Uma das maiores questões para o mercado de energia solar está relacionada com a estética das casas e prédios. Para muitos, os painéis acabam por atrapalhar o estilo ou o visual de uma construção.
Por isso, nos últimos anos, cientistas desenvolveram algumas formas de superar esse problema. Para isso, criaram materiais que se assemelham ou reproduzem outros. Assim, os painéis podem se parecer com outdoors, telhas e ter outras funcionalidades.
É isso que está acontecendo em algumas construções históricas na Itália e outros países europeus. Confira como projetos solares ganharam esses espaços preservados e importantes para a história humana.
Energia solar na história da Itália
Em ruínas da Roma antiga, na cidade de Pompeia, painéis solares invisíveis tomaram espaço. Eles ajudarão a manter o trabalho e a sustentabilidade em um sítio arqueológico da região. Além do fator sustentabilidade, é uma importante ajuda nas contas que a instituição precisa pagar.
Feitos com um material que simula os relevos e materiais tradicionais das ruínas, os painéis já estão em funcionamento. Elas ajudam com energia solar, além do sítio arqueológico, alguns comércios com arquitetura histórica.
Isso será uma ajuda para a cidade turística que recebe mais de 3,5 milhões de pessoas todos os anos. A cidade foi soterrada após a erupção do Monte Vesúvio, no início do milênio passado.
Apesar de ser uma cidade movimentada, muitos comércios sofrem com as altas contas de eletricidade. Ainda mais com toda a crise na Europa, que afetam todos os países da região.
Criadas pela empresa italiana Dyaqua, as “telhas fotovoltaicas” são painéis solares invisíveis. No momento da encomenda do produto, é possível escolher diferentes texturas para que o material reproduza. Dessa forma, é quase invisível a presença dos painéis, ficando claro apenas quando vistas de perto por causa de alguns fios.
Outras possibilidades para os painéis solares
Além da Itália, outros países já anunciaram que vão utilizar esses painéis solares em locais históricos. Normalmente, nessas cidades há uma dificuldade de modernização sem perder os aspectos da tradição.
Por isso, a possibilidade da presença de energia solar sem atrapalhar o turismo é uma boa novidade. Além disso, casas e outras construções podem agora pensar na integração de painéis solares já no projeto arquitetônico.
Bem como, já vimos casos de painéis solares sendo utilizados em outdoors e janelas a partir de novos materiais. Dessa forma, é possível esperar que a energia solar fique cada vez mais presente na vida das pessoas. Desde locais públicos até os particulares terão mais formas de integrar toda a estrutura necessária para a produção solar.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.