Árvores solares de metal adornadas com um dossel de painéis solares, capazes de gerar eletricidade, serão o futuro para o carregar veículos elétricos. Essas árvores solares aproveitam a energia solar através dos painéis nano fotovoltaicos e podem incorporar uma bateria dentro do suporte da árvore para armazenamento de energia.

Carregamento de veículos elétricos

O Reino Unido testemunhou uma rápida expansão no mercado de veículos elétricos (VE), com mais de 40 mil locais com carregamento em 2023 – 37% mais que no ano anterior, conforme o ZapMap. No entanto, esse crescimento ainda fica aquém da demanda crescente, já que o Comitê de Mudanças Climáticas do país estima que até 2032, serão precisos 325.000 locais de carregamento para suportar o aumento da frota elétrica.

A CEO da SolarBotanic Trees, enfatiza a necessidade de infraestrutura nessa área e afirma a colaboração da empresa com fornecedores nessa parte de carregamento dos veículos. O Grupo Raw Charging já fez uma compra de 200 árvores solares, com a intenção de incorporá-las à sua marca de carregamento tanto no próprio país como na Europa.

Árvores solares

Estética e eficiência com as árvores solares

Embora já existam estacionamentos movidos a energia solar, o SolarBotanic Trees visa fornecer algo que também seja esteticamente agradável. O design visualmente atraente das árvores solares as torna uma adição atraente para centros comerciais, hotéis, sedes corporativas, entre outros.

Em contraste com as árvores que já se tem em Dubai, que contam com 4 mil metros quadrados, essas novas árvores solares são projetadas para serem eficientes ocupando menos espaço, com aproximadamente 4,5 metros (15 pés) de altura. Isso permite uma integração mais fácil em espaços públicos.

Essas árvores poderão gerar até cinco quilowatts de energia, semelhante ao que se obtém nos locais de carregamento convencionais. Carregar um veículo com 50 quilowatts-hora de bateria de 20% para 80% levaria aproximadamente 7 horas com essa potência.

A empresa planeja desenvolver uma versão com uma potência de 3,2 quilowatts, com preço entre £ 10.000 e £ 15.000 (US$ 12.000 a US$ 18.000) se tornando mais acessível. Esse modelo compacto encontraria aplicação em campus universitários, shoppings e outros locais, com o intuito de carregar dispositivos móveis, como celulares e tablets, iluminações e publicidades.  

Além disso, a incorporação de um sistema de armazenamento dentro do suporte da árvore reduz a dependência que se tem com a rede elétrica, permitindo o armazenamento do excedente de energia diurna para uso a noite ou dias nublados, quando a luz solar é limitada.

Fonte: CNN

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares