Gana está trabalhando na construção de maior capacidade em toda a cadeia de valor solar, tornando-se referência regional em energia solar. Além disso, pretende tornar o país um centro regional de fabricação de painéis e componentes solares, segundo informes do governo local.
Seth A Mahu, vice-diretor de energia renovável do Ministério de Energia de Gana, disse que o governo pretende fazer de Gana um centro de produção de tecnologias de produção de eletricidade solar.
Ainda mais, aproveitando o fato de Gana abrigar a Zona Intercontinental de Livre Comércio da África e o acesso ao mercado da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da África Ocidental).
Palavras do governo local
“Esperamos trabalhar com a ISA (International Solar Alliance) para nos ajudar a acelerar a produção local. Precisamos de energia solar para impulsionar essa estratégia. Criamos um mercado atraente para o setor privado no segmento de geração distribuída e sistemas solares domésticos autônomos”.
Seth A Mahu, vice-diretor de energia renovável do Ministério de Energia de Gana.
Isso foi dito em 29 de novembro durante um webinar organizado pela Lighthouse, uma iniciativa do Banco Mundial e da ISA. Ele ainda afirmou que Gana pretende aumentar sua taxa de acesso à eletricidade para 90% até 2025, de 81% atualmente.
Ele apontou que o país aprovou diretrizes de definição de tarifa de medição líquida para aumentar a implantação solar para aplicações
“A Comissão Reguladora de Serviços Públicos, que regula os aspectos comerciais da eletricidade em Gana, aprovou as diretrizes de definição de tarifas de medição líquida. As indústrias agora podem investir pesadamente em produção solar, utilizar sua própria energia [autoconsumo] e exportar o excesso para sua rede.”
Como ser líder em energia solar na região
Falando sobre as medidas tomadas para aumentar a geração solar no país, Mahu disse:
“Em 2021, Gana anunciou a Lei de Energia Renovável, que deu impulso ao desenvolvimento solar. O Plano Diretor Nacional de Energia Renovável que se seguiu delineou o desenvolvimento de energia solar e outras tecnologias renováveis durante um período de 10 anos, de 2020 a 2030.”
O funcionário do Ministério da Energia disse que Gana pretende desenvolver cerca de 600-700 megawatts (MW) de geração, começando com um parque de 250MW.
“Enquanto falamos, 150 MW de energia solar foram realizados e outros 100 MW estão em desenvolvimento. Levamos em consideração as questões de risco percebido com aquisição de terrenos, acesso à infraestrutura de transmissão e conexões. Tem sido um grande sucesso porque o preço da eletricidade solar caiu significativamente por causa disso.”
Mahu também observou que o governo deu incentivos suficientes aos investidores do setor privado e público para garantir o retorno de seus investimentos e atrair capital para o setor.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.