EPCista é o empreiteiro que construirá uma obra de grande porte, responsável pela construção, compra de equipamentos e pela montagem de uma determinada obra ou empreendimento.

EPC – Engineering, Procurement e Construction

Na indústria da construção, EPC é um acrônimo que significa Engineering, Procurement e Construction (Engenharia, Aquisição e Construção). O EPC é um tipo de contrato que compreende num só instrumento o projeto, a construção, a compra de equipamentos e a montagem para uma determinada obra ou empreendimento.

Esse tipo de contrato é frequentemente usado para projetos complexos de infraestrutura na indústria de energia renovável e no setor de energia. Isso ocorre porque um acordo de EPC entre as partes coloca a responsabilidade em um único fornecedor para supervisionar o projeto e a construção de uma instalação inteira.

Em outras palavras, este tipo de contrato compreende um conjunto completo de obrigações do contratado, desde o projeto até a supervisão da montagem, passando pelas obras civis, mecânicas, elétricas, e incluindo a procura e compra dos equipamentos necessários.

Esse tipo de contrato é chamado de “Turn Key”, expressão do direito norte-americano, que significa que o contratado deve entregar a obra totalmente pronta, para o contratante poder tão simplesmente ligar a chave do empreendimento.

Conheça uma lista do que é normalmente incluído em cada estágio do modelo de Engenharia, Aquisição e Construção:

Engenharia – EPC

  • Planejamento;
  • Estimativas;
  • Investigação no local;
  • Projeto.

Aquisição – EPC

  • Abastecimento;
  • Contratação de subcontratados ou consultores;
  • Compra de equipamentos, materiais e suprimentos.

Construção – EPC

  • Cronograma de construção;
  • Comunicação com subcontratados e cliente;
  • Manuseio de materiais;
  • Trabalho e atividade construtiva;
  • Entregar.

Vantagens e Desvantagens de um EPCista

Um benefício dos contratos EPC é que ele permite que o proprietário se envolvam com apenas um contratado, que gerenciará todas as relações com os subcontratados.

Essa atribuição de trabalho pode facilitar para o proprietário/principal supervisionar o projeto e avaliar o progresso com base no desempenho à medida que o empreiteiro executa o projeto.

Este arranjo de contrato também beneficia os empreiteiros, que terão mais controle sobre o projeto e a seleção de subempreiteiros. Embora os empreiteiros aceitem mais riscos com a coordenação do projeto, eles podem agir com mais eficiência para reduzir os custos de construção.

Embora os diretores possam se beneficiar do ponto único de responsabilidade pela entrega do projeto, eles perdem o envolvimento com o processo de design, adicionando risco potencial se o design do projeto for crucial.

Os diretores devem garantir que marcam cuidadosamente os marcos do projeto para evitar que os custos do ciclo de vida e as mudanças no escopo sejam facilmente negligenciadas.

Além disso, como o empreiteiro executa o projeto e a construção, as verificações e contrapesos usuais presentes durante esses projetos não existem para o proprietário.

Guilherme Peters Junior

Guilherme Peters Junior

Especialista de marketing pela Solfácil, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing. Trabalha no setor de energia solar desde 2018, na qual é apaixonado.

LinkedIn do Guilherme

Posts Similares