O Nordeste brasileiro é uma das áreas do mundo com maior potencial para aproveitamento de fontes renováveis de energia, especialmente eólica e solar. A região responde a 20% do total de energia elétrica gerada no Brasil e exporta aproximadamente 1.000 megawatts para o resto do país. 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste anunciou na última terça-feira(26) o Plano Nordeste Potência. O documento de 24 páginas reúne estudos que buscam garantir a sustentabilidade dos investimentos em energias renováveis na região.

A proposta tem como objetivos principais a gestão pública direta, a capacitação de mão de obra, geração distribuída e a revitalização da bacia do rio São Francisco. Além dos investimentos em energias renováveis e promoção de 2 milhões de empregos diretos e indiretos.

Pessoas trabalhando com placas solares.

“O Nordeste está hoje passando por grandes mudanças. Ao mesmo tempo que as energias renováveis crescem, é preciso garantir que essa expansão seja feita de maneira ordenada, com menos impacto e com bases sólidas para que um mercado de trabalho com empregos bons e qualificados se forme”, explica Aurélio Souza, do Instituto Climainfo.


Confira a Live de MKT Digital para o Integrador


Como a Solfácil pode lhe auxiliaR

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Posts Similares

Estórias Solares