Os sistemas fotovoltaicos requerem manutenções periódicas com o intuito de prolongar sua vida útil e garantir o seu melhor desempenho. A limpeza dos painéis faz parte dessas manutenções, já que a sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas pode reduzir consideravelmente o desempenho do painel, comprometendo a produção de energia.

Isso vale tanto para os sistemas fotovoltaicos implementados em residências, comércios, empresas e indústrias, quanto no caso das usinas solares. Os painéis solares exigem baixa manutenção e limpeza simples. No entanto, tecnologias e produtos específicos podem melhorar a eficiência do equipamento. 

As maiores usinas do mundo reúnem centenas de milhares de painéis para coletar a luz do sol, e por isso precisam de soluções altamente tecnológicas para realizar as limpezas necessárias. 

Confira no artigo a seguir algumas tecnologias utilizadas para facilitar a limpeza dos painéis fotovoltaicos em diferentes contextos. 

Limpeza através de robôs 

Diversas empresas ao redor do mundo já estão trabalhando no desenvolvimento de máquinas apropriadas e específicas para realizar a limpeza dos painéis solares. Nesses casos, a tecnologia é utilizada principalmente em usinas solares, onde há uma quantidade enorme de painéis. 

Limpeza dos módulos fotovoltaicos: o uso de robô
Limpeza dos módulos fotovoltaicos: o uso de robô

A empresa espanhola Chemik, por exemplo, desenvolveu um robô que funciona de forma independente, com um tanque de água acoplado para realizar as limpezas. Também é possível funcionar sem água, emitindo apenas um jato de ar para remover os resíduos.

O robô se move a uma velocidade equivalente a 25 m/min, e é movido a uma bateria com capacidade para durar até 8 horas. Trabalha apoiado em uma estrutura própria feita de alumínio, assim não causa desgaste nos painéis solares devido ao contato direto. 

A israelense Ecoppia também se dedicou a desenvolver sua própria tecnologia nesse sentido, e atualmente fornece duas tecnologias robóticas para a limpeza de painéis solares. Os robôs utilizados no processo para limpar os painéis já ajudaram a economizar 6 bilhões de litros de água, já que a tecnologia não exige o uso do líquido para realizar a limpeza. 

O parque solar Ketura Sun, em Israel, foi a primeira usina solar a ser limpa usando sua tecnologia, mas atualmente ela é aplicada em usinas de todo o mundo.

Antes, a limpeza era feita nove vezes por ano em Ketura Sun. O procedimento era realizado de maneira manual e usando jatos de água, que podem danificar os equipamentos. Agora, contam com um exército de robôs desenvolvidos pela Ecoppia, que ficam instalados sobre os painéis para mantê-los limpos. 

Um dos modelos de robôs da Ecoppia é controlado de forma central, e utiliza microfibra e um fluxo de ar controlado para empurrar a sujeira da superfície. Como fica apoiado em uma estrutura de alumínio rígido e se movimenta sobre rodas revestidas com poliuretano, tem movimento suave e não exerce nenhuma carga na superfície dos painéis. 

O segundo sistema se trata de um robô autônomo, que executa a limpeza com os mesmos elementos de microfibra com fluxo de ar controlado.

A diferença, aqui, fica por conta do movimento independente realizado pelos robôs para limpar os painéis, por meio de sistema de sensores inteligentes que permitem que ele passe de um seguidor (tracker) para outro.

Cada robô desses é alimentado por cinco motores: dois deles responsáveis pelo movimento horizontal e ao longo da linha do painel, dois pelo movimento vertical para cima e para baixo, e um para a rotação dos elementos de microfibra. 

Os robôs desenvolvidos pela Ecoppia trabalham à noite, e durante o dia carregam suas baterias usando a eletricidade gerada pela própria usina. Sua limpeza alcança em média 54 metros quadrados a cada 30 segundos.

Limpeza  de placas solares

A empresa tem potencializado a revolução da energia solar desde 2013, permitindo um excelente desempenho do painel durante todo o ano.

Pioneira e líder mundial em automação e robótica para energia solar em larga escala, a Ecoppia oferece plataforma conectada baseada em nuvem e um conjunto de soluções robóticas para gerenciamento inteligente de usinas solares.

Agora que você já está familiarizado com as altas tecnologias utilizadas para as limpezas em alta escala realizadas em usinas solares, confira a seguir opções acessíveis para a limpeza de painéis fotovoltaicos residenciais, comerciais e industriais.  

Produtos para limpeza dos painéis fotovoltaicos

Quem deseja investir na instalação de um sistema solar fotovoltaico em sua casa ou empresa precisa estar ciente da necessidade de manutenções, sendo a limpeza uma das principais. 

Esse tipo de manutenção tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema fotovoltaico. A produção de energia dos painéis pode ser afetada por diversos fatores. A sujeira é um dos mais comuns, mas também o mais fácil de ser corrigido.

É preciso atentar com relação às limpezas, pois quanto mais sujos os módulos solares estiverem, menor energia irão produzir. Estima-se que a sujeira possa causar perdas de até 25% da geração de energia, o que na prática faz uma grande diferença.

Além disso, o acúmulo de resíduos e dejetos ao longo do tempo pode causar manchas nos módulos solares, favorecendo o surgimento de fungos e a corrosão nos painéis. Isso tudo pode comprometer a sua vida útil, que é de 25 a 30 anos. 

Produtos para limpeza dos painéis
Produtos para limpeza dos painéis

Pensando na importância da limpeza dos painéis para a garantia do bom desempenho do sistema fotovoltaico como um todo, empresas como a Nano4you estão desenvolvendo soluções práticas e acessíveis para os consumidores de energia solar. 

A empresa do Paraná é especialista em produtos de limpeza e prioriza a criação de produtos de alta tecnologia, com matérias-primas biodegradáveis.

Assim, desenvolveu o NT Solar, um produto capaz de aumentar em até 8% a captação dos raios UV pelas células fotovoltaicas em comparação aos painéis limpos no modo convencional, usando apenas água. 

O produto tem PH neutro e é composto por uma combinação de moléculas que possibilitam que a superfície fique limpa, polida e protegida de oleosidade por três meses após o uso. Para isso, ele constrói uma película invisível sobre os módulos fotovoltaicos, capaz de repelir o pó e dificultar a impregnação de sujeiras, poluição, fuligem, maresia e umidade. 

O NT Solar está disponível para compra nos principais marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas e MM Nacional.

Story referente ao post

Posts Similares