Cada vez mais, a energia solar e a agricultura estão se unindo para que os produtores tenham benefícios energéticos. Com uma grande quantidade de maquinários e processos necessários, a eletricidade advinda de fontes sustentáveis ajudam a reduzir as contas.

Além disso, existe a possibilidade dos painéis solares serem utilizados em conjunto com projetos plantios e fortalecimento do solo. Alguns estudos internacionais já apontam para isso, por exemplo, mostrando o potencial desses projetos para atrair polinizadores.

Dessa forma, o potencial sustentável da energia solar está atrelado a outras possibilidades de pensamentos verdes. Isso é resultado do investimento científico, tecnológico e financeiro da diversos setores que trabalham para um futuro melhor.

Avanço das práticas agrícolas com uso de energia solar

A agrovoltaica (a prática de usar a terra para energia solar e agricultura) está em ascensão no mundo e, em especialmente, na França.

Na região de Haute-Saône, no nordeste do país, um experimento está sendo conduzido pela empresa de energia solar TSE. Espera-se descobrir se a energia pode ser gerada sem prejudicar as plantações de cereais em grande escala.

Tentativas anteriores de experimentar a prática agrovoltaica foram através de projetos de menor escala. Mas, ansiosos para ver se ela pode prosperar em nível industrial, 5.500 painéis solares estão sendo espalhados por uma fazenda na cidade de Amane pela TSE.

Se for bem-sucedido, o conjunto pode ser revolucionário para as indústrias agrícola e de painéis solares.

Maiores dados sobre o projeto

energia solar pode mudar o futuro da agricultura no mundo
Energia solar pode mudar o futuro da agricultura no mundo.

“O objetivo era poder atender às necessidades da França em termos de desenvolvimento de energia renovável, sem prejudicar as terras agrícolas. Isso permitiria o desenvolvimento contínuo de atividades agronômicas e agrícolas, neste caso, em culturas de campo, bem como na pecuária.”

Xavier Guillot, chefe de pesquisa e desenvolvimento agronômico do TSE.

Guillot explica que o objetivo é permitir que os agricultores continuem produzindo alimentos enquanto fornecem sombra para proteger as plantações das mudanças climáticas – como as secas e o clima muito quente, observados neste verão.

A TSE é uma das principais produtoras de energia solar na França. Assim, diz que os painéis solares em seu experimento produzem 2,5 megawatts nos horários de pico – o equivalente à energia consumida por 1.350 pessoas. Além disso, esse projeto está programado para ser conectado à rede elétrica no início de dezembro.

Capazes de seguir o caminho do sol, os painéis solares também podem se deslocar verticalmente para deixar a chuva passar. Bem como, podem mover-se horizontalmente, limitar os danos do granizo ou até mesmo fazer o solo mudar de temperatura a depender do clima.

Quer ficar atualizado?

Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!

Posts Similares