Os Medidores de Energia Inteligentes (também chamados de Smart Meters, seu nome em inglês) são dispositivos eletrônicos usados para a coleta de dados de energia de um determinado imóvel.

São usados por empresas de distribuição de energia elétrica, que têm precisado substituir os antigos medidores analógicos por versões digitais e de alta tecnologia, principalmente no caso de imóveis que adotaram o uso de energia solar.  

Lendo este artigo, você vai ficar por dentro do que é um Smart Meter e como esse equipamento pode ajudar na sua geração de energia fotovoltaica. Confira a seguir. 

Para que serve o Smart Meter?

Trata-se de um medidor bidirecional, utilizado como uma solução complementar para monitoramento do consumo de energia, com a visualização e controle de diferentes fluxos de energia de um sistema fotovoltaico.

Através do Smart Meter, é possível coletar dados importantes, como consumo de energia (kWh), demanda de potência (kW), corrente (A), tensão (V) e fator de potência (FP), entre outros. Com essas informações, o Smart Meter registra as curvas de consumo em seu histórico e permite a otimização do autoconsumo da instalação do sistema fotovoltaico.

Para que serve o Smart Meter?
Para que serve o Smart Meter?

Além de ser importante para o consumidor que opta por investir em energia solar, o Smart Meter é também um equipamento que facilita o trabalho do integrador de energia solar.

Ele possibilita tirar dúvidas dos clientes e disponibilizar informações sobre o retorno do investimento, o valor abatido no caso de créditos excedentes, entre outras. Para solucionar questionamentos como esses, o profissional da área precisa aliar seu conhecimento prévio com os dados da instalação fornecidos pelo medidor inteligente.  

Entre as funções envolvidas no trabalho de um integrador de energia solar, está o acompanhamento do desempenho das unidades consumidoras.

A coleta de dados possibilitada através do Smart Meter facilita sua rotina de trabalho, já que com a ajuda desse dispositivo, é possível verificar se a instalação está atuando conforme o projetado. Essa é também uma forma de desenvolver projetos fotovoltaicos otimizados e eficientes, garantindo a maior satisfação do cliente.  

O medidor também ajuda a poupar tempo na emissão dos relatórios, disponibilizando dados de acordo com o período a ser priorizado. Essas informações a respeito do consumo de energia podem ser acessadas remotamente pelo integrador responsável pelo projeto fotovoltaico.

O medidor ajuda na emissão de relatórios de consumo
O medidor ajuda na emissão de relatórios de consumo

Isso significa que, usando o Smart Meter, não é necessário ir até o local da instalação para ter acesso aos dados de consumo, geração e injeção de energia na rede. Todas as informações podem ser alcançadas pelo aplicativo ou plataforma utilizada pelo profissional. 

E não pára por aí. São diversas as vantagens que esse dispositivo oferece aos consumidores também. Confira algumas delas a seguir. 

Como ele contribui na geração de energia solar? 

Não é apenas o integrador de energia solar que sai ganhando com a implantação de um medidor inteligente. Com o uso desse equipamento, o consumidor consegue ter maior controle sobre o uso de sua energia, já que ele disponibiliza acesso em tempo real ao seu consumo.

Com as informações coletadas pelo dispositivo, pode fazer o monitoramento dos fluxos de energia que acontecem entre unidade geradora, unidade consumidora e rede elétrica.

Dessa maneira, o consumidor identifica oportunidades de melhoria no seu consumo de energia, ajustando seus hábitos para reduzir ainda mais as contas de eletricidade.

Isso tem tudo a ver com o conceito de eficiência energética, que pode ser alcançado com mudanças simples de hábitos diários, como, por exemplo: banhos mais curtos, usar a máquina de lavar menos vezes (aproveitando sua capacidade máxima), aproveitar a iluminação natural e evitar lâmpadas acesas durante o dia, e demais ações que contribuem para a diminuição do consumo do seu imóvel.

Como o Smart Meter contribui na geração de energia solar? 
Como o Smart Meter contribui na geração de energia solar? 

Da mesma forma, é possível ter uma noção dos valores que serão cobrados nas contas de luz, tendo como base o seu consumo da rede e as taxas, tarifas e impostos envolvidos. Pode, inclusive, servir como ferramenta para conhecer o seu perfil de consumo de energia e avaliar se vale a pena aderir a medidas como a Tarifa Branca, estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Essa tarifa está disponível para unidades consumidoras de baixa tensão, com média anual de consumo acima de 250 kW/h. De acordo com o seu perfil de consumo (dia e hora que consome mais energia), identificado a partir do Smart Meter, o consumidor tem a possibilidade de pagar tarifas diferenciadas, reduzindo o valor final de sua fatura, como é o caso da Tarifa Branca, vantajosa em alguns casos específicos. 

Outra vantagem do Smart Meter é a possibilidade de checagem das medições realizadas pela concessionária. O medidor inteligente capta os mesmos dados utilizados pela empresa de energia, e a partir disso o consumidor pode verificar se as medições estão corretas através do cálculo da geração e consumo real da unidade.  

Como auxilia no gerenciamento do consumo, o Smart Meter também contribui na identificação da fuga de corrente e demais problemas técnicos que possam acometer o seu sistema. A fuga de corrente, por exemplo, acontece quando há alguma falha ou defeito com o isolamento das fiações usadas nas instalações elétricas da unidade consumidora.

Para identificar esse tipo de problema através do Smart Meter, faça o seguinte teste: desligue todos os equipamentos elétricos das tomadas e apague todas as luzes do imóvel, e, em seguida, acompanhe a curva de potência apresentada no software usado para gerenciamento de consumo de eletricidade.

Smart Meter também contribui na identificação da fuga de corrente e demais problemas técnicos
Smart Meter também contribui na identificação da fuga de corrente e demais problemas técnicos

Se de fato houver fuga de corrente, a curva de potência indicará consumo de energia, o que não deve acontecer já que todos os equipamentos e luzes estão desligados. Para resolver o problema, é preciso contatar um eletricista de confiança para uma revisão da instalação elétrica do imóvel, ou, se for o caso, a equipe responsável pela instalação do sistema solar fotovoltaico. 

Como é possível notar, o uso do Smart Meter representa uma série de vantagens, tanto para os profissionais que trabalham com a implementação de energia solar, quanto para os próprios consumidores desse tipo de tecnologia. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares