Neuromarketing é uma abordagem que busca compreender o que influencia o consumidor na hora de tomar uma decisão de compra. O objetivo é utilizar esse conhecimento para criar campanhas mais eficazes, que sejam capazes de influenciar o comportamento dos consumidores e gerar melhores resultados de vendas.
No contexto de vendas, o neuromarketing pode ser usado para entender como os consumidores respondem a diferentes aspectos do processo de compra, como a apresentação do produto, o preço, suas funcionalidades e o atendimento ao cliente.
É um direcionamento inovador, que tem o potencial de revolucionar o universo do marketing e das vendas e permitir que os profissionais da área usem esse conhecimento valioso para desenvolver estratégias mais impactantes.
O que é neuromarketing?
Da combinação entre neurociência e marketing nasceu o neuromarketing, que visa entender a reação do cérebro frente a ações e estímulos utilizados nas campanhas de marketing.
Essa terminologia surgiu na década de 1990, na Inglaterra, pela autoria do professor e pesquisador Ale Smidts, da Erasmus University. Mas foi por meio de um pesquisador de Harvard, Gerald Zaltman, que o neuromarketing se tornou popular.
Formado em medicina e com acesso a aparelhos da área, Zaltman realizou pesquisas com fins mercadológicos utilizando equipamentos de ressonância magnética.
Dessa forma, conseguiu mapear a atividade do cérebro humano quando exposto a determinados estímulos e estimar a influência neurológica que essas ações têm no comportamento do consumidor.
Em 2000, Zaltman registrou o neuromarketing como uma ferramenta de marketing, e até hoje seus métodos são utilizados para obter um melhor entendimento do que determina a decisão por determinado produto.
Hoje em dia, o neuromarketing é amplamente explorado por empresas de diversos setores, por meio do uso de ressonância e outras tecnologias para medição da atividade cerebral.
Essas ferramentas viabilizam o acesso a uma área mais profunda do cérebro, tornando possível entender como o inconsciente reage a cada opção apresentada, e qual delas produz um impacto mais positivo e com mais chances de incentivar a tomada de decisão.
O intuito é compreender como o processamento de informações acontece e o que interfere no comportamento humano, e a partir dessa análise desenvolver e colocar em prática estratégias de marketing mais proveitosas.
Dessa forma, as descobertas do neuromarketing podem servir de base para a criação de campanhas publicitárias mais atraentes, treinamento de vendedores, desenvolvimento de produtos e suas embalagens, otimização do layout das lojas e em muitos outros aspectos.
A escolha de símbolos, cores, textos e muito mais deve ter como objetivo principal a capacidade de despertar a atenção do consumidor e fazê-lo tomar uma decisão.
Agora que você já sabe o que é o neuromarketing e de onde esse conceito surgiu, confira a seguir quais os benefícios que seus conhecimentos e descobertas podem oferecer para a sua empresa de energia solar.
Quais os benefícios que o neuromarketing oferece?
O neuromarketing pode oferecer diversos benefícios para empresas de energia solar, que vão desde a criação de campanhas publicitárias mais eficazes até o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos dos consumidores.
Vamos conferir alguns deles com detalhes? Veja a seguir:
Melhor entendimento sobre os consumidores
Uma das principais vantagens do neuromarketing é que ele permite que as empresas entendam melhor as necessidades e desejos dos consumidores.
A partir disso, é possível desenvolver produtos que tenham certo apelo sobre o público-alvo. Para isso, é importante saber o que os consumidores esperam do produto e quais funcionalidades ou aspectos podem ter maior influência sobre a decisão de compra.
Criação de campanhas publicitárias mais eficazes
Por meio dos conhecimentos obtidos pelo neuromarketing, é possível descobrir como os consumidores processam as informações de uma peça publicitária. Sua empresa pode usar essas descobertas a seu favor e otimizar a apresentação de seus produtos e serviços.
Dessa forma, tem maiores chances de atrair mais pessoas interessadas em investir em energia solar e convencê-las sobre os benefícios de fechar um negócio com a sua empresa.
Melhor experiência do cliente
Aliando o neuromarketing com as métricas observadas em suas campanhas publicitárias, é possível fazer escolhas mais assertivas em relação às abordagens com maior potencial de sucesso.
Com isso, você otimiza a experiência do consumidor, priorizando uma abordagem e atendimento personalizados, de acordo com o que o cliente espera da sua empresa.
Até aqui, você já aprendeu sobre o neuromarketing e alguns dos principais benefícios que ele pode oferecer. Agora, é hora de descobrir como ele funciona na prática. Confira a seguir algumas técnicas que podem ser utilizadas para melhorar suas vendas de energia solar.
Como usar o neuromarketing para aumentar as vendas?
Com décadas de estudo e aprofundamento, o neuromarketing acumulou diversos conhecimentos de grande relevância e influência.
Essas descobertas foram aplicadas em técnicas variadas, que podem ser exploradas por empresas de diferentes segmentos e áreas de atuação. Veremos a seguir algumas delas.
Psicologia das cores
Essa é provavelmente uma das aplicações mais famosas do neuromarketing, utilizada pelas maiores empresas, como McDonald’s, Coca-Cola e Facebook.
A psicologia das cores parte do princípio de que as cores podem ser utilizadas por empresas e marcas para evocar emoções ou associações relacionadas com seus produtos ou serviços.
Você já parou para pensar, por exemplo, por que o amarelo é a cor comumente utilizada pelo McDonald’s, Burguer King e muitas outras redes de fast food? Isso se deve ao fato de ser uma cor impactante, que pode ser identificada facilmente, mesmo à distância.
Além disso, segundo a psicologia das cores, o amarelo pode ser explorado para despertar o apetite de uma pessoa, e assim atraí-la para consumir os produtos da empresa.
Da mesma forma, tons de azul podem ser utilizados para despertar a sensação de confiança e segurança, e o vermelho, paixão e emoção.
O verde passa a ideia de tranquilidade e serenidade, enquanto que o roxo está relacionado à inovação e inteligência. O branco está ligado à transparência, e o preto, ao luxo e à elegância.
Você pode aplicar esses conhecimentos na identidade visual da sua empresa, no seu catálogo de produtos, nas suas campanhas de marketing e até mesmo nos uniformes utilizados pela sua equipe.
Elementos visuais
A forma como os elementos de uma imagem são posicionados também precisa ser pensada de maneira estratégica.
Uma das descobertas mais interessantes do neuromarketing está relacionada à peças publicitárias que contêm a foto de uma pessoa.
Estudos envolvendo a técnica de rastreamento ocular mostraram que, quando o rosto da pessoa está voltado em direção a quem visualiza a peça, temos a tendência a focar nossa atenção no rosto da pessoa, em vez de atentar para as informações, que deveriam ser o mais importante de uma propaganda.
Se a intenção é que o público perceba outros elementos da peça, o ideal é utilizar a imagem de uma pessoa olhando para a direção que contém esse conteúdo.
Gatilhos mentais
Outra técnica oriunda do neuromarketing que pode ajudar a aumentar suas vendas de energia solar são os gatilhos mentais. Eles servem para transmitir ao consumidor uma informação (que pode ser objetiva ou subjetiva) que desperte a necessidade de consumo.
Nesse sentido, um dos gatilhos mais conhecidos e utilizados é o da escassez, cujo objetivo é despertar o senso de urgência no consumidor para acelerar sua decisão. Expressões como “por tempo limitado” ou “é só até amanhã” são alguns exemplos famosos de gatilhos de urgência.
Clique aqui e confira mais gatilhos mentais que podem ser utilizados para vendas de energia solar.
Storytelling
Hoje, mais do que nunca, é importante pensar em formas de vender um produto, marca ou serviço sem falar diretamente sobre eles. Publicidades focadas no produto, em suas funcionalidades e nos benefícios que ele pode oferecer não geram mais tanto impacto.
Vale mais a pena, por exemplo, criar narrativas que não necessariamente envolvam o produto, mas que consigam conquistar o interlocutor com um fator emocional. Marcas como a Coca-Cola fazem isso muito bem, associando o produto a um estado de espírito ou ao momento de união da família.
Assim, você usa o storytelling para que sua campanha alcance um grau de subjetividade que pode causar muito mais impacto.
O storytelling é mais um recurso importante do neuromarketing, e diz respeito à habilidade de contar histórias explorando um enredo elaborado, com narrativa envolvente e até mesmo recursos audiovisuais.
O uso desse recurso pode fazer com que o interlocutor se identifique com a história contada e absorva o conteúdo sem necessariamente racionalizar que está sendo direcionado para uma decisão de compra.
Isso faz com que ele crie um laço emocional com a campanha, o que pode contribuir para a imagem da marca e permitir que a mensagem final que você deseja passar seja entendida de maneira mais natural e espontânea.
Os métodos desenvolvidos a partir das descobertas do neuromarketing certamente podem fazer toda a diferença para alavancar suas vendas de energia solar. Se você nunca explorou nenhum desses recursos, que tal começar agora?
Pense em como você pode implementar as dicas deste artigo no marketing da sua empresa. Você vai se surpreender com os resultados.
Aqui no blog da Solfácil você sempre encontra conteúdos valiosos como esse, com dicas para você pôr em prática na sua empresa de energia solar e assim conquistar mais clientes, obter mais conversões e melhorar seus resultados.
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Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.