Nos últimos dias, uma nova legislação nos Estados Unidos pode retirar os fabricantes chineses de painéis solares dos privilégios no país. Assim, chegará ao fim a moratória de dois anos do ramo de energia solar chinês que ajudou na introdução da tecnologia oriental no país americano.
Isso aconteceu após o início da investigação do Departamento de Comércio sobre o trabalho análogo a escravisão na China. Apesar das grandes controvérsias em relação ao tema, a verdade é que milhões de dólares em mercadorias chinesas estão presas nos portos estadunidenses.
Mudanças tarifárias e polêmicas nos Estados Unidos
No dia 6 de junho de 2022, a Casa Branca lançou uma declaração emergencial causada pela guerra entre Ucrânia e Rússia. Essa guerra acabou afetando diretamente toda a rede de fornecimento de eletricidade no país.
O motivo foi a transição que os EUA vive, indo para energia solar em sua grande maioria. Por isso, na época, o país suspendeu a possibilidade de qualquer nova tarifa sobre as tecnologias chinesas e de outros países orientais que chegavam ao país.
Por outro lado, após alguns meses começou um processo investigativo sobre os produtos da China. Ao que tudo indica, algumas regras tarifárias estavam sendo quebradas unilateralmente pelo país do Oriente.
Ao todo, 4 empresas foram descobertas tentando burlar leis tributárias dos Estados Unidos, causando uma grande polêmica nacional. Além disso, denúncias de trabalho análogo à escravidão também foram motivos para bloqueios comerciais.
Isso causou rapidamente uma queda nas ações dessas empresas, afetando todo o ciclo de produção de componentes essenciais para a energia solar estadunidense.
Volta da importação de tecnologia de energia solar nos EUA
Os importadores de tecnologia de energia solar estão reclamando dos impedimentos federais. Ainda mais depois do grande investimento realizado com as leis que zeraram as tarifas sobre os produtos desse setor.
Por isso, Biden caminha para revogar a lei do ano passado que causou todos esses problemas, o que faria com que os produtos importados entrassem novamente no mercado. O clima no Senado indica que haverá a revogação da declaração de emergência que surgiu após o início do conflito europeu.
Assim, o bloqueio de dois anos dos produtos do Sudeste Asiático também terminará, ainda mais se a investigação não trouxer maiores indícios de fraude. Apenas as empresas com problemas fiscais seriam tarifadas acima do padrão nacional.
Mesmo assim, alguns políticos reforçam os problemas que enfrentam com a China para além das fraudes tarifárias. Contudo, pela grande dependência do país em relação aos produtos chineses, é provável que até maio a tecnologia de energia solar oriental volte a circular nos Estados Unidos.
Fonte: Forbes
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.