Energia solar em kombis e motorhomes

Muitos acreditam que só se pode instalar a energia solar em telhados e terrenos, porém há outras maneiras de explorá-la, como por exemplo em motorhomes como vamos explicar neste story.

Como é o uso de energia elétrica em motorhomes?

A obtenção de energia elétrica em um motorhome fica restrita a duas opções: sob o funcionamento do motor, consumindo mais combustível, ou através da disponibilização de energia em pontos de parada.

Mais recentemente, no entanto, se tornou possível fazer uso de energia elétrica em motorhomes a partir da energia solar.

Como explorar a energia solar nesses casos?

O sistema fotovoltaico para motorhome funciona de forma semelhante a um sistema fotovoltaico off-grid. É composto por módulos solares, controlador de carga, inversor e bateria estacionária.

O sistema é instalado no teto do veículo e capta a radiação solar e a transforma em corrente elétrica contínua, então, passa pelo inversor que a viabiliza para o uso doméstico.

A eletricidade produzida é armazenada em baterias, permitindo que o sistema funcione mesmo durante a noite ou em dias com pouca incidência solar.

Entre o painel e as baterias é instalado um equipamento chamado controlador de carga, que tem o propósito de proteger as baterias de sobrecarga e garantir suprimento estável e sem oscilação.

Quais as vantagens da energia solar para automóvel?

Se o propósito de ter um motorhome é justamente ter mais liberdade para viajar, faz todo o sentido ser capaz de garantir certa autonomia energética para garantir que isso seja possível.

Essa forma de geração de energia independe totalmente do motor, portanto a economia de combustível é também uma das principais vantagens da energia solar para motorhome.

Outro ponto positivo é que a energia solar para motorhomes exige manutenções simples. Basta realizar limpezas periódicas no painel solar quando houver acúmulo de poeira ou demais resíduos.

Além disso, a energia solar tem alta durabilidade, já que o sistema fotovoltaico pode ser conservado por décadas (a vida útil dos equipamentos é de 25 a 30 anos), com economia garantida nesse período.