A empresa portuguesa de energia, EDP, revelou seus planos ambiciosos de investir substanciais 2,3 bilhões de reais (US$ 477,99 milhões) em usinas de energia solar em todo o Brasil até 2026, visando atingir a impressionante capacidade total de 530 megawatts-pico (MWp) no país.

Grandes investimentos no país

O crescimento da energia solar no Brasil tem sido impulsionado principalmente pela geração distribuída, onde um único projeto solar atende a vários clientes. Somente neste ano, o país já ultrapassou a marca impressionante de 20 gigawatts de potência em geração distribuída de energia solar.

A EDP atualmente controla parques solares em nove estados com planos ambiciosos de estabelecer 50 novas usinas em todo o país este ano, triplicando efetivamente sua capacidade instalada existente para 260 MWp.

O investimento da EDP no Brasil é parte integrante de sua estratégia global mais ampla para expandir sua presença em projetos solares direcionados a residências e empresas. Com um plano colossal de investir 2,5 bilhões de euros (US$ 2,73 bilhões) em todo o mundo, a empresa pretende instalar um impressionante pico de 4 gigawatts em projetos solares nos próximos anos.

A empresa portuguesa ainda enfatiza o grande potencial do país tanto para a energia eólica quanto para a solar, consolidando-se como destaque para os investimentos estratégicos no mercado internacional.

No mês passado, a EDP deu um passo significativo ao adquirir uma participação adicional de 32% em sua unidade brasileira com um investimento substancial de 4,4 bilhões de reais. Essa mudança faz parte da estratégia abrangente da empresa de retirar a subsidiária da lista e simplificar sua estrutura de negócios para aumentar a eficiência e o crescimento.

Energia solar no Brasil é destaque no mercado internacional

O mercado de energia solar no Brasil tem experimentado um crescimento notável nos últimos anos, posicionando o país como um jogador importante no cenário global de energia renovável. Com luz solar abundante e um compromisso crescente com práticas sustentáveis, o Brasil tornou-se um destino atraente para investimentos em energia solar.

A adoção da energia solar foi acelerada por incentivos governamentais e políticas de apoio, incentivando consumidores residenciais e comerciais a adotar soluções solares. O setor de geração solar distribuída tem sido particularmente fundamental para impulsionar esse crescimento, permitindo que residências e empresas reduzam os custos de eletricidade.

Veja a potência que o Brasil esta se tornando, se tratando de energia solar
Veja a potência que o Brasil esta se tornando, se tratando de energia solar

Como resultado, o Brasil superou marcos significativos em capacidade solar instalada, atraindo investidores nacionais e internacionais para participar do próspero mercado solar. Com avanços contínuos em tecnologia, redução de custos e forte ênfase na redução de emissões de carbono, o futuro no Brasil parece promissor, contribuindo para um futuro energético mais verde e sustentável para o país.

Fonte: Energy Portal

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares