As telhas solares são uma das principais inovações recentes do setor de energia solar. São equipamentos com dupla funcionalidade: ao mesmo tempo em que fazem parte da cobertura de uma edificação, também contribuem com a geração de energia elétrica.

Além dessa versatilidade, as telhas solares também apresentam vantagens em relação aos painéis solares convencionais, pois apresentam maior resistência e mais leveza. 

Essa invenção vai muito bem em residências, especialmente em casas. Por conta de todos esses fatores, pode ser considerada uma boa opção para quem quer instalar energia solar. Veja o preço da telha solar e as vantagens dela.

O que é uma telha solar

Ao se pensar em energia solar, é mais comum lembrar dos painéis fotovoltaicos para a produção de eletricidade, mas há outra opção no que concerne às instalações realizadas em residências, que são as telhas solares. 

Esse tipo de telha é comumente confundido com os painéis solares, mas a verdade é que podem ser uma opção ainda melhor e mais eficaz em relação a alguns aspectos. A telha solar, além de produzir eletricidade, também ajuda na construção do telhado da residência, o que a torna uma opção ainda mais versátil do que os painéis.

Uma telha solar tem o mesmo princípio de um painel fotovoltaico: gerar eletricidade quando a luz solar incide sobre a célula fotovoltaica, o que faz com que os elétrons se movimentam, assim produzindo energia.

Já pensou em ter uma telha que além de ajudar na construção da casa, ajudasse também na produção de energia solar?
Já pensou em ter uma telha que além de ajudar na construção da casa, ajudasse também na produção de energia solar?

A diferença das telhas solares em relação aos painéis convencionais que já estamos habituados a ver compondo os sistemas fotovoltaicos é em relação ao formato e às cores. Normalmente, os painéis solares têm cores que divergem bastante do restante do telhado, se tornando um item pouco harmônico com o restante da construção.

Já as telhas solares são mais parecidas com o restante do espaço. Há modelos exatamente iguais às telhas usadas para a construção dos telhados, contribuindo para deixar a edificação mais esteticamente agradável. Assim, não é necessário optar entre funcionalidade e bom gosto.

Para escolher as telhas que vão fazer parte do seu sistema solar fotovoltaico, é importante levar alguns aspectos em consideração. Confira a seguir quais são eles.

O que saber antes de escolher as telhas solares?

Os painéis solares são mais antigos do que as telhas solares. Por já estarem há mais tempo no mercado, já foram devidamente testados para comprovar sua eficiência e segurança. 

Isso não significa que as telhas solares não devam ser consideradas. Mas é importante lembrar que se tratam de uma tecnologia mais nova.

Não são todos os telhados e coberturas que suportam a instalação de telhas solares. Os painéis solares podem ser colocados em uma variedade maior de locais, pois é possível corrigir o ângulo da superfície com suportes, o que nem sempre é possível com as telhas.

Verifique o seu telhado para ver se as telhas podem ser instaladas. Nesse sentido, os painéis são mais versáteis
Verifique o seu telhado para ver se as telhas podem ser instaladas. Nesse sentido, os painéis são mais versáteis.

A promessa é que as telhas tenham um preço competitivo, mas como se trata de um produto novo, pode ser que durante os primeiros anos de sua comercialização permaneçam com um valor um pouco elevado.

Com o passar dos anos, a tendência é que os preços se regularizem e estejam mais acessíveis. Ainda mais se novos fabricantes entrarem nesse mercado de produção de telhas solares, aumentando a competitividade. 

Até o momento, a única empresa que tem autorização do Inmetro para vender e fabricar telhas solares no Brasil é a Eternit, mas a comercialização dos produtos ainda não teve início. A seguir, saiba mais sobre esse projeto da empresa.

Qual o preço da telha solar?

Como ainda há alguns testes e análises a serem realizados a partir dos projetos-pilotos da telha solar e o seu cronograma de comercialização ainda não foi estabelecido, o preço da telha solar da Eternit ainda não foi definido. 

Mas o que a própria empresa já adiantou é que os valores serão acessíveis e competitivos. Há informações de que o metro quadrado deverá ser comercializado a um preço de R$ 764,75. 

De acordo com dados divulgados pela Eternit, são necessárias 7 telhas e meia para que se tenha um metro quadrado do material.

Ainda não há um valor oficial para as telhas solares, mas essa informação deve ser divulgada em breve
Ainda não há um preço para a telha solar, mas essa informação deve ser divulgada em breve.

Para se manter atualizado sobre o lançamento, comercialização e outros detalhes acerca da telha solar da Eternit, entre em contato com a SolFácial, nós temos todas as informações do mundo da energia solar para você!

Prossiga com a leitura se quiser saber mais informações comparativas da telha solar em relação aos painéis convencionais.

A telha solar da Eternit

A primeira telha solar totalmente brasileira começou a ser desenvolvida em 2020 pela Eternit. A fabricante afirma que o produto será capaz de gerar até 1,15 kWh por mês, com uma potência de 9,16 W. 

Batizada de Eternit Solar, a telha é feita de fibrocimento e trata-se de uma tecnologia inovadora, criada com o intuito de democratizar o acesso à energia sustentável. Desde o início de seu projeto, passou por processos para que sua geometria fosse adequada e permitisse a incorporação das células fotovoltaicas. 

O formato da Eternit Solar é ondulado e levemente plano no topo das ondulações, onde são integradas as células. A peça apresenta dimensão de 2,44 m x 1,10 m.

Com a potência informada pela fabricante, 4 a 6 telhas seriam o suficiente para atender à demanda energética de uma residência pequena. O restante da cobertura, portanto, pode ser composto de telhas de fibrocimento comuns. 

Seu peso deve ser praticamente o mesmo em relação às telhas comuns. Assim, possibilita a instalação em estruturas pré-existentes, sem necessidade de realizar modificações ou adaptações na estrutura do telhado. 

As telhas tradicionais Eternit são muito tradicionais a muito tempo no ramo da construção
As telhas tradicionais Eternit são muito tradicionais a muito tempo no ramo da construção.

Para aprimorar o desenvolvimento do produto e ter uma melhor avaliação quanto ao seu desempenho e adequação aos diferentes perfis de cliente, a Eternit elaborou projetos-piloto encaminhados para variados tipos de imóveis. 

Esses projetos envolvendo as telhas solares da Eternit incluem diversos tipos de edificações, como casas populares, comunidades, galpões e construções sem telhado aparente.

A empresa também tem a pretensão de fazer a incorporação das telhas solares em instalações comerciais, postos de gasolina e projetos na área agrícola e aviária. 

Assim, a Eternit saberá mensurar exatamente a funcionalidade da telha solar e as especificidades para instalação, produção de energia e manutenção.

Esses projetos devem ser avaliados durante os próximos meses e, obtendo análises bem-sucedidas, o próximo passo será definir o cronograma para possibilitar a sua comercialização. 

Com a rápida e constante atualização do mercado de energia solar, a tendência é que as telhas solares se tornem cada vez mais atrativas e tecnológicas. Confira a seguir mais detalhes sobre o seu preço.

Prós e contras das telhas solares

É inevitável não traçar comparações entre as telhas solares e os painéis solares convencionais. Afinal de contas, o segmento de energia solar depende do lançamento de novidades e inovações competitivas, que ofereçam sempre as melhores condições ao consumidor. 

As telhas solares harmonizam melhor com a arquitetura das edificações e oferecem mais praticidade. Fatores como esses podem fazer toda a diferença na hora da compra. 

Mas seus pontos positivos não param por aí. Elas também são fáceis de instalar e apresentam melhor acabamento estético, por isso para quem gosta de priorizar a aparência da construção elas podem ser uma opção mais atrativa.

Enquanto os painéis solares têm cores que podem destoar do restante do telhado, as telhas solares são desenvolvidas justamente para oferecer uma combinação harmônica com as telhas comuns, ou até mesmo para replicá-las. Para consumidores que não abrem mão de um telhado bonito, elas são a melhor alternativa. 

Confira os prós e contra das telhas solares
Confira os prós e contra das telhas solares.

Como beleza não é tudo, é importante colocar também outros aspectos na balança, como a praticidade. As telhas solares podem ser uma escolha interessante em casos específicos, quando o consumidor tem intenção de substituir todo o telhado do imóvel.

Quando o sistema fotovoltaico envolve a instalação dos painéis solares convencionais, a solução para garantir a inclinação e ângulo ideais muitas vezes envolve o uso de suportes, proporcionando mais flexibilidade.

Já quanto às telhas solares, é preciso que essa seja de fato uma opção adequada à estrutura do telhado para obter um bom resultado.

As telhas solares são fabricadas com tecnologia de ponta, desenvolvidas para serem resistentes a vazamentos e chuva de granizo. Instaladas como as telhas comuns, possuem células fotovoltaicas encapsuladas ou sobrepostas fixadas em seu corpo.

A eficiência energética é outro aspecto importante para se levar em conta, pois está relacionado ao desempenho final oferecido pela tecnologia e, consequentemente, à capacidade de atender à demanda energética do cliente e seu imóvel.

Os painéis solares têm geralmente uma eficiência entre 16% e 22%, enquanto que as telhas solares podem alcançar, em média, de 10% a 20%. Com essa variação semelhante, as telhas não deixam a desejar em relação aos painéis convencionais quanto a esse aspecto. 

Tudo o que você precisava saber sobre telhas solares
Tudo o que você precisava saber sobre preço da telha solar.

Ainda não há informações a respeito da durabilidade das telhas solares. Isso se deve ao fato de ser uma tecnologia recente, que ainda não foi utilizada por tempo suficiente para tirar conclusões certeiras sobre a sua vida útil

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares