exemplo, para informar seu horário de atendimento via WhatsApp), ou então configurar para que seja enviada a qualquer momento, como quando você estiver de férias.

Após redigir sua mensagem, toque em “OK” e em seguida em “Salvar” no canto superior direito da tela. Assim, todas as alterações realizadas serão salvas e colocadas em prática assim que potenciais clientes entrarem em contato com você.

Agora que você já sabe como utilizar essa ferramenta, provavelmente está se perguntando como deve ser a sua mensagem de férias, de modo que crie uma boa impressão nas pessoas interessadas em seu trabalho. Confira a seguir algumas dicas para fazer a sua mensagem de férias.

Como criar sua mensagem de férias para WhatsApp?

Independente do motivo da sua ausência, é importante pensar em formas de dar um retorno ao cliente para que ele não se sinta negligenciado ou deixado de lado.

Deixá-lo devidamente avisado a respeito do tempo que você ficará indisponível para atendimento ajuda a evitar ruídos na comunicação e, assim, diminui as chances de que você perca o cliente por causa disso. 

Um bom atendimento é regado de atenção e transmissão de confiança e informação
Um bom atendimento é regado de atenção e transmissão de confiança e informação.

A sua mensagem de ausência de férias deve conter algumas informações básicas, como: 

  • A informação de que você está ausente devido às férias;
  • O período que você ficará de férias;
  • Um outro contato alternativo, como um e-mail ou número de telefone.

Quando bem executada, a mensagem de ausência serve, inclusive, para fortalecer a sua relação com o cliente. Confira alguns exemplos: 

“Olá, esse é o contato profissional de [SEU NOME/NOME DA SUA EMPRESA].

Estarei ausente do trabalho entre os dias (X) e (Y) de [INFORME O MÊS] devido às férias, e provavelmente não vou conseguir lhe dar a atenção necessária durante esse período.

Se necessário, entre em contato pelo número [INSIRA AQUI O CONTATO DE OUTRO PROFISSIONAL] ou pelo e-mail [INFORME SEU E-MAIL PROFISSIONAL]. Responderemos o mais breve possível.” 

Direcionar a conversa para seu e-mail profissional servirá para que o cliente possa adiantar o motivo do contato até que você possa respondê-lo adequadamente. Ou, se for o caso, você pode passar o telefone de outro funcionário da empresa para que o cliente não precise esperar para ser atendido.

Caso toda a sua equipe de vendas entre de férias coletivas, você pode configurar outro tipo de mensagem. Veja a seguir: 

Modelos para sua mensagem de férias.
Modelos para sua mensagem de férias.

“Olá! Agradeço o seu contato. O time da [NOME DA EMPRESA] está em período de férias coletivas. Retornamos no dia XX/XX às 9h. Se preferir, pode adiantar o motivo do seu contato, e responderemos assim que possível.” 

Usar a mensagem de ausência nessa e outras ocasiões possibilita uma comunicação mais clara e assertiva, e serve para que seu cliente saiba quando pode esperar o seu retorno. 

Além desse recurso, há diversos outros que o WhatsApp Business oferece e pode facilitar o atendimento de quem trabalha como integrador solar. Saiba mais sobre eles no próximo tópico. 

Outras vantagens do WhatsApp Business para o integrador solar

O WhatsApp conta com uma enorme adesão no Brasil, e por isso se tornou também uma importante ferramenta de trabalho. Observando essa movimentação, a plataforma desenvolveu a versão Business, que oferece vantagens e funcionalidades para quem utiliza o app para trabalhar.

Mais de 5 milhões de empresas no mundo todo já fazem uso do WhatsApp Business, que atende a diferentes modelos de negócio como um canal de comunicação e relacionamento com os clientes. 

Confira as ferramentas diferenciadas que o Business oferecem
Confira as ferramentas diferenciadas que o Business oferecem.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box, cerca de 76% dos brasileiros que possuem conta no WhatsApp já utilizaram a ferramenta para estabelecer contato com alguma empresa, seja para esclarecer dúvidas, solicitar suporte técnico ou até mesmo para realizar a compra de algum produto ou contratação de um serviço.

A versão Business se diferencia da versão convencional do WhatsApp principalmente pelas ferramentas que oferece, que podem ser muito úteis para o integrador solar.

Na conta corporativa, é possível adicionar a descrição do seu negócio e dos serviços oferecidos, localização no mapa, horário de atendimento, e-mail e link do site.

Assim, confere mais credibilidade ao contato profissional e disponibiliza facilmente as informações básicas que potenciais clientes podem procurar a seu respeito.

Além da mensagem de ausência, também é possível configurar uma mensagem de saudação, desenvolver um catálogo digital dos produtos e serviços oferecidos e categorizar as conversas por meio das etiquetas.

Aderir ao WhatsApp Business é uma forma de aperfeiçoar o atendimento prestado aos clientes e interessados em seu trabalho, assim como a relação com parceiros e fornecedores.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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