Essa invenção vai muito bem em residências, especialmente em casas, e como vai ter um custo mais acessível, vai ser uma boa opção para quem quer instalar energia solar. Veja o preço da telha solar e as vantagens dela.

O que é uma telha solar

Ao se pensar em energia solar, é mais comum lembrar dos painéis fotovoltaicos para a produção de eletricidade, mas existe uma outra opção para casas.

A telha solar, além de produzir eletricidade, também ajuda na construção do telhado da residência, o que a torna uma opção ainda mais versátil do que os painéis solares.

Telhado de fibrocimento
Já pensou em ter uma telha que além de ajudar na construção da casa, ajudasse também na produção de energia solar?

Uma telha solar tem o mesmo princípio de um painel fotovoltaico, gerar eletricidade quando a luz solar incide sobre a célula, o que faz com que os elétrons se movimentam e assim há a produção de luz.

A diferença é em relação ao formato e às cores. Normalmente os painéis solares têm cores  que não combinam com o restante do telhado.

Já as telhas solares são mais parecidas com o restante do espaço e existem modelos que vão ser exatamente iguais às telhas que foram usadas para a construção dos telhados.

O que saber antes de escolher as telhas solares?

Os painéis solares são mais antigos e já estão a mais tempo no mercado, então já foram mais bem testados. 

O que não significa que as telhas solares não devem ser consideradas, só se trata de uma tecnologia mais nova.

Casa com estrutura de pedras e instalação de painéis solares em telhado.
Verifique o seu telhado para ver se as telhas podem ser instaladas. Nesse sentido, os painéis são mais versáteis

Não são todos os telhados que suportam a instalação de telhas solares. Os painéis solares podem ser colocados em uma variedade maior de locais, pois é possível corrigir o ângulo da superfície com suportes, o que não é possível com as telhas.

A promessa é que as telhas tenham um preço competitivo, mas como se trata de um produto novo, pode ser que elas estejam um pouco mais caras do que deveriam.

Com o passar dos anos, a tendência é de que os preços fiquem mais baixos, ainda mais se novos fabricantes entrarem nesse mercado de produção de telhas solares.

Até o momento, a única empresa que tem autorização do Inmetro para vender e fabricar telhas solares é a Eternit, mas a comercialização dos produtos ainda não teve início.

Qual o preço da telha solar?

O preço da telha fabricada pela Eternit ainda não foi definido, mas segundo a própria empresa, os valores vão ser acessíveis e competitivos. 

Existem informações de que o metro quadrado vai ser comercializado a um preço de R$ 764,75. 

Notas de euro sobre telhas solares
Ainda não há um valor oficial para as telhas solares, mas essa informação deve ser divulgada em breve

De acordo com a marca, são necessárias 7 telhas e meia para que se tenha um metro quadrado do material.

Para mais informações sobre o preço da telha solar da Eternit e quando elas vão ser de fato comercializadas para clientes comuns, acesse o site da empresa

Potencial energético

O fabricante garante que cada telha é capaz de produzir 1,15 kWh por mês. E o metro quadrado é composto por 7 telhas e meia, o que vai gerar mais de 8,6 kWh em 30 dias. 

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares

Estórias Solares