A tecnologia pode cada vez mais trazer a energia solar para perto da maioria das pessoas ao redor do mundo. Recentemente, novas formas de gerar eletricidade são descobertas, fazendo que um futuro sustentável seja possível.

A empresa norte-americana Ubiquitous Energy inventou um revestimento fino que transforma janelas em painéis solares transparentes, fornecendo outras maneiras de coletar energia renovável em edifícios além dos painéis de telhado.

A Ubiquitous Energy descreve sua tecnologia como sendo o único revestimento de vidro fotovoltaico transparente que é “visualmente indistinguível” das janelas tradicionais.

Surgimento da janela de energia solar

A empresa foi fundada em 2011 por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Michigan State University (MSU), que projetaram um painel solar transparente, permitindo que o espectro visível da luz passasse e absorvendo apenas a luz ultravioleta e infravermelha próxima para converter em eletricidade.

Os painéis de energia solar padrão parecem pretos porque absorvem todo o espectro de luz e, devido à sua aparência, sua implantação normalmente se limita a telhados, paredes e grandes fazendas solares rurais.

Com o revestimento da Ubiquitous Energy, que ela chama de UE Power, potencialmente qualquer superfície pode ser transformada em um painel fotovoltaico.

“A missão é transformar todas as superfícies cotidianas ao nosso redor em essencialmente geradoras de energia solar”.

Disse o vice-presidente de estratégia renovável da Ubiquitous Energy, Veeral Hardev, ao Dezeen.

Hardev disse que a modelagem da empresa mostra que, com ampla adoção da tecnologia, em 30 anos de revestimento em janelas poderia compensar 10% do carbono global inteiro.

Funcionamento da tecnologia

A janela solar funciona da mesma forma que qualquer outro painel de energia solar. Ele contém células de um material semicondutor que criam uma carga elétrica em resposta à luz solar.

A fiação escondida nos caixilhos das janelas conecta-o ao sistema de gerenciamento de energia do edifício para direcionar a eletricidade para onde ela é necessária no edifício ou para armazená-la em uma bateria.

A inovação da Ubiquitous Energy é que seu material é imperceptível aos olhos humanos, incluindo os transparentes semicondutores, que assumem a forma de indicadores de luz.

Para atingir sua espessura – o revestimento tem cerca de um micrômetro de espessura, ou cerca de 80 a 100 vezes mais fino que um fio de cabelo humano – ele é feito com nanomateriais, semelhantes aos usados ​​nas tecnologias de telas ultrafinas.

Assim, a Ubiquitous Energy planeja disponibilizar sua tecnologia para fabricantes de vidro para que possa ser incorporado em suas ofertas de produtos.

Contrapontos dessa tecnologia de energia solar

energia solar e o impacto na biodiversidade

A Ubiquitous Energy estima que as janelas forneceriam cerca de 30% das necessidades de eletricidade de um edifício, dependendo de fatores como localização geográfica, elevação e cobertura de árvores, e imagina elas sendo usadas em conjunto com painéis solares no telhado para reduzir a dependência do edifício na rede elétrica .

Como alguma luz pode passar, o painel solar transparente tem apenas cerca de metade da potência de um painel solar típico de telhado do mesmo tamanho. Mas Hardev afirma que sua escala potencial de implantação compensa essa perda de eficiência.

As cidades teoricamente seriam capazes de produzir quantidades substanciais de energia solar localmente sem mudar de aparência, reduzindo a necessidade de terra para grandes usinas e parques de energia solar

Posts Similares