A Canadian Solar lançará uma nova solução de armazenamento de energia solar residencial, o EP Cube, na feira RE+ na próxima semana. A nova tecnologia promete trazer melhorias e conforto para os cidadãos que desejam investir em um futuro sustentável.

A princípio, Dr. Shawn Qu, presidente e CEO da Canadian Solar comentou: “Estamos satisfeitos em expandir nossa oferta de energia limpa para o mercado de armazenamento de energia residencial, lançando o EP Cube, aproveitando nossas parcerias e canais existentes. 

O Ato de Redução da Inflação, recentemente promulgado, ajudará o mercado dos EUA a fazer uma transição mais rápida para a energia limpa, aumentando a acessibilidade à energia renovável por meio de isenções e descontos fiscais. O EP Cube é uma solução perfeita para os proprietários usarem esses incentivos e investirem em energia limpa.”

Possibilidades de armazenamento de energia solar

A solução EP Cube pode ser empilhada para capacidades de 9,9 kWh a 19,9 kWh de energia solar. Até seis unidades podem ser conectadas em paralelo para fornecer até 119,9 kWh de armazenamento e 45,6 kW de saída. 

O design fino do EP Cube, tem 16 centímetros na versão mais fina. Assim, requer espaço mínimo e é totalmente compatível com instalação interna ou externa graças à sua resistência nominal à poeira e umidade, NEMA 4X . O sistema pode ser acoplado em instalações AC ou DC.

Além disso, cada módulo de bateria EP Cube (química LFP) pesa menos de 32 quilos. Isso torna o EP Cube mais simples de instalar e menos dificultoso de transportar, exigindo uma equipe mínima de instalação para transportar e instalar cada unidade. 

O EP Cube também é mais personalizável para necessidades individuais devido à sua abordagem modular. Além disso, o sistema de armazenamento de energia incorpora o Smart Gateway, uma plataforma de tecnologia inteligente que permite transferências de energia automáticas e contínuas para uso dentro ou fora da rede sem interrupção do usuário.

A Canadian Solar também está lançando um aplicativo para ajudar os proprietários de residências a gerenciar seus sistemas de armazenamento de energia. O aplicativo EP Cube permitirá o monitoramento fácil e em tempo real da produção e consumo de energia. 

Os proprietários terão acesso a serviços de gerenciamento de energia doméstica e atualização de software over-the-air (OTA). Os instaladores usam o aplicativo para configurar e solucionar problemas de sistemas.

Impacto para o mercado 

energia solar residencial e armazenamento

Cada vez mais com a energia solar adentrando as casas e as empresas em diversos locais do mundo, também aumentam as demandas. Um dos maiores problemas atualmente é a falta de controle sobre a quantidade de eletricidade gerada e aproveitada pelo sistema.

Em uma era tecnológica onde todas as informações estão nas palmas das mãos, o setor solar precisava se adaptar. Por isso, as baterias e aplicativos são uma forma de ter uma noção maior do impacto dessas novas tecnologias.

Além disso, essas novas possibilidades tornam cada vez mais a energia solar acessível a diferentes tipos de públicos. Mesmo aqueles que não possuem conhecimento técnico podem entender como o consumo de eletricidade muda em suas casas após a instalação.

Por isso, a Canadian Solar está animada para o lançamento dessa sua nova proposta de armazenamento de energia solar. Contudo, ainda não se sabe quando ela chegará para diferentes países.

Posts Similares