Na Europa, a busca por energia tem se tornado cada vez mais desafiadora. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia levou muitos países europeus, incluindo a Alemanha, a reduzir sua dependência do gás natural importado da Rússia. Como resultado, há um maior interesse em fontes alternativas, como a energia solar.

A Europa estabeleceu uma meta ambiciosa de tornar a energia solar sua principal fonte de energia até o final da década, visando triplicar a quantidade de energia gerada por energia solar até 2030.

Esse objetivo inclui a aspiração da Alemanha de reviver sua indústria de energia solar, que experimentou seu último crescimento significativo há mais de uma década, mas desde então tem sido ofuscado pelo domínio da China no mercado.

O mercado solar mudou desde o início dominante da Alemanha

Nos anos 2000, o governo alemão oferecia generosas tarifas feed-in, tornando o país um líder global em energia solar e promovendo avanços significativos em pesquisa e desenvolvimento. No entanto, em 2013, uma mudança na lei alemã tornou a energia renovável mais cara, levando a um declínio acentuado no setor.  Assim, a indústria mudou seu foco para a Ásia.

A China, em particular, tornou-se o ator dominante no mercado solar global, superando os investimentos da Europa em dez vezes desde 2011. Com o apoio do Estado, a produção chinesa de painéis solares se desenvolveu, beneficiando-se de centros de pesquisa gratuitos, energia subsidiada e uma cadeia de suprimentos abrangente.

Imagem representando o uso de energia em escala global.
Energia elétrica em alguns países do mundo.

As empresas alemãs observaram suas contrapartes chinesas assumirem o controle de toda a cadeia de fornecimento de tecnologia solar, com a China fabricando 97% das pastilhas de silício e mais de três quartos dos painéis solares do mundo em 2022.

Os EUA também pode tentar conter o domínio de energia solar da China

Esforços para combater o domínio da China no mercado solar estão sendo considerados por vários países, incluindo os Estados Unidos. A administração do governo de Biden mostrou potencial nesse sentido com a Lei de Redução da Inflação, que propõe incentivos para produtores e proprietários de painéis solares.

Mas a Alemanha e a União Europeia (UE) também estão preparadas para oferecer incentivos substanciais. A UE estabeleceu uma meta de atingir pelo menos 80% de energia renovável no setor elétrico até 2030, criando um ambiente de investimento favorável para empresas na Europa.

A Europa pode mudar o equilíbrio da indústria de energia solar

A Europa tem potencial para remodelar o cenário global de tecnologia limpa e desafiar o domínio da China na indústria solar. A Lei da Indústria Líquida Zero da UE, com a Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos, pode fazer pender a balança a favor da Europa e dos Estados Unidos. Uwe Krautwurst, da Heckert Solar, concorda com a urgência de uma ação rápida da UE e da Alemanha para reviver a indústria solar do país.

Fonte: NPR

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares