As forças armadas sempre foram sinônimos de liderança tecnológica. Assim, a energia solar não deveria ser algo que fica de fora do cotidiano desse setor civíl. É isso que pensa a Austrália, que investiu milhões de dólares para levar eletricidade verde ao seu exército.

Dessa forma, espera-se uma economia nos recursos destinados às contas, que será revertido em infraestrutura, treinamento e outras necessidades. Confira um pouco mais deste projeto.

Chegada da energia solar no exército australiano

O governo local vai investir mais de 43 milhões de dólares no chamado Programa de Energia Renovável, Defesa e Segurança Energética. Assim, 10 Departamentos de Defesa da Austrália terão eletricidade verde. O objetivo é tornar essas instituições públicas locais mais independentes e autossuficientes.

O anúncio aconteceu nos últimos dias, através do assistente do Ministro da Defesa, Matt Thistlethwaite em visita a uma fazenda solar em construção. Nela, 27 mil painéis solares vão gerar 11 MW, tendo uma bateria com capacidade de 2,5MW.

Energia solar aliviará as contas da força militar australiana
Energia solar aliviará as contas da força militar australiana

Para Matt, essa evolução chega a ser bonita, caminhando para uma maior liberdade da Defesa Nacional. Ele também espera que os recursos salvos com a chegada da energia solar tornem o policiamento melhor em todo o país.

Ao todo, o projeto nas 10 localidades devem somar 60 MW por ano, o suficiente para alimentar por volta de 15 mil residências. Com o sistema de armazenamento, espera-se que os gastos com eletricidade fiquem perto de zero.

Ainda mais em um país que utiliza o óleo diesel como uma das fontes de energia a nível nacional. Por fim, o sistema de armazenamento ainda será expandido, permitindo que o uso de energia solar aumente mais ainda.

O que espera-se do projeto

Entre os projetos australianos, o maior será em Edimburgo, classificado como fazenda solar de grande escala. Isso gera expectativas, pois o país ganhou fama pelos grandiosos projetos de energia solar.

As obras já tiveram início, mas a previsão de conclusão ainda é longa. Apenas entre 2027 e 2028 as 10 instalações solares devem estar completas. Devido a esse grande tempo de previsão, muitos acreditam que os projetos serão realmente grandes.

Além da autossuficiência, essa medida deve aliviar a rede elétrica do país. Com uma crise energética que atinge diversos locais do mundo, a Austrália busca não entrar nesse problema através da energia solar.

Anteriormente, o país fez projetos semelhantes em outros Departamentos de Defesa em demais cidades. Segundo dados do governo, esse programa já salvou dos cofres públicos cerca de 380 mil dólares apenas entre 2020 e 2021.

Fonte: PV Magazine Austrália

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares