A energia solar é considerada um excelente investimento a longo prazo. Ao optar por essa forma de energia renovável, os consumidores podem desfrutar de uma série de benefícios. Um deles é o retorno financeiro.

Você já parou para refletir a respeito da energia solar sob a perspectiva de um investimento? Se gostaria de explorar esse ponto de vista, este artigo é para você! Veja a seguir alguns aspectos que devem ser considerados antes de investir em energia solar.

Redução da conta de energia 

A principal vantagem relacionada à energia solar é, sem dúvidas, a economia que ela promove na conta de energia elétrica. Esse é o motivo que mais leva os consumidores a investir nessa tecnologia. 

O primeiro benefício que podemos considerar é a economia na conta de energia
O primeiro benefício que podemos considerar é a economia na conta de energia

Sistemas on-grid (conectados à rede da distribuidora local) podem oferecer uma economia de até 95% na conta todos os meses. O percentual só não chega a 100% devido à  taxa de disponibilidade e uso da rede, que é paga por todos os consumidores que têm acesso a ela. 

Esse modelo de sistema solar funciona da seguinte forma: quando produz mais energia do que consome, o excedente é injetado na rede elétrica convencional. A partir disso, são gerados créditos de energia, que podem ser utilizados em até cinco anos.

Quando o sistema não gera energia necessária para o consumo (como durante a noite ou em períodos chuvosos), a rede complementa com a energia restante por meio dos créditos.

A desvantagem desse tipo de sistema fotovoltaico é o fato de não ser totalmente independente, já que pode demandar o abastecimento da rede da distribuidora, ficando vulnerável a possíveis falhas de distribuição. 

Outra opção é o sistema off-grid, que não possui conexão com a rede da distribuidora. Sendo assim, quem opta por esse modelo não paga a taxa de disponibilidade, o que significa que a economia pode chegar a 100%.

Ele conta com um banco de baterias estacionárias, que são responsáveis por armazenar toda a energia excedente gerada pelos módulos fotovoltaicos, que pode ser utilizada posteriormente.

De qualquer modo, o fato é que a energia solar é um excelente investimento para quem deseja economizar na conta de luz.

O projeto fotovoltaico é desenvolvido a partir do consumo do cliente e das condições climáticas locais, de modo que o sistema consiga produzir a energia necessária para o abastecimento energético do imóvel.

Essa economia pode durar décadas, levando em conta a elevada vida útil dos equipamentos fotovoltaicos.

Proteção contra a inflação energética

Você sabia que o Brasil é o 2º país com a conta de energia mais cara do mundo? Essa informação, por si só, já é um motivo e tanto para fazer os consumidores cogitarem o investimento para gerar sua própria energia.

Além disso, nos últimos anos os consumidores viram suas faturas oscilarem, o que gerou grande insegurança em muitos lares e empresas em todo o território nacional. Em certo ponto, os preços da energia chegam a índices mais altos que o da própria inflação oficial, o IPCA.

Esse encarecimento da energia elétrica vem ocorrendo consistentemente ao longo dos anos. Nesse sentido, também vale considerar a proteção que a energia solar oferece contra a inflação energética, que é a responsável pela instabilidade nos valores cobrados pelas concessionárias de energia.

Proteção contra a inflação energética.
Ao investir em energia solar, fugimos da instabilidade nas cobranças realizadas pelas companhias de energia elétrica

Para o consumidor que gera sua própria eletricidade a partir da energia solar, essa é uma preocupação que ficou para trás. Com a economia considerável que pode ser obtida, não há porque ficar apreensivo com o valor das próximas contas de luz.

Vida útil dos equipamentos

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é outro ponto importante a ser considerado na hora de investir em energia solar: os módulos fotovoltaicos, por exemplo, têm vida útil de 25 anos, em média. 

Essa é a garantia dos fabricantes para o desempenho máximo dos painéis, mas muitos deles continuam a funcionar eficientemente por mais tempo.

Os avanços tecnológicos e a qualidade dos materiais utilizados contribuem para a longevidade desses e outros equipamentos que compõem os sistemas de energia solar. 

A manutenção dos painéis solares é um dos aspectos que ajuda a garantir o desempenho ideal do sistema ao longo do tempo. A boa notícia é que a chuva se encarrega de boa parte da limpeza dos módulos, fazendo com que as manutenções preventivas possam ser realizadas a cada seis meses, dependendo das condições climáticas do local.

Mesmo que as manutenções precisem ser mais frequentes, seu custo é ínfimo perto da economia e do retorno financeiro sobre o investimento que a energia solar proporciona. 

Sendo assim, investir em energia solar significa ter um sistema confiável e duradouro, capaz de fornecer energia limpa e renovável por décadas. Essa estabilidade proporciona tranquilidade ao consumidor que enxerga nessa tecnologia uma oportunidade interessante de investimento.

Valorização do imóvel

A presença de sistemas solares fotovoltaicos passou a ser considerada uma melhoria nas edificações, uma vez que é um recurso arquitetônico moderno e sustentável. Estima-se que possa proporcionar uma valorização do imóvel em até 6%. 

Afinal, qual comprador não se sentiria atraído por um imóvel que proporciona contas de energia consideravelmente mais baixas? Isso faz com que a energia solar seja considerada um verdadeiro diferencial competitivo no mercado imobiliário, já que oferece benefícios tangíveis ao consumidor. 

Além da economia de energia, a sustentabilidade, os incentivos financeiros, a durabilidade e a independência energética também são fatores que atraem compradores em potencial e aumentam a demanda por imóveis com sistemas de energia solar.

Portanto, ao investir em energia solar, além de obter uma fonte de energia limpa e econômica, você também está agregando valor ao seu imóvel.

Tempo de retorno financeiro do investimento

Também chamado de payback, o tempo de retorno de investimento é o período necessário para que o custo de instalação seja quitado e comece a dar lucro para o proprietário. 

Vejamos qual o tempo que leva para ter retorno financeiro no investimento realizado
Vejamos qual o tempo que leva para ter retorno financeiro no investimento realizado

Ao contrário de muitos bens (como carros, por exemplo), o sistema de energia solar não representa apenas mais um gasto, mas sim um investimento, já que possibilita que o consumidor tenha um retorno financeiro equivalente a até 10 vezes do valor investido.

A estimativa para o tempo de retorno financeiro de investimento é obtida através de um cálculo que depende de algumas variáveis, como o investimento total realizado e a geração mensal do sistema fotovoltaico.

No Brasil, estima-se que o payback pode variar, em média, entre 5 e 10 anos após a instalação, o que representa de 15 a 20 anos de energia quase que gratuita.

Considerando a vida útil dos equipamentos, o período de benefício do investimento pode chegar a 4 vezes mais do que o tempo necessário até que a economia nas contas de luz alcance o valor pago pelo projeto.

Para empresas que investem nessa tecnologia, o retorno é ainda mais rápido, levando pouco mais de 3 anos. Isso faz com que a energia solar seja mais vantajosa financeiramente do que o investimento na bolsa de valores. Poucas opções do mercado financeiro conseguem bater a rentabilidade que a energia fotovoltaica representa.

Autonomia energética

A energia solar também oferece mais independência e autossuficiência em termos energéticos. Ao gerar sua própria eletricidade, o consumidor se torna menos dependente das concessionárias de energia e das flutuações do mercado. 

Essa autonomia é especialmente benéfica em áreas remotas ou propriedades rurais, onde a conexão à rede elétrica pode ser difícil ou mais cara.

Em locais isolados, a energia solar permite que os proprietários tenham acesso a eletricidade confiável sem a necessidade de extensas linhas de transmissão ou de lidar com interrupções frequentes no fornecimento de energia.

Ao investir nessa solução, não há porque se preocupar com as falhas da rede elétrica. Se o modelo instalado for do tipo off-grid ou híbrido (conectado à rede e com banco de baterias), a energia excedente gerada durante o dia é armazenada para uso durante a noite ou em outros momentos de baixa produção.

Assim, garante um fornecimento contínuo de eletricidade mesmo quando ocorrem interrupções no fornecimento convencional.

Sustentabilidade

O sol é a maior fonte de energia renovável disponível para nós. Em apenas um segundo, a energia gerada por ele é muito maior do que a quantidade consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra.

O potencial e a sustentabilidade dessa fonte de energia são os grandes responsáveis pelo seu crescimento exponencial nas últimas décadas. Além disso, a geração de energia solar acontece de maneira totalmente limpa, sem a emissão de poluentes e sem causar qualquer impacto ambiental.

O aquecimento global e a finitude dos recursos naturais têm, hoje em dia, um impacto determinante no consumo das pessoas, que estão cada vez mais exigentes em relação à postura das empresas e marcas quanto à sustentabilidade. 

Esse é um dos principais motivos que fazem com que empresas de diferentes portes e segmentos invistam na geração de energia solar.

Iniciativas como essa podem surtir um impacto positivo em sua imagem corporativa, já que é uma forma de demonstrar compromisso com práticas ambientalmente responsáveis.

Clientes, investidores e parceiros comerciais estão cada vez mais inclinados a fazer negócios com empresas sustentáveis. Levar isso em consideração e adotar uma postura que dialogue com essa demanda pode levar ao crescimento das vendas e à expansão do mercado.

Comparação com outras modalidades de investimento

Outro aspecto importante a ser considerado na hora de investir em energia solar é que, com o tempo, sua rentabilidade supera a de outras modalidades de investimento, como a poupança e o Tesouro Selic, por exemplo. 

Investir em energia solar significa contar com diversas possibilidades de retorno financeiro, já que o setor está em constante desenvolvimento e se encontra em um momento de expansão no Brasil.

Mesmo o CDB (Certificado de Depósito Bancário), que é uma das modalidades de investimento mais conhecidas por investidores de renda fixa, apresenta uma rentabilidade menor que a da energia solar. 

Nesse sentido, o investimento em painéis de geração de energia solar faz mais sentido para aqueles investidores que desejam um retorno financeiro mais consistente para suas aplicações.

Tendência de expansão 

O setor de energia solar está experimentando uma tendência significativa de expansão e crescimento em todo o mundo, o que torna o investimento nessa tecnologia altamente promissor. 

À medida que a tecnologia avança e os custos continuam a diminuir, é esperado que a demanda por energia solar aumente ainda mais.

Quem investe nessa área, portanto, se mantém alinhado a uma tendência crescente, garantindo um posicionamento privilegiado para aproveitar futuras oportunidades.

Diversas opções de financiamento

Se as vantagens financeiras que apresentamos até aqui sobre a energia solar ainda não foram suficientes para te convencer, outro argumento interessante a seu favor é o aumento significativo que houve nos últimos anos em relação às linhas de financiamento. 

Sendo assim, o investimento em energia solar é uma possibilidade mesmo para consumidores que não possuem em mãos todo o dinheiro necessário para arcar com o projeto e a instalação de um sistema fotovoltaico. 

O investimento em energia solar ainda é considerado alto, porém, contamos com diversas linhas de crédito para atender essa demanda

Isso representa uma grande facilidade para quem tem o sonho de gerar a própria energia de maneira totalmente limpa e sustentável. Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de financiamento, que se encaixam nas mais variadas condições. 

A Solfácil é, inclusive, a primeira fintech desenvolvida no Brasil para facilitar os investimentos no setor fotovoltaico. Integradores que trabalham em parceria conosco têm muito a ganhar nesse sentido, já que têm a chance de ampliar as possibilidades para pagamento de seus clientes. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares