O LinkedIn é uma das redes sociais mais acessadas no mundo, estando no top 10 das redes sociais mais utilizadas no Brasil e contando com mais de 63 milhões de usuários ativos. Mas seu principal diferencial, que a destaca das demais, é que essa rede social é voltada para contatos profissionais, ou seja, ela consegue conectar profissionais e empresas de uma maneira muito mais direta e eficaz.

Ela oferece recursos e possibilidades que ajudam os profissionais a se conectarem e desenvolverem seus negócios de uma maneira mais dinâmica.

Como o setor de energia solar está em crescente crescimento, o LinkedIn se torna uma ferramenta extremamente interessante para que você coloque sua empresa em destaque dentro dela.

Além de auxiliar nas vendas de energia solar, o LinkedIn consegue fazer com que você se aproxime mais de fornecedores, clientes e possibilita criar conexões com futuros parceiros. Por isso elaboramos esse texto de como utilizar o LinkedIn para melhorar suas vendas em energia solar.

Como utilizar o LinkedIn como ferramenta de vendas em energia solar

Para que consiga explorar todos os recursos e benefícios que o LinkedIn pode proporcionar para sua empresa, elaboramos um passo a passo para você. Assim, conseguirá manter sua empresa conectada com seus clientes em potencial. Podendo melhorar ainda mais seus resultados.

Confira o nosso checklist de como usar o LinkedIn.

Falaremos melhor sobre os seguinte itens:

  1. Conheça seu público alvo;
  2. Crie um perfil profissional;
  3. Foque na criação de conteúdos relevantes;
  4. Identifique seus potenciais clientes;
  5. Foco no networking;
  6. Use o LinkedIn Sales Navigator;
  7. Ofereça soluções personalizadas em energia solar;
  8. Solicite recomendações;
  9. Anuncie no LinkedIn;
  10. Acompanhe seus clientes;
  11. Analise suas métricas.

1. Conheça seu público alvo

Antes de criar sua conta no LinkedIn é importante conhecer qual seu público alvo para venda de energia solar. Pergunte-se:

  • Quem são seus clientes em potencial?
  • Quais as necessidades e demandas em relação à energia solar que esses clientes possuem?
  • Onde estão esses clientes e de que forma conseguiria entrar em contato com eles?

Essas informações vão ajudá-lo a criar e moldar sua estratégia no LinkedIn, tornando sua abordagem mais eficiente.

2. Crie um perfil profissional

Para poder utilizar o LinkedIn como ferramenta de vendas em energia solar é necessário fazer parte da plataforma. Para isso você precisa criar um perfil profissional através do site, clicar em “cadastre-se” e colocar as informações solicitadas para criar sua conta na plataforma. 

Para participar da rede social LinkedIn é necessário se cadastrar.

Depois é necessário preencher as informações necessárias sobre sua empresa e serviço. Como, nome ou fantasia, nicho de atuação e serviços ofertados.

É preciso incluir uma descrição clara e objetiva sobre suas especialidades e diferenciais. Acrescente uma foto de perfil atrativa, lembrando de manter o padrão profissional.

Não se esqueça de incluir no seu perfil público informações que facilite o contato do seu cliente em potencial com você, como e-mail, telefone, site e endereço.

3. Foque na criação de conteúdos relevantes

O LinkedIn é um plataforma com ótimo alcance para compartilhar conteúdo relevante e se comunicar com seu público alvo. Você pode aproveitar essa oportunidade e criar CTA’s (call-to-action), que são chamadas para ação, durante ou ao final do seu conteúdo, incentivando seu cliente a entrar em contato com você ou clicar em um link, para saber mais informações sobre o que está falando.

Como uma empresa de energia solar você pode compartilhar diversos conteúdos, pertinentes ao nicho, como por exemplo:

  • Benefícios da energia solar: pode utilizar de gráficos e recursos visuais para demonstrar alguns benefícios da energia solar, como economia, prevenção ao meio ambiente, valorização do imóvel, entre outras.
  • Novidades do setor energético: pode citar lançamentos de produtos, atualizações de sistema e novidades que interessem ao seu público.
  • Estudos de caso: construir um caso fictício e propor uma solução adequada, a partir das demandas mais comuns dos seus clientes reais, pode ser um trunfo se utilizado da maneira correta. Esse tipo de conteúdo tem muita chance de sucesso, pois você trabalha com dores reais do seu nicho, atraindo mais a atenção do seu público alvo.
  • Depoimentos de clientes: provas sociais tem uma grande força para atrair novos potenciais clientes. Saber que determinado produto ou empresa é recomendada por outras pessoas aumenta a chance desse potencial cliente te procurar ou querer ouvir uma proposta comercial sua.

4. Identifique seus potenciais clientes

O LinkedIn te permite, através de uma ferramenta de busca, identificar possíveis futuros clientes. Utilizando filtros como localização, setores de atuação, cargo e tamanho da empresa, você pode encontrar pessoas e empresas com o perfil adequado e que podem estar interessadas em seus produtos e serviços.

Venha descobrir como achar possíveis futuros clientes no LinkedIn.

Você também pode seguir fornecedores e empresas do setor de energia solar e entrar em grupos relacionados, aumentando suas conexões e gerando novas oportunidades de negócios.

5. Foco no networking

O LinkedIn é uma rede social voltada ao negócios, ou seja, é uma ótima plataforma para que consiga se conectar a pessoas e empresas relevantes no mercado de energia solar. Enviando convites de conexão e participando de grupos de discussão você pode aumentar sua visibilidade na rede social, bem como ir a eventos do setor de energia solar.

Assim conseguirá mais contatos, melhorando seu networking com pessoas que podem, de fato, ajudá-lo a impulsionar seus negócios.

6. Use o LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta paga, que você pode obter acesso através da assinatura do perfil premium da plataforma. Essa ferramenta te ajuda a identificar e estabelecer contato com clientes em potencial, de forma mais assertiva, através de filtros avançados. 

Ele oferece vários recursos que podem ser interessantes ao seu negócio, como por exemplo, alertas de novos leads, insights sobre melhorias da conta, informações de contato, entre outros. Assim você conseguirá estar por dentro de tudo que envolve seu cliente em potencial.

7. Ofereça soluções personalizadas em energia solar

Vender energia solar significa estar preparado para oferecer uma solução personalizada às necessidades e demandas do seu cliente.

Esteja sempre preparado para oferecer uma solução a um possível cliente.

Para isso o LinkedIn permite que você obtenha informações importantes sobre seus futuros clientes, como seus interesses, histórico profissional, conexões, tipo de conteúdo consumido, o que irá te ajudar a preparar uma abordagem personalizada para cada caso, tornando-a mais eficaz.

8. Solicite recomendações

O LinkedIn permite que usuários façam recomendações no perfil de suas conexões, ou seja, é uma forma de reconhecer publicamente que aquele perfil é recomendado por outras pessoas. Você pode solicitar que clientes satisfeitos façam recomendações no seu perfil, isso será uma forma de validar sua empresa e seus serviços. 

Pode utilizar essas recomendações como prova social, aumentando a reputação da sua empresa na rede e a confiança de potenciais clientes em você.

9. Anuncie no LinkedIn

Você também pode realizar anúncios dentro do próprio LinkedIn, aumentando sua visibilidade e gerando mais leads de vendas.

Também consegue especificar seu público alvo com base em seus interesses, localizações, cargos ou qualquer outra informação que considere relevante. Assim seu anúncio será veiculado de maneira mais assertiva para pessoas com maior potencial de fechar negócios com você.

10. Acompanhe seus clientes

O LinkedIn é uma ferramenta muito útil para acompanhar as atividades online de seus clientes. Você consegue se manter atualizado dos seus interesses, os conteúdos que eles interagem, e toda sua atividade, fazendo com que consiga personalizar sua abordagem e possa criar novas oportunidades de negócios.

Acompanhe seus clientes pelo LinkedIn!

A partir disso você consegue não só produzir conteúdos com maior chance de engajamento, mas também pode utilizar essas informações para personalizar seus anúncios e melhorar suas abordagens dentro da plataforma.

11. Analise suas métricas do LinkedIn

Outra dica importante é não se esquecer de analisar suas métricas no LinkedIn. Você pode utilizar o LinkedIn Analytics para fazer o monitoramento do desempenho das suas postagens, conseguir identificar o tipo de seguidores que mais engajam com você e avaliar como anda sua taxa de conversão.

Com essas informações você será capaz de analisar se suas abordagens estão surtindo efeito e realizar os ajustes e melhorias necessárias em sua estratégia de vendas.

Realize testes de conteúdos e abordagens, e não desanime se em um primeiro momento não obtiver os resultados esperados, use isso como dados para que consiga otimizar cada vez mais seu perfil e busque sempre estar em constante aprendizado.

Conclusão

O LinkedIn é uma poderosa ferramenta para ajudar sua empresa de energia solar a aumentar a geração de leads, melhorar o relacionamento com potenciais clientes e aumentar sua taxa de conversão.

Ao criar um perfil profissional completo e atraente, e investir em recursos que te façam compreender melhor quem é seu público alvo e quais suas necessidades, você será capaz de maximizar o potencial do LinkedIn como ferramenta de vendas em energia solar. 

Sempre acompanhe as métricas de sua ferramenta.

Com tempo e dedicação, você será capaz de construir uma presença online forte, aumentando a confiabilidade da rede em você e em seus serviços, bem como aumentar a chance de fechar novos negócios no setor de energia solar.

Leia mais: Como alavancar as vendas de energia solar na internet via chat em tempo real?

Mas mesmo o LinkedIn sendo uma ferramenta tão poderosa, é importante não se esquecer de investir e manter um bom atendimento, conservando um relacionamento pessoal forte com seus clientes e procurando sempre criar conexões mais fortes com eles. 

Lembre-se de criar uma abordagem e estratégia centrada no seu público alvo, realizando ajustes que contemplem um atendimento personalizado para cada caso, tornando cada venda única. E além disso, é fundamental manter uma postura ética e profissional em toda comunicação que fizer, isso mostrará para seu público que você é transparente, aumentando a confiança deles em você.

As empresas de energia solar podem aumentar muito sua presença digital, se utilizarem o LinkedIn de forma inteligente, aumentando a visibilidade de seus negócios no mercado e impulsionando cada vez mais suas vendas de forma consistente. E você, já tem perfil criado no LinkdIn? Conta pra gente a sua experiência!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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