Quem se interessa por assuntos que envolvem tecnologias modernas e novas fontes de energia provavelmente já ouviu falar sobre Alexandre Edmond Becquerel. O físico francês foi o grande responsável pela descoberta do efeito fotovoltaico, que é a transformação da energia solar em eletricidade. 

Quer conhecer melhor a história da vida desse renomado físico? Confira no artigo a seguir. 

A vida e as descobertas de Alexandre Edmond Becquerel

Nascido em Paris no ano de 1820, Alexandre Edmond Becquerel foi membro de uma família de físicos e cientistas e graduou-se pela Escola Politécnica francesa. Iniciou sua carreira como cientista através de colaborações com seu pai, em pesquisas nas áreas de magnetismo, óptica e eletricidade.

Veja a vida e as brilhantes descobertas deste cientista famoso
Veja a vida e as brilhantes descobertas deste cientista famoso

Em 1878, tornou-se sucessor de seu pai no cargo de  diretor do Muséum d’Histoire Naturelle, em Paris, e foi posteriormente seguido por seu filho, Henri Becquerel, um dos descobridores da radioatividade.

Alexandre Becquerel foi um estudioso muito interessado pelas áreas relativas à óptica e ao magnetismo, tendo se tornado o inventor da técnica e do equipamento para fosforoscópia. Ficou conhecido pelos seus trabalhos sobre a luminescência e a fosforescência.

Além disso, também estudou o espectro solar e a eletricidade, e descobriu o efeito fotovoltaico, que é a base de funcionamento da célula solar.

O cientista tinha apenas dezenove anos, quando inventou a primeira célula fotovoltaica, enquanto realizava experimentos no laboratório de seu pai, o também físico, Antoine César Becquerel. Chegou a esse resultado usando brometo e cloreto de prata, criando uma camada em torno de dois eletrodos de platina e expondo-os à luz.

A partir disso, observou a formação de uma voltagem e de corrente elétrica no aparato, portanto a geração de eletricidade. Após realizar cuidadosas análises, o físico chegou à conclusão de que a eletricidade era devido à luz que incidia na célula. 

Usando as células fotovoltaicas, Alexandre Becquerel desenvolveu o actinômetro, um instrumento capaz de medir a intensidade luminosa de feixes de luz. Ele também realizou testes com diferentes cores de luz e constatou que a luz azul era a que produzia as correntes elétricas mais intensas no efeito fotovoltaico. 

Com apenas 20 anos, Alexandre Becquerel recebeu seu grau de doutorado da Universidade de Paris, em 1840. Em 1849 se tornou professor do Instituto de Agronomia na escola de Versailles, e em 1853 ganhou uma cadeira de física no Conservatoire des Arts et Métiers, instituição dedicada à educação e à pesquisa para a promoção da ciência e da indústria.

Em 1886, Becquerel foi eleito membro da Academia Real das Ciências da Suécia. Durante toda sua carreira acadêmica, publicou diversos artigos científicos e comentários em revistas científicas, principalmente a Comptes Rendus, publicada desde 1835.

Ao longo de sua vida, escreveu e publicou diversos livros sobre suas áreas de interesse, e alguns deles foram produzidos em parceria com seu pai.

Veja a importância de Alexandre Edmond Becquerel na história, e suas contribuições para o nosso futuro
Veja a importância de Alexandre Edmond Becquerel na história, e suas contribuições para o nosso futuro

Além disso tudo, Becquerel era muito interessado pela fotografia, e foi a primeira pessoa a capturar o espectro solar com cores.

O amor e a dedicação pela ciência fizeram parte de uma tradição muito forte na família Becquerel, transcendendo gerações. Henry Becquerel, seu filho, recebeu o Prêmio Nobel em Física de 1903, junto a Marie Curie e Pierre Curie, pela descoberta da radioatividade.

Em homenagem a Alexandre Becquerel, por sua descoberta do efeito fotovoltaico, hoje existe o Prêmio Becquerel, que é dado àqueles que fazem as contribuições mais importantes para a ciência envolvendo o efeito fotovoltaico, como o desenvolvimento de novas células fotovoltaicas.

A tecnologia fotovoltaica e suas vantagens

Como pudemos ver com a história de vida de Alexandre Edmond Becquerel, a possibilidade de produzir energia elétrica a partir de um objeto exposto à luz solar não é uma tecnologia tão recente.

As muitas décadas de estudos e experimentos na área viabilizaram o contexto atual, no qual já é possível alimentar uma casa inteira com a eletricidade proveniente dos raios solares. 

São várias as vantagens que envolvem essa forma de produção de energia, fazendo com que a energia solar seja um grande atrativo para quem busca um investimento que traga bons retornos. Justamente por conta disso, tem se tornado uma tecnologia cada vez mais procurada em todo o Brasil e no mundo. 

Ao instalar um sistema fotovoltaico em uma construção, é possível economizar na conta de luz ao mesmo tempo, em que preserva o meio ambiente, já que se trata de uma energia limpa, que faz uso de fontes renováveis. 

Essa tecnologia possui um sistema que capta a radiação solar e a converte em eletricidade sem poluir ou agredir a natureza. Um dos principais resultados da energia fotovoltaica é a diminuição das taxas de carbono e da emissão de resíduos poluentes.

Quem se preocupa com o meio ambiente, encontra nessa alternativa energética uma grande aliada em prol dos seus princípios e objetivos. 

Entenda as vantagens da energia fotovoltaica
Entenda as vantagens da energia fotovoltaica

Além disso, quem investe na energia solar ganha um sistema que exige baixa manutenção e que gera energia inesgotável para o imóvel. Uma rápida limpeza dos painéis a cada seis meses utilizando uma vassoura e uma mangueira geralmente é o suficiente.

O sistema possui uma película protetora, o que ajuda a diminuir o acúmulo de poeira e dejetos de pássaros nos módulos solares. A parte elétrica e o inversor do sistema fotovoltaico, no entanto, necessitam de uma fiscalização técnica, que deve ser feita anualmente por um profissional capacitado e de confiança.

Além da baixa necessidade de manutenção, esse tipo de tecnologia possui uma vida útil longa. Tanto o equipamento residencial quanto o empresarial pode durar por até 25 anos sem alterar em nada a eficiência na geração de energia da edificação.

Ainda que o investimento financeiro inicial seja alto, o retorno financeiro é garantido. Isso porque o sistema diminui o preço da sua conta de luz. Com um sistema instalado no seu imóvel, o preço da tarifa elétrica pode diminuir em até 95%. 

A questão financeira também vale a pena levando em consideração a valorização da construção. De acordo com estudos, painéis solares podem valorizar em até 8% o preço de uma residência.

A energia solar se torna um atrativo para os compradores em potencial, já que a propriedade possui um sistema moderno instalado e apresenta uma grande vantagem pela economia a longo prazo. 

Não dá para negar que as descobertas do famoso físico francês Alexandre Edmond Becquerel de fato conseguiram revolucionar o setor energético, mesmo alguns séculos depois dos seus estudos e experimentos. Impressionante, não é?! 

Posts Similares