O painel é um dos principais componentes do sistema de energia solar, já que é por meio dele que torna-se possível captar os raios de sol para convertê-los em energia. Porém, como é um equipamento que fica exposto às condições climáticas, uma dúvida muito comum é por quanto tempo dura o painel solar.

Para que seja possível captar o máximo de raio de sol durante todo o dia, os painéis solares ficam instalados nos telhados e nas casas das empresas, o que significa que além do sol, também fiquem expostos à chuva e dependendo do clima da região, granizo. Isso faz com que a durabilidade seja afetada, já que as condições climáticas impactam diretamente na conservação do produto.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post explicando mais sobre o tempo útil de um painel solar e ainda lhe daremos algumas dicas para a conservação das suas placas. Confira a seguir!

Quanto tempo dura o painel solar?

O painel solar é um produto desenvolvido para durar mais de 2 décadas, e seu tempo útil varia entre 25 e 30 anos. Em alguns casos, pode durar mais de 40 anos, quando o produto é de qualidade e o indivíduo toma todos os cuidados para contribuir para a sua conservação.

um painel solar pode chegar a durar até 40 anos
um painel solar pode chegar a durar até 40 anos

Isso faz com que o valor investido no sistema de energia solar seja recuperado muito antes de ser necessário fazer a troca do painel, sendo mais uma das vantagens de optar por esse tipo de energia elétrica.

Como saber que meu painel solar está desgastado?

Um dos primeiros sinais de desgaste do painel solar são os riscos na superfície, causados principalmente por resíduos que podem ser trazidos com o vento. Porém, alguns outros sinais de alerta também pode ser:

  • superfície embaçada;
  • manchas;
  • oxidação dos pontos metálicos e dos fios;
  • perda de eficiência na geração de energia;
  • ressecamento;
  • trincos.

Quais cuidados necessários para aumentar a durabilidade do painel solar?

Embora os painéis tenham a durabilidade bastante elevada de forma natural, é importante que você tome todos os cuidados com ele para que a vida útil do produto seja ainda maior, podendo, em alguns casos, até duplicar. Para que isso aconteça, é necessário tomar alguns cuidados, como:

Limpar os módulos solares

Assim como quase todos os equipamentos, um dos fatores cruciais para aumentar sua durabilidade é a limpeza, e diferente do que se imagina, para limpar os painéis solares não é necessário realizar nenhum procedimento específico. Para isso, basta usar produtos neutros e um pano umedecido, evitando os produtos de limpeza que sejam abrasivos, que fará com que o painel seja danificado e até riscado.

na hora de fazer a limpeza, evite se apoiar em cima dos painéis
Na hora de fazer a limpeza, evite se apoiar em cima dos painéis

Na hora da limpeza, nunca pise em cima das placas, tendo em vista que a superfície é bastante frágil. Também é importante que você não se apoie nelas, nem apoie baldes com água durante a limpeza.

Acompanhe os dados de produção

A manutenção preventiva serve para aumentar a durabilidade do seu painel solar por meio de procedimentos que checam se eles estão funcionando da forma correta, quais os possíveis problemas encontrados e quais as soluções adequadas para evitar a troca do equipamento.

Para isso, você pode chamar a equipe que instalou seu sistema de energia solar ou verificar os dados de geração de energia. Caso você note que a performance está diferente do adequado, é importante investigar o que pode estar causando o problema.

Faça a manutenção periódica

É importante que você mantenha uma rotina de manutenção periódica com seus painéis solares para aumentar a durabilidade e garantir que eles durem mais de 25 anos. A manutenção deve ser feita mesmo quando aparentemente estão funcionando de forma perfeita.

Indicamos que de tempos em tempos você:

  • faça a limpeza como ensinamos no tópico 1;
  • faça o acompanhamento dos dados de produção de energia;
  • faça uma avaliação visual para verificar possíveis objetos ou excesso de resíduos sobre elas;
  • faça a substituição de fios, conectores e outros pequenos itens ao notar que há necessidade.

Mantenha os painéis na posição adequada

A posição dos painéis é algo crucial quanto o assunto é a sua eficiência. Afinal, se estiverem posicionados de uma forma que o sol não bata corretamente, as chances de você produzir pouca energia mesmo em horários de pico é muito grande.

De modo geral, as placas devem ficar posicionadas para o norte, já que é a direção em que mais se aproveita a luz solar, mas essa posição pode variar de acordo com a localização da sua residência ou empresa.

Quando estão posicionados de forma incorreta e sem inclinação, podem sofrer danos com mais facilidade.

Como acompanhar os dados de produção de energia

Na hora de realizar a manutenção periódica e verificar os dados de produção de energia, você deverá acessar o software ou aplicativo que estará conectado com o sistema de energia solar fotovoltaica, e ele te dará os dados de produtividade dos painéis em tempo real, além de analisar a performance diária, mensal e anual.

Com essas informações, você pode verificar qualquer tipo de falhas e meses em que a produção sofreu uma queda ou aumento. Se notar que durante um mês específico a produção caiu sem nenhum motivo aparente – mês com muita chuva ou muitos dias nublados – é importante buscar ajuda para verificar se há falhas no sistema.

O que acontece quando a vida útil do painel solar termina?

Quando a vida útil do painel está comprometida, você vai começar a notar que a produção de energia começou a ficar cada vez menor. Por exemplo, depois de 20 anos, a produção pode começar a ficar até 20% menor do que a produção inicial, embora painéis de qualidade superior possam durar mais de 30 anos produzindo normalmente quando todos os cuidados são tomados.

um dos sinais de que está na hora de trocar os painéis é a queda em seu desempenho e na geração de energia
Um dos sinais de que está na hora de trocar os painéis é a queda em seu desempenho e na geração de energia

Isso quer dizer que, sempre que notar que o rendimento da produção de energia está começando a diminuir depois de 20 anos, pode significar que está quase na hora de trocar de painel e que a vida útil dele está chegando ao fim.

Agora que você viu quanto tempo dura o painel solar, ficou fácil ver como o material consegue ficar tanto tempo exposto ao sol sem precisar ser trocado. Isso faz com que a economia de energia elétrica seja o suficiente para recuperar o investimento feito na instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, já que você ficará anos sem ter que investir em nenhum equipamento enquanto economiza energia diariamente.

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Posts Similares

Estórias Solares