Os Medidores de Energia Inteligentes (também chamados de Smart Meters, seu nome em inglês) são dispositivos eletrônicos usados para a coleta de dados de energia de um determinado imóvel.

São usados por empresas de distribuição de energia elétrica, que têm precisado substituir os antigos medidores analógicos por versões digitais e de alta tecnologia, principalmente no caso de imóveis que adotaram o uso de energia solar.  

Lendo este artigo, você vai ficar por dentro do que é um Smart Meter e como esse equipamento pode ajudar na sua geração de energia fotovoltaica. Confira a seguir. 

Para que serve o Smart Meter?

Trata-se de um medidor bidirecional, utilizado como uma solução complementar para monitoramento do consumo de energia, com a visualização e controle de diferentes fluxos de energia de um sistema fotovoltaico.

Através do Smart Meter, é possível coletar dados importantes, como consumo de energia (kWh), demanda de potência (kW), corrente (A), tensão (V) e fator de potência (FP), entre outros. Com essas informações, o Smart Meter registra as curvas de consumo em seu histórico e permite a otimização do autoconsumo da instalação do sistema fotovoltaico.

Para que serve o Smart Meter?
Para que serve o Smart Meter?

Além de ser importante para o consumidor que opta por investir em energia solar, o Smart Meter é também um equipamento que facilita o trabalho do integrador de energia solar.

Ele possibilita tirar dúvidas dos clientes e disponibilizar informações sobre o retorno do investimento, o valor abatido no caso de créditos excedentes, entre outras. Para solucionar questionamentos como esses, o profissional da área precisa aliar seu conhecimento prévio com os dados da instalação fornecidos pelo medidor inteligente.  

Entre as funções envolvidas no trabalho de um integrador de energia solar, está o acompanhamento do desempenho das unidades consumidoras.

A coleta de dados possibilitada através do Smart Meter facilita sua rotina de trabalho, já que com a ajuda desse dispositivo, é possível verificar se a instalação está atuando conforme o projetado. Essa é também uma forma de desenvolver projetos fotovoltaicos otimizados e eficientes, garantindo a maior satisfação do cliente.  

O medidor também ajuda a poupar tempo na emissão dos relatórios, disponibilizando dados de acordo com o período a ser priorizado. Essas informações a respeito do consumo de energia podem ser acessadas remotamente pelo integrador responsável pelo projeto fotovoltaico.

O medidor ajuda na emissão de relatórios de consumo
O medidor ajuda na emissão de relatórios de consumo

Isso significa que, usando o Smart Meter, não é necessário ir até o local da instalação para ter acesso aos dados de consumo, geração e injeção de energia na rede. Todas as informações podem ser alcançadas pelo aplicativo ou plataforma utilizada pelo profissional. 

E não pára por aí. São diversas as vantagens que esse dispositivo oferece aos consumidores também. Confira algumas delas a seguir. 

Como ele contribui na geração de energia solar? 

Não é apenas o integrador de energia solar que sai ganhando com a implantação de um medidor inteligente. Com o uso desse equipamento, o consumidor consegue ter maior controle sobre o uso de sua energia, já que ele disponibiliza acesso em tempo real ao seu consumo.

Com as informações coletadas pelo dispositivo, pode fazer o monitoramento dos fluxos de energia que acontecem entre unidade geradora, unidade consumidora e rede elétrica.

Dessa maneira, o consumidor identifica oportunidades de melhoria no seu consumo de energia, ajustando seus hábitos para reduzir ainda mais as contas de eletricidade.

Isso tem tudo a ver com o conceito de eficiência energética, que pode ser alcançado com mudanças simples de hábitos diários, como, por exemplo: banhos mais curtos, usar a máquina de lavar menos vezes (aproveitando sua capacidade máxima), aproveitar a iluminação natural e evitar lâmpadas acesas durante o dia, e demais ações que contribuem para a diminuição do consumo do seu imóvel.

Como o Smart Meter contribui na geração de energia solar? 
Como o Smart Meter contribui na geração de energia solar? 

Da mesma forma, é possível ter uma noção dos valores que serão cobrados nas contas de luz, tendo como base o seu consumo da rede e as taxas, tarifas e impostos envolvidos. Pode, inclusive, servir como ferramenta para conhecer o seu perfil de consumo de energia e avaliar se vale a pena aderir a medidas como a Tarifa Branca, estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Essa tarifa está disponível para unidades consumidoras de baixa tensão, com média anual de consumo acima de 250 kW/h. De acordo com o seu perfil de consumo (dia e hora que consome mais energia), identificado a partir do Smart Meter, o consumidor tem a possibilidade de pagar tarifas diferenciadas, reduzindo o valor final de sua fatura, como é o caso da Tarifa Branca, vantajosa em alguns casos específicos. 

Outra vantagem do Smart Meter é a possibilidade de checagem das medições realizadas pela concessionária. O medidor inteligente capta os mesmos dados utilizados pela empresa de energia, e a partir disso o consumidor pode verificar se as medições estão corretas através do cálculo da geração e consumo real da unidade.  

Como auxilia no gerenciamento do consumo, o Smart Meter também contribui na identificação da fuga de corrente e demais problemas técnicos que possam acometer o seu sistema. A fuga de corrente, por exemplo, acontece quando há alguma falha ou defeito com o isolamento das fiações usadas nas instalações elétricas da unidade consumidora.

Para identificar esse tipo de problema através do Smart Meter, faça o seguinte teste: desligue todos os equipamentos elétricos das tomadas e apague todas as luzes do imóvel, e, em seguida, acompanhe a curva de potência apresentada no software usado para gerenciamento de consumo de eletricidade.

Smart Meter também contribui na identificação da fuga de corrente e demais problemas técnicos
Smart Meter também contribui na identificação da fuga de corrente e demais problemas técnicos

Se de fato houver fuga de corrente, a curva de potência indicará consumo de energia, o que não deve acontecer já que todos os equipamentos e luzes estão desligados. Para resolver o problema, é preciso contatar um eletricista de confiança para uma revisão da instalação elétrica do imóvel, ou, se for o caso, a equipe responsável pela instalação do sistema solar fotovoltaico. 

Como é possível notar, o uso do Smart Meter representa uma série de vantagens, tanto para os profissionais que trabalham com a implementação de energia solar, quanto para os próprios consumidores desse tipo de tecnologia. 

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares

Estórias Solares