No cenário energético em constante mudança, uma aliança inesperada está se formando entre duas fontes aparentemente díspares: energia solar e recuperação de petróleo.

Em meio aos desafios globais de segurança energética e preservação ambiental, a indústria do petróleo está se voltando para a energia renovável, especificamente a solar, para os processos de recuperação de petróleo.

Historicamente, as operações de recuperação de petróleo têm sido intensivas em energia, dependendo fortemente da combustão de combustíveis fósseis. Isso não apenas esgota as reservas finitas de combustível fóssil, mas também eleva substancialmente as emissões globais de gases de efeito estufa.

Recuperação de petróleo aprimorada com energia solar

A energia fotovoltaica, um recurso renovável e abundante, pode ser captada por meio de células fotovoltaicas para gerar eletricidade. Essa energia pode subsequentemente impulsionar várias facetas da recuperação de petróleo, incluindo bombeamento e aquecimento.

Além disso, a integração dessa energia na recuperação de petróleo, denominada recuperação de petróleo aprimorada com energia solar (SEOR), pode diminuir significativamente a pegada de carbono das operações de petróleo.

A SEOR emprega energia solar concentrada para produzir vapor, que é então injetado em reservatórios de petróleo, aumentando o fluxo de petróleo. Isso evita a necessidade de queimar gás natural para vapor, reduzindo assim drasticamente as emissões de gases de efeito estufa.

Esse potencial não está confinado à teoria – ele já está sendo atualizado. Por exemplo, a GlassPoint Solar, líder em geradores solares de vapor, colaborou com a Petroleum Development Oman para construir uma das maiores instalações solares do mundo: o projeto Miraah. Esta planta emprega energia solar para produzir vapor para recuperação de petróleo, reduzindo o uso de gás natural no processo em notáveis 80%.

Vantagens e desafios

As vantagens de adotar a energia solar para recuperação de petróleo vão além dos benefícios ambientais. Podendo oferecer uma solução mais econômica para as empresas de petróleo.

Embora o investimento inicial em infraestrutura solar possa ser substancial, economias de longo prazo resultantes de gastos reduzidos com combustível podem compensar esses custos. Além disso, esse tipo de energia é menos propensa a flutuações de preços em comparação com os combustíveis fósseis, fornecendo uma fonte mais estável e previsível.

Oferecer módulos solares que entreguem um melhor desempenho ao cliente
Energia solar na recuperação do petróleo

A infusão de energia fotovoltaica na recuperação de petróleo também contribui para a diversificação energética, reforçando a segurança energética. Ao diminuir a dependência de combustíveis fósseis, as empresas petrolíferas podem mitigar os riscos associados aos preços erráticos do petróleo e interrupções no fornecimento.

No entanto, a incorporação da energia solar na recuperação do petróleo enfrenta desafios. Obstáculos técnicos, como a intermitência desse tipo de energia e a demanda por soluções de armazenamento, precisam ser resolvidos. Além disso, o apoio regulatório e político é fundamental para incentivar a transição para fontes de energia mais limpas.

Fonte: Energy Portal

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares