O financiamento de energia solar é uma excelente opção para viabilizar a aquisição desse tipo de tecnologia, sobretudo no caso das indústrias, que envolvem grandes e complexos projetos de sistemas fotovoltaicos.
Com o alto consumo de eletricidade devido ao trabalho quase contínuo das máquinas e motores, os gastos com as contas de luz nas indústrias são quase sempre motivo de preocupação. O investimento em energia sustentável é a solução ideal para diminuir os custos com as contas, além das diversas outras vantagens envolvidas.
No artigo a seguir, você vai ver porque vale a pena optar pelo financiamento da energia solar industrial, e quais são as melhores linhas de financiamento oferecidas atualmente. Boa leitura!
O financiamento para energia solar industrial vale a pena?
O valor para adquirir equipamentos fotovoltaicos e instalá-los é proporcional ao consumo de energia. Sendo assim, é de se imaginar que aderir à energia solar industrial exige um alto investimento inicial, devido ao alto consumo mensal que fábricas e indústrias têm no que diz respeito à eletricidade.
Ainda assim, adquirir um sistema fotovoltaico sai ainda mais barato do que depender totalmente da distribuição de energia elétrica pela concessionária de energia.
A economia nas faturas nem sempre é o suficiente para pagar totalmente as parcelas mensais do financiamento, mas essa mudança ajuda a amenizar consideravelmente os gastos com eletricidade, pagando uma parte das prestações a vencer.
Eventualmente, com a economia nas contas e o passar dos anos, os custos da instalação acabam sendo pagos pelo próprio sistema de energia solar.
Ainda que o financiamento envolva um longo prazo até que seja totalmente quitado, quando falamos de energia solar, estamos tratando também de um benefício a longo prazo, já que um sistema solar fotovoltaico composto por equipamentos de alta qualidade deve durar pelo menos 25 anos.
Já as vantagens do financiamento podem ser percebidas logo após a aprovação do crédito, com a liberação do dinheiro para a compra e instalação do equipamento.
Confira no próximo item quais as principais linhas de crédito para financiamento de energia solar industrial. São diversas opções disponíveis para você fazer a melhor escolha para o seu negócio.
Principais linhas de crédito e suas taxas de financiamento
O Construcard, da Caixa Econômica Federal, é atualmente uma das principais alternativas para financiamento de energia solar. É uma linha de crédito disponível tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, com taxas de juros que podem variar entre 1,96% a 2,35% ao mês.
O parcelamento pode alcançar até 240 meses, com financiamento de até 100% do valor necessário para realizar o investimento.
Outra opção a ser considerada é a Linha Economia Verde, oferecida pela Agência de Desenvolvimento Paulista. Essa linha possibilita o financiamento de até 100% de projetos de pequenos e médios empresários e microempreendedores, com taxas de juros de até 0,53% ao mês, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O prazo de carência pode chegar a 24 meses, com prazo total de financiamento de 120 meses.
O Financiamento de Placas Solares do banco Santander também busca incentivar o uso de fontes renováveis, oferecendo soluções para pessoas físicas e jurídicas, que tenham ou não conta no banco.
Nesse caso, é possível parcelar a instalação de um sistema fotovoltaico em até 72 meses ou 6 anos, incluindo até 100% dos itens financiáveis. Sua taxa mensal de financiamento é de 1,16%.
Se o seu negócio faz parte do setor rural, então uma das opções possíveis para financiamento de energia solar é o Pronaf Eco, linha de crédito do Banco do Brasil destinada aos produtores rurais que desejam investir em soluções ambientais e de silvicultura.
Para ser contemplado por essa linha, é preciso ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Disponibiliza financiamento para pagamento em até 10 anos, com 3 anos de carência e taxa de juros de 3% ao ano.
Para moradores da região Nordeste, uma das principais linhas de crédito disponíveis é a FNE Sol, oferecida pelo Banco do Nordeste do Brasil com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE.
Esse financiamento está disponível para pessoas físicas e jurídicas que queiram adquirir equipamentos que, juntos, constituem um sistema de mini e microgeração de energia. Essa linha não fica restrita somente à energia solar, podendo ser utilizada também na fonte eólica, hidroelétrica ou biomassa.
Com ela é possível financiar até 100% do investimento, com prazo para pagamento em até 12 anos e carência de 6 meses a um ano. As taxas de juros podem variar de acordo com o porte do empreendimento: em torno de 10% para grandes empresas, 8,5% para médias e entre 7,6% e 8,5% para as empresas menores.
A fintech Solfácil é especializada no financiamento de projetos de energia solar, e também oferece boas opções para quem deseja investir nesse tipo de tecnologia. É responsável por viabilizar projetos de energia solar fotovoltaica em todo o Brasil para residências, comércios, empresas, indústrias e propriedades rurais.
Oferece parcelamentos em até 120 meses, com carência de até 180 dias e taxas de juros a partir de 1,32% ao mês. Através dessa linha, é possível financiar até 100% do valor do sistema de energia solar,
Com a grande diversidade de linhas de crédito oferecidas no mercado, é possível analisar e escolher a que melhor corresponde às suas possibilidades. Não apenas as taxas de juros devem ser analisadas, como também o prazo para pagamento total das parcelas.
Como se trata de um investimento importante, vale a pena realizá-lo com a ajuda de uma empresa que você confie.
Ficou com alguma dúvida não esclarecida sobre o financiamento de energia solar? Entre em contato conosco hoje mesmo para sanar todas as suas questões.