Telha metálica. O momento de escolher o tipo de telha para a cobertura da sua edificação é uma etapa fundamental. É preciso atenção na hora de escolher os materiais que vão compor o telhado para evitar problemas como infiltrações, goteiras, mofo e uma série de outras complicações indesejadas.

As telhas metálicas são uma das mais escolhidas, em função de aspectos como durabilidade, segurança e custo-benefício. Colocando na ponta do lápis, você vai observar que o investimento nesse tipo de telha vale a pena, sendo uma forma de priorizar a estrutura do seu galpão industrial. 

Neste artigo, vamos dar dicas de como escolher o material para a cobertura e falar sobre os tipos de telhas metálicas para galpão industrial. Confira! 

Como escolher o material da telha metálica?

Para escolher as telhas para o seu galpão, um dos aspectos mais importantes de priorizar é a qualidade do material utilizado. A durabilidade e a resistência devem ser consideradas, pois garantem que as boas condições da edificação durem por mais tempo. 

Veja como escolher o material ideal da telha metálica
Veja como escolher o material ideal da telha que usará em sua obra

Observe as opções disponíveis no mercado, peça recomendações do construtor responsável pelo projeto e verifique qual tipo de telha melhor atende às necessidades da sua produção. Considere também a dimensão do espaço a ser coberto.  

Quem se preocupa exclusivamente com o preço dos materiais pode preferir telhas produzidas com matéria-prima de baixo custo, mas é importante pontuar que esse tipo de equipamento acaba demandando mais manutenção e, consequentemente, despesas constantes.

Assim, escolher as opções mais baratas do mercado nem sempre é garantia de economia, pois a médio e longo prazo pode resultar em prejuízos. 

Telhas com qualidade superior valem mais a pena, pois evitam que você tenha dores de cabeça com sua construção lá na frente. As telhas metálicas oferecem mais vantagens que a maioria das outras opções, e são uma excelente opção para quem não quer pôr a qualidade da sua obra em risco. 

Por isso, são comumente as mais sugeridas por profissionais e fornecedores do setor de construção civil. Confira a seguir as principais vantagens das telhas metálicas e os tipos que existem. 

Quais as vantagens das telhas metálicas?

A tecnologia envolvida no setor da construção civil permite que os materiais utilizados em obras evoluam constantemente. É o caso das coberturas metálicas, que estão cada vez mais resistentes e leves.

Dentre os vários tipos de telhas disponíveis para a cobertura metálica de galpão, as mais comuns e procuradas são as telhas de alumínio ou aço com forma trapezoidal ou ondulada, e as telhas termoacústicas com material isolante de poliuretano.

Veja as vantagens de usar telha metálica em sua obra
Veja as vantagens de usar telha de metal em sua obra

Ambas são excelentes opções, pois interagem bem com diversos elementos complementares, como forros, isolamentos térmicos e acústicos, para-raios, iluminação artificial e aparelhos de climatização, contribuindo para a redução de despesas com energia elétrica.

Na construção de galpões, é muito comum a utilização de telhas curvas ou multidobras, que são fabricadas sob medida para os “sheds” em arcos e permitem a iluminação e ventilação naturais. 

Uma das principais vantagens das telhas metálicas para galpões é que elas podem ser montadas em vãos cada vez maiores e com estruturas de apoio reduzidas. Isso é possível por conta da resistência e leveza do seu material, que valoriza o seu custo-benefício e atrai ainda mais os clientes.

Outro ponto a seu favor é que, devido à utilização de telhas metálicas em conjunto com materiais isolantes, esse tipo de cobertura forma unidades termoacústicas que reduzem a passagem de calor e ruído para o ambiente interno, proporcionando bem-estar aos funcionários e maior proteção aos itens armazenados em seu interior. 

Por fim, atualmente também é possível escolher as telhas de acordo com a cor de sua preferência, já que a tecnologia para pintura proporciona maior diversidade de cores e uma proteção extra contra as intempéries.

Agora confira no próximo tópico quais são os tipos de telha metálica para galpão. 

Tipos de telha metálica disponíveis no mercado 

As telhas metálicas possuem variedade quanto ao material utilizado em sua fabricação e com relação aos formatos. Podem ser trapezoidais ou onduladas, e fabricadas em alumínio, cobre, zinco, estanho e aço galvanizado. Essa diversidade permite a personalização da obra, levando em consideração o preço, o estilo da construção e a durabilidade do produto. 

As principais telhas metálicas usadas pela construção civil para cobertura de galpões industriais são as galvanizadas, galvalume e termoacústicas. 

As telhas galvanizadas são produzidas através de ligas de alumínio. Contam com um processo químico em sua fabricação que impede que enferrujem e sofram corrosão, garantindo sua duração por muito mais tempo.

Podem ser empregadas nos mais diversos tipos de edificações, pois são inquebráveis e incombustíveis. Podem ser feitas sob medida, segundo modelo e comprimento solicitados pelo consumidor e o construtor responsável pela obra. 

As telhas galvalume são a opção ideal para coberturas e fechamentos laterais. São leves e resistentes, e por isso são fáceis de transportar, armazenar e instalar, tornando mais dinâmico o processo de montagem.

Existem vários tipos de telha de metal, veja qual se adapta a sua necessidade
Existem vários tipos de telha de metal, veja qual se adapta a sua necessidade

Esse tipo de telha possui qualidade e durabilidade muito superiores às oferecidas pelas telhas metálicas fabricadas com chapas de custo inferior, e por isso oferecem um ótimo custo-benefício. Com aparência de alumínio e resistência de aço, são compostas por 43,5% de zinco, 55% de alumínio e 1,5% de silício.  

Por fim, as telhas termoacústicas (também chamadas de telhas sanduíche) são comumente feitas sob medida, e também podem ser usadas para a vedação de paredes e fachadas, ou como divisórias.

São produzidas em aço galvanizado ou galvalume, e contam com um preenchimento que pode ser de isopor ou poliuretano, que garante isolamento térmico e acústico. A camada isolante das telhas termoacústicas é capaz de conter melhor as interferências externas, como o calor do sol e o barulho provocado por maquinário ou pelas chuvas. 

Além dessas três opções principais, também é possível encontrar o modelo forro, que possui acabamento reto em aço galvalume. Geralmente são de cor branca, revestidas com uma película de polietileno que garante proteção durante o transporte e montagem.

Esse tipo de telha não escurece e nem amarela com o tempo. Por serem brancas, ajuda a deixar o ambiente mais claro, economizando no consumo de energia elétrica. 

Sabendo dos tipos de telhas disponíveis no mercado da construção civil, fica mais fácil tomar uma decisão em conjunto com o responsável pelo projeto do seu galpão industrial. Observe qual oferece melhor custo-benefício, priorizando a segurança e a qualidade final da sua obra. 

Energia Solar em sua Indústria com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua indústria e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Tem mais dúvidas sobre a telha metálica? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou entre em contato conosco.

Veja resumo do post no story abaixo.

Posts Similares

Estórias Solares