Todos sabemos que a energia solar está crescendo cada vez no Brasil. Assim, o Brasil já se tornou líder em produção dentro da América Latina. Bem como, é a que tem o maior número de projetos em construção na região.

Por outro lado, agora o país tomou maiores proporções mundiais, entrando na lista de maiores produtoras solares do mundo. Essa é a 1ª vez na história que o país atingiu essa marca e pode subir ainda mais nos próximos anos. Confira os últimos dados sobre o setor solar no Brasil.

Os maiores produtores de energia solar no mundo

O Brasil entrou para a lista de países com a maior capacidade solar instalada em todo o mundo. De 2021 para 2022, o país subiu 6 posições, terminando o ano de 2022 na 8ª posição mundial. Assim, pela primeira vez estamos no Top 10 de capacidade produtiva.

Segundo a IRENA (International Renewable Energy Agency), o país encerrou o último ano com 24.079 MW de capacidade. Para efeito de comparação, a Oceania como um todo tem 27.400 MW de produção.

Brasil entre os maiores produtores de energia solar do mundo
Brasil entre os maiores produtores de energia solar do mundo

De um ano para o outro, o Brasil aumentou sua produção em 11 GW, o que a fez subir tantas posições assim. Assim, foi o país que mais subiu no ranking de produção mundial, superando países importantes como a Espanha, França, Coreia do Sul e Holanda.

Esses dados do IRENA confirmam o que estamos vendo na realidade nacional. O número de residências com sistemas fotovoltaicos é cada vez maior. Além disso, grandes projetos estão chegando para o Brasil.

A tendência é continuar crescendo

Desde fazendas solares flutuantes, até comunidades solares, a verdade é que o Brasil receberá uma grande quantidade de investimentos. A energia solar é a líder na transição energética nacional e deve se manter assim.

Segundo a Global Energy Monitor, o país aumentará sua produção em 217 GW de capacidade até 2030. Caso isso aconteça, o Brasil pode ficar atrás apenas da China no total de produção solar.

Ainda mais que o Brasil tem um fator geográfico muito bom para a produção de energia solar. Principalmente nas regiões mais perto da Linha do Equador, onde a incidência do sol é mais forte e presente em toda a extensão do ano.

Por isso, assim como noticiado antes, esse é um dos melhores momentos para investir em energia solar. Nos próximos anos vamos sentir cada vez mais o impacto desta tecnologia em nossa rota e sociedade.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares