A gestão de custos pode ser definida como um conjunto de atividades integradas, desenvolvidas para subsidiar a tomada de decisões. No contexto de empresas de energia solar, esse procedimento serve para direcionar o planejamento estratégico na elaboração de projetos fotovoltaicos.
Para que essa gestão seja eficaz, o integrador solar deve considerar os gastos necessários que viabilizem o desenvolvimento do projeto e a instalação do sistema.
Isso contribui para a saúde financeira da empresa, já que possibilita a maximização dos lucros em cada nova solução que é comercializada.
O gestor da empresa também precisa estar inteirado sobre esse tema. No entanto, alguns detalhes muitas vezes acabam passando despercebidos, como ao cobrar valores que não condizem com a realidade dos gastos envolvidos no desenvolvimento de projetos de energia solar.
Isso cria um desequilíbrio e pode prejudicar a empresa de várias formas, como ao impedir seu crescimento, gerar prejuízos e impactar no seu fluxo de caixa.
Sendo assim, é fundamental ter compreensão do que é preciso para fazer uma boa gestão financeira. Confira isso e muito mais no artigo a seguir!
O que é gestão de custos?
A gestão de custos poderia ser apenas mais um elemento entre os que compõem a estratégia de uma empresa bem-sucedida – o detalhe é que ela afeta todos os setores da empresa, principalmente o financeiro.
Sendo assim, é uma etapa de relevância, inclusive quando aplicada aos projetos de energia solar.
Essa prática visa gerenciar os custos desses projetos, ou seja, tudo o que é necessário para que a empresa possa desenvolvê-lo, apresentá-lo ao cliente e, por fim, implementá-lo.
Por meio da gestão de custos, é possível entender, calcular e controlar esses valores, de modo a oferecer seus serviços a valores justos e acessíveis, e aumentar sua lucratividade. Desse modo, sua empresa conseguirá manter um preço final competitivo para seus projetos de energia solar.
Além de contribuir para definir um preço final para seus produtos e serviços, a gestão de custos também ajuda a direcionar o planejamento estratégico da sua empresa como um todo.
Por meio dele, é possível ter alguma previsibilidade a respeito dos lucros, garantindo um melhor controle financeiro, favorecendo a melhor alocação de recursos e o desenvolvimento de produtos e serviços.
Para gerir os gastos envolvidos com mais sabedoria, é importante estudar quais são os custos envolvidos durante a prestação desse serviço, como mão de obra e os materiais necessários (como peças, produtos e equipamentos).
Pensando nesses aspectos, é possível encontrar a melhor forma de precificar seus projetos fotovoltaicos para garantir os lucros da empresa. Se houver a necessidade de redução dos custos, é preciso atentar para não comprometer a qualidade do serviço.
Qual a importância da gestão de custos para a empresa?
A gestão de custos é uma ferramenta indispensável para que sua empresa de energia solar consiga manter sua saúde financeira a longo prazo, uma vez que ela auxilia na definição da melhor margem de lucro.
Com a compreensão dos custos envolvidos em suas atividades, fica muito mais fácil entender sua situação econômica.
Esse processo é essencial na gestão de desempenho e rendimento da empresa, e impacta diretamente nos seus resultados financeiros, bem como na sua capacidade de investimentos ou na necessidade de realizar cortes de gastos.
Além da questão da lucratividade, a gestão de custos também pode ajudar a controlar seus processos de modo que seus ganhos sejam compatíveis com o cenário econômico – quando há a necessidade de reduzir os custos frente a momentos de crise, por exemplo.
Entender os benefícios da gestão de custos é crucial para que você consiga implementar essa prática de maneira efetiva e saiba equilibrar entradas e saídas. Veja algumas das principais vantagens que ela tem a oferecer.
Redução dos riscos
O desconhecimento sobre a dinâmica dos custos relacionados às atividades de uma empresa oferece grandes riscos de levá-la à falência. Isso é o que diz um estudo realizado pelo SEBRAE, que descobriu que essa é uma das principais razões da não-sobrevivência de empresas brasileiras.
Muitos gestores inexperientes levam em conta apenas os potenciais ganhos, e deixam de considerar os gastos envolvidos na realização de suas atividades. Para reverter essa situação, é preciso manter esses custos sempre atualizados e registrados e buscar a melhor forma de gerenciá-los.
Maior produtividade
A compreensão sobre os custos envolvidos na prestação dos serviços ajuda a garantir um maior controle sobre a produtividade da sua empresa. Isso porque a gestão de custos possibilita entender os pontos que devem ser priorizados, melhorados ou cortados.
A partir disso, o empreendedor terá condições de promover melhorias tanto nas condições de trabalho quanto nos processos de prestação de serviços, para otimizar a produtividade em prol dos objetivos estabelecidos.
Aumento da lucratividade
Tendo controle sobre a produtividade e os processos que a beneficiam, fica mais fácil eliminar custos desnecessários e direcionar recursos de maneira mais estratégica.
Isso possibilita uma dinâmica de trabalho mais fluida, com menos riscos a longo prazo para a saúde financeira da empresa, o que impacta diretamente na sua margem de lucro.
Vantagem competitiva
Outra consequência interessante de uma gestão de custos eficiente é que é possível precificar seus produtos e serviços com mais assertividade. Com isso, suas soluções de energia solar têm a chance de se destacar em relação às da concorrência ao estar de acordo com a realidade do consumidor.
Mais qualidade
Ao proporcionar uma melhor compreensão sobre os custos e ganhos da empresa, a gestão de custos também facilita a identificação de aspectos importantes, como os produtos ou serviços que mais vendem, por exemplo.
Assim, você pode adequar sua estratégia para reduzir os custos com o que apresenta menor saída, e agregar mais valor e investimento às opções mais buscadas pelos consumidores. Esse é um excelente caminho para oferecer mais qualidade ao seu público-alvo.
Como fazer a gestão de custos em projetos fotovoltaicos?
Agora que você já compreende o que é a gestão de custos atrelada aos projetos de energia solar e a importância que ela representa para sua empresa, é hora de falarmos da parte prática. Ou seja, como implementar essa gestão no dia a dia do seu negócio. Confira nossas dicas!
Faça um planejamento
O primeiro passo para fazer a gestão de custos em projetos de energia solar é realizar um planejamento, começando por uma descrição formal dos serviços.
Detalhe cada etapa que compõe o desenvolvimento do projeto, desde o atendimento inicial até o pós-venda, passando por toda a cadeia de profissionais e recursos envolvidos.
Nesse momento, é importante incluir todos os detalhes, como transporte, uso de equipamentos, salário e alimentação dos colaboradores, entre outros. Especifique tudo que envolve o processo produtivo.
Evite gastos desnecessários
Ao realizar a etapa anterior, você provavelmente irá identificar alguns investimentos que não agregam tanto valor ao processo. Sendo esse o caso, é importante realizar alguns cortes.
Nessa etapa, você precisa encontrar uma forma de adequar melhor seus investimentos para que a margem de lucro dos projetos seja a maior possível. Tente pensar quais ações estratégicas podem ser aplicadas para reduzir os custos.
Estabeleça metas adequadas
As metas e os objetivos são imprescindíveis para qualquer planejamento, inclusive em relação à gestão de custos. Esses aspectos fazem com que a empresa esteja sempre em busca de melhora constante.
O que sua empresa precisa nesse momento? Talvez seja alcançar mais público, vender mais ou aumentar o ticket médio. Ao definir o objetivo, estabeleça metas que vão te ajudar a chegar até ele.
Esse procedimento contribui para que você obtenha uma margem de retorno interessante para a empresa. Lembre-se de estabelecer metas realistas e alcançáveis, assim você evita gerar frustração nos profissionais envolvidos.
Leia também: como definir metas para energia solar.
Entenda a diferença entre custos e despesas
Você sabe diferenciar esses elementos? Essa percepção é essencial na hora de realizar a gestão de custos. Nem tudo o que é investido na empresa se relaciona diretamente ao produto ou serviço que ela entrega ao cliente.
As despesas estão vinculadas à manutenção do negócio, e, portanto, não devem impactar no produto ou serviço oferecido pela empresa. Já o custo é relativo à entrega para o cliente (como a matéria-prima utilizada, por exemplo), o que inevitavelmente interfere no valor do projeto.
Negocie com diferentes fornecedores
Um bom empreendedor é aquele que está sempre em busca dos melhores negócios, o que também envolve a relação com seus fornecedores.
Ao negociar, você tem a oportunidade de obter preços mais vantajosos, condições de pagamento favoráveis e até mesmo garantir descontos ou benefícios adicionais.
Reduzindo os custos de aquisição de materiais, insumos ou serviços, a empresa pode aumentar sua margem de lucro ou oferecer preços mais competitivos aos clientes.
Além disso, essa prática também permite avaliar opções alternativas, comparar propostas e escolher aquelas que oferecem a melhor relação custo-benefício.
Invista em tecnologia
Para finalizar, nossa última dica para sua empresa implementar um processo de gestão de custos eficiente é contar com o apoio da tecnologia.
Se tratando de controlar e organizar números, essa pode ser uma tarefa que nem sempre é tão simples. Lembre-se que isso pode impactar todo o planejamento financeiro da empresa.
Levando isso em consideração, é interessante investir em uma plataforma ERP (Enterprise Resource Planning, ou, traduzindo, planejamento dos recursos da empresa). Essa é a melhor alternativa para realizar o controle de custos e os cálculos de precificação.
A gestão de custos pode ser realizada manualmente, mas investir em novas tecnologias é o caminho mais interessante, já que viabiliza a automatização de processos, integração de setores e redução da incidência de erros nas informações.
Se sua empresa precisa de um controle preciso, vale a pena considerar essa opção.
Nossas dicas foram úteis para você? Sempre que precisar de ajuda para implementar mudanças e melhorar os resultados da sua empresa, conte conosco!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.