O estado do Mississippi é um dos piores no ranking de produção de energia solar nos Estados Unidos. Contudo, uma empresa quer mudar isso, junto com o governo, para trazer essa fonte renovável para apartamentos e conjuntos habitacionais.

Em um edifício com diversas famílias, a Solar Alternatives instalou um sistema fotovoltaico de 22 kW de potência. Esse projeto utiliza uma tecnologia da Allume Energy, de nome SolShare, que permite a partilha da geração de eletricidade entre diferentes casas.

Dessa forma, o projeto sai a um preço acessível para que o governo possa investir nessa tecnologia em diferentes cidades. Bem como, ele pode ser instalado em locais com pouca infraestrutura e afastados.

Altas contas de eletricidade no estado

No Mississipi, a questão energética é um tanto complicada. Com problemas de abastecimento e alto consumo de eletricidade, os valores das contas são altos. Ao que tudo indica, segundo o governo do estado, as contas de eletricidade representam 12% da renda total das famílias.

Essa é uma das porcentagens mais altas entre todos os estados dos EUA, ainda mais com muitos estados avançando na instalação de energia solar. Esse número é alto principalmente pela presença de sistemas de aquecimento e resfriamento das casas. Mississippi sofre com uma grande variação climática, o que causa estações do ano bem distintas.

Energia solar está cada vez mais presente no Mississippi
Energia solar está cada vez mais presente no Mississippi

Em certas épocas, o frio é muito alto, enquanto o verão é um dos mais quentes do país. Isso causa um alto consumo de eletricidade, com o uso de ar condicionado em grande parte das casas. 

Então, mesmo com uma das taxas de serviço sobre eletricidade mais baixas dos EUA, as contas tomam grande parte da renda. Por isso, a energia solar é cada vez mais uma das opções mais viáveis para os moradores de Mississippi.

Projeto de energia solar compartilhada

A tecnologia SolShare permite que a energia solar seja compartilhada entre vizinhos de prédios e conjuntos habitacionais. Essa é uma ótima solução para esses espaços que possuem telhados em comum. Além disso, o sistema não precisa de adaptações da rede elétricas já existente, facilitando sua instalação.

Dessa forma, as contas de eletricidade de todas as famílias vão diminuir na mesma proporção. Por isso, os primeiros projetos do governo com essa tecnologia estão acontecendo em bairros de baixa e média renda do estado.

Espera-se que esses sistemas fotovoltaicos compartilhados possibilitem a diminuição de 40% do valor das contas atuais das famílias. Assim, seu dinheiro poderá ser investido em outras áreas de sua vida. Então, além de contas mais baratas, essas famílias de baixa renda terão melhores condições de sustento e manutenção de suas residências.

Fonte: Solar Builder

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares