O inbound marketing se mostrou um método extremamente eficaz para empresas que desejam alcançar cada vez mais público por meio da internet. Diferente do que acontece no marketing tradicional (também chamado de outbound marketing), as técnicas de inbound não consistem ir atrás do cliente, mas explorar canais como blogs, redes sociais e mecanismos de busca para que o cliente seja atraído até a empresa.

Sendo assim, o inbound marketing é uma estratégia que deixa o conteúdo comercial em segundo plano, já que é fundamentada na produção de conteúdos que sejam relevantes para o público. 

Através da produção desses conteúdos, essa abordagem representa uma oportunidade de sucesso para empresas que estão começando e desejam encontrar e atrair seu público-alvo, ou até mesmo para aquelas que precisam de uma repaginada para recuperar clientes.

Confira no artigo a seguir tudo o que você precisa saber para tirar o máximo proveito possível do inbound marketing. Boa leitura! 

O que é inbound marketing? 

O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing baseadas na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico.

Seu objetivo é atrair a atenção e o interesse de potenciais clientes para os produtos e serviços oferecidos pela empresa que explora essas estratégias.

Ou seja, os consumidores basicamente são atraídos pela mensagem emitida pela empresa em seus canais de comunicação, o que explica porque essa abordagem também é chamada de “marketing de atração”.

Veja o que é inbound marketing e como ele se aplica ao setor de energia solar

A partir dessa aproximação, torna-se mais fácil apresentar soluções relacionadas aos motivos que levaram essas pessoas até os canais da empresa.

O conceito de inbound marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos, e começou a se popularizar a partir de 2009, devido ao lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, cofundadores da empresa Hubspot.

Desde então, essa abordagem cresceu de maneira impressionante e passou a fazer parte da estratégia de comunicação de empresas de diferentes segmentos de mercado que desejam conquistar (e reconquistar) clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade no setor em que atuam. 

O principal diferencial do inbound marketing é que quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário – como costuma ocorrer no marketing tradicional, ou outbound marketing. Sendo assim, são realizadas iniciativas para atrair potenciais clientes até o blog, site ou redes sociais da empresa.

A partir disso, é desenvolvido um trabalho para fortalecer a identificação criada e construir um relacionamento de confiança entre empresa e cliente.

Consiste basicamente em atrair clientes até sua empresa

Os conteúdos criados no inbound marketing visam educar a audiência sobre o segmento no qual a empresa atua. No seu caso, por exemplo, pode ser interessante tratar de temas como meio ambiente, sustentabilidade, consumo consciente, economia de energia, energia renovável, e assim por diante. 

Desse modo, cria-se uma forte conexão baseada na identificação e na confiança, que pode influenciar a decisão de compra do público-alvo interessado nas soluções de energia solar que sua empresa oferece.

É interessante observar que o conceito de inbound marketing surgiu em um contexto no qual o marketing digital vinha ganhando importância.

Se antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, com a internet ele passou a ter controle de decisão sobre tudo, como os canais que acessa, o conteúdo que consome e até mesmo as formas que prefere consumir.

Sendo assim, nada mais estratégico do que conquistar o cliente a partir das suas preferências e interesses. Para ter sucesso com isso, é importante trabalhar com um planejamento inteligente, que se converta em ações assertivas. Confira a seguir como fazer isso.

Como usar o inbound marketing para atrair e recuperar clientes?

Como já deu para notar, há diversas maneiras de utilizar o inbound marketing para atrair e recuperar clientes.

Veja como aplicar esta ferramenta para atrair e recuperar seus clientes de energia solar

Neste tópico, falaremos sobre as principais ideias que você pode implementar em sua empresa. Mas, antes disso, vale a pena entender as etapas que compõem esse tipo de abordagem. Descubra a seguir quais são elas.

As 5 etapas do inbound marketing

Antes mesmo de explorar as estratégias do marketing de atração, é preciso ter um entendimento acerca das suas etapas e como elas se relacionam. Ou seja, é importante saber atrair, converter, relacionar, vender e analisar. 

Tudo começa com a etapa de atração, que consiste em trabalhar para atrair os consumidores que se tornarão leads da sua empresa na próxima etapa. Sendo assim, nessa etapa é preciso desenvolver conteúdos que provoquem o público a querer saber mais e continuar acompanhando as iniciativas da sua empresa. 

Aposte na criação de um blog, onde você possa postar artigos relevantes e que sejam de interesse do público que você deseja atrair. As redes sociais também são importantes para essa etapa, já que é por meio delas que sua empresa poderá compartilhar e impulsionar suas publicações.

A segunda etapa é a de conversão, momento em que você irá converter seguidores e visitantes do site em leads.

Os leads são potenciais clientes ou contatos que demonstraram interesse no seu produto ou serviço, e que, geralmente, fornecem informações de contato em troca de conteúdo relevante ou ofertas especiais.

Veja quais são os processos que o inbound marketing deve obedecer para ser bem sucedido

Sendo assim, aproveite as trocas e interações realizadas com seu público para recolher dados que posteriormente poderão ser utilizados a seu favor. Disponibilize materiais interessantes em troca dessas informações. 

Em seguida, é hora de relacionar. É nessa etapa que você irá identificar o estágio da jornada do cliente que o seu lead está. Ele pode já estar cogitando fechar negócio, ou estar apenas em busca de informações.

Independente disso, é importante respeitar o momento de cada lead e não empurrar uma venda se identificar que ele não está preparado para essa abordagem. 

O momento seguinte consiste no objetivo principal, que é vender. Todo o processo até aqui visa gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Esse é o momento de aproveitar as informações que tem sobre o seu lead para fazer uma oferta imperdível.

Ao contrário do que muitas empresas pensam, o processo de vendas não se encerra na venda. É necessário, ainda, analisar o desempenho de todo o seu processo de inbound marketing para descobrir se as estratégias implementadas estão realmente trazendo bons resultados.

Dessa maneira, é possível descobrir se a empresa está aproveitando todo o seu potencial. A etapa de análise ajuda a identificar oportunidades de melhorias em todos os momentos da jornada de compra do cliente.

Agora que você já está familiarizado com as etapas do inbound marketing, confira a seguir as possibilidades que podem ser exploradas pela sua empresa para atrair e recuperar clientes.

As principais estratégias que esta ferramenta utiliza

Se a sua empresa pretende investir em inbound marketing, garantir a presença online é fundamental. As redes sociais são importantes aliadas nesse contexto, e devem ser exploradas sobretudo para atrair e encantar clientes.

Caso o intuito seja retomar o contato com clientes inativos e recuperar sua confiança, essas plataformas também são muito úteis. 

Utilize as redes para compartilhar conteúdo relevante e direcionar os seguidores para o site ou landing page da empresa.

Veja as estratégias para que este processo funcione

Uma landing page é uma página de um site projetada especificamente para converter visitantes em leads. Por meio dela, o usuário pode preencher um formulário, fazer um download, se inscrever em um serviço ou até mesmo fazer uma compra.

Como o objetivo é atrair e encantar, é importante evitar a divulgação de conteúdos exclusivamente comerciais. Pense em informações que respondam às dúvidas comuns e dicas que possam ser úteis no dia a dia das pessoas que acompanham sua empresa nas redes.

Para criar um conteúdo assertivo, é importante saber quais são as dúvidas, necessidades, curiosidades, expectativas e preocupações do seu público, e desenvolver materiais a partir disso.

Quer saber mais sobre o uso das redes sociais? Clique aqui e acesse nosso artigo sobre como gerenciar as redes sociais da sua empresa de energia solar.

Além das redes sociais, vale a pena investir em SEO (sigla para Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca em inglês), um conjunto de estratégias cujo objetivo é rankear as páginas do site da empresa no Google e em outros mecanismos de busca.

Assim, é possível garantir uma posição privilegiada para o seu negócio quando os usuários fizerem pesquisas relacionadas à energia solar.

Dicas para otimiza seu processo de inbound marketing

Estar bem rankeado no Google garante maiores taxas de cliques em seus conteúdos e, consequentemente, maiores volumes de tráfego para o seu site. Sendo assim, o SEO deve ser uma das prioridades da estratégia de inbound marketing da sua empresa.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre a importância do SEO para o integrador de energia solar. 

A geração de leads é outra técnica indispensável para o seu planejamento de inbound marketing, já que está intimamente relacionada à etapa de conversão que vimos anteriormente. Ao converter um visitante do seu site em lead, você cria a oportunidade de manter contato com ele. 

As principais opções para gerar leads são landing pages (com conteúdos como ebooks e simuladores), pesquisas, cupons de desconto, formulários em redes sociais e webinars, entre outros.

Clique aqui para saber a diferença entre leads e prospects e como gerá-los para sua empresa de energia solar.

Outra possibilidade interessante é o email marketing, técnica utilizada tanto pelo inbound quanto pelo outbound marketing.

Esse é um dos recursos mais relevantes para levar um lead a se tornar cliente, e os números comprovam isso: segundo pesquisa da E-commerce Trends, 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um e-mail, e 73% dos profissionais de marketing consideram que essa técnica gera um ROI (Retorno sobre o Investimento) positivo. 

Veja como o e-mail marketing contribui para esta estratégia

O e-mail marketing serve para nutrir o lead ao oferecer conteúdo de valor e apresentar respostas para as dúvidas dele. Dessa forma, gera engajamento e contribui para que, no momento certo, a venda aconteça.

Se deseja saber mais sobre essa estratégia, confira como utilizar o e-mail marketing na recuperação de clientes de energia solar.

Para finalizar nossas sugestões de estratégias de inbound, é preciso falar sobre os softwares para automação de marketing.

Esse tipo de recurso ajuda a executar tarefas como a criação de landing pages e formulários, geração, pontuação e rastreamento de leads, segmentação e personalização de conteúdo, envio de email marketing, monitoramento de dados e muitas outras funções.

Esse é o tipo de ferramenta que não pode faltar em empresas que desejam investir em inbound marketing. Ela amplia a produtividade da equipe, contribui com um melhor aproveitamento de recursos, otimiza a taxa de conversão e aumenta o retorno sobre o investimento. 

Viu só quantas possibilidades o inbound marketing pode oferecer e de quantas maneiras ele pode ajudar sua empresa a crescer e potencializar resultados? Vale a pena investir em uma abordagem com tantos recursos, não é?

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com as demais pessoas da sua equipe de trabalho para propagar como o inbound marketing pode ajudar a atrair e recuperar clientes de energia solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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