A busca por fontes de energia mais sustentáveis e eficientes tem impulsionado o crescimento da indústria de energia solar. Nesse cenário, vale a pena falar sobre pesquisa e desenvolvimento (P&D), já que esse é um dos principais motores que tem possibilitado o avanço ocorrido nesse setor nos últimos anos.

Projetos de energia solar focados em P&D muitas vezes enfrentam desafios financeiros significativos devido aos altos custos associados à pesquisa e à experimentação.

Uma boa maneira de amenizar esses riscos financeiros e atrair mais empresas interessadas em investir nisso é por meio de incentivos fiscais.

Essas medidas geralmente são implementadas pelo governo para estimular a adoção de tecnologias mais avançadas e sustentáveis. Confira no artigo a seguir mais detalhes sobre os projetos de energia solar em P&D e como funcionam os incentivos fiscais nesse contexto.

O que é um P&D?

A sigla P&D é utilizada para se referir a processos de Pesquisa e Desenvolvimento – ou seja, um conjunto de atividades geralmente realizadas por organizações, empresas e instituições de pesquisa com o objetivo de adquirir conhecimento, criar novos produtos, processos ou tecnologias, ou aprimorar os recursos que já existem. 

Entenda o que é um projeto voltado para pesquisa e desenvolvimento
Entenda o que é um projeto voltado para pesquisa e desenvolvimento

Essa área é essencial para o avanço da ciência, tecnologia e inovação em diversos campos, incluindo o setor referente à energia.

Assim, é um campo que desempenha um papel vital no progresso econômico, na melhoria da qualidade de vida e na resolução de desafios globais, como energia sustentável e meio ambiente.

As atividades de pesquisa geralmente envolvem a investigação de fenômenos, a coleta e análise de dados, a formulação de teorias e a busca por soluções para problemas específicos.

Já o desenvolvimento se concentra na aplicação prática dos resultados da pesquisa, transformando ideias em produtos, processos ou tecnologias que possam ser explorados.

No setor de energia solar, vale a pena investir em P&D com o intuito de melhorar os equipamentos e tecnologias utilizados para geração desse tipo de energia, para criar novos produtos, para manter uma vantagem competitiva no mercado e também para atender às demandas dos consumidores.

De maneira geral, ter uma área de P&D funcionando dentro da empresa é fundamental para que seu negócio conte com dados atualizados sobre seus clientes e sobre o mercado de energia solar. Além disso, é essencial para o desenvolvimento de novas fontes de lucro.

A legislação brasileira conta com uma lei específica nesse sentido, que visa conceder benefícios fiscais para empresas que fazem Pesquisa e Desenvolvimento. Ela é popularmente conhecida como Lei do Bem. Saiba mais sobre ela no tópico a seguir! 

Do que se trata a Lei do Bem?

Chamada de Lei do Bem, a Lei 11.196/05 foi regulamentada em 2006 e tem o propósito de oferecer incentivos para que as empresas brasileiras invistam em projetos de P&D. 

Ela se trata de um mecanismo desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem sido direcionado para viabilizar o desenvolvimento, a pesquisa científica e as inovações no setor privado. 

 Além disso, a Lei do Bem tem o objetivo de gerar aproximação entre as universidades e empresas, possibilitando que o conhecimento gerado pela academia chegue até a indústria.

Lei que incentiva empresas que invistam em projetos de pesquisa e desenvolvimento, que abrange também o setor de energia solar
Lei que incentiva empresas que invistam em projetos de pesquisa e desenvolvimento, que abrange também o setor de energia solar

Para que uma pessoa jurídica consiga usufruir dos benefícios concedidos pela Lei do Bem, é preciso cumprir alguns requisitos. Além de possuir um CNPJ, é necessário operar sob o regime de lucro real, ter lucro fiscal, estar com os impostos em dia e investir em pesquisa e desenvolvimento.

Apesar da definição de P&D ser um tanto quanto ampla, há algumas atividades específicas que um projeto precisa desenvolver para se enquadrar nessa categoria e ser contemplado pela Lei do Bem.

Um dos principais requisitos é que a empresa pratique pesquisa de base, visando obter novos conhecimentos sobre determinado assunto. A organização em questão também deve desenvolver trabalhos próprios, de modo a aplicar o conhecimento adquirido.

Nesse sentido, deve oferecer novos produtos e serviços, utilizando os conhecimentos de base estudados pela empresa. Tudo o que é descoberto, observado e analisado pela empresa pode ter alguma aplicabilidade em relação a novas fabricações.

As instituições que são contempladas pela Lei do Bem podem usufruir de diversos benefícios, como:

  • Dedução de 20,4% até 34% no IRPJ e CSLL dos gastos direcionados aos projetos de P&D;
  • Redução de 50% do IPI na compra de novas máquinas e aparelhos destinados a P&D;
  • Status de empresa inovadora pelo MCTI.

Em decorrência disso, a empresa poderá se beneficiar também do aumento na qualidade dos serviços prestados em função dos investimentos e aplicações de conhecimento. Com mais possibilidades de inovação, a competitividade do mercado aumenta.

Essa lei é extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país. Por isso, é considerado um instrumento indispensável para incentivar as empresas a inovarem em todas as suas áreas.

Os incentivos fiscais ajudam a reduzir os custos iniciais de investimento em sistemas solares e, assim, tornam esses projetos mais acessíveis tanto para empresas quanto para indivíduos.

Descubra os principais incentivos para empresas que investem nesta modalidade
Descubra os principais incentivos para empresas que investem nesta modalidade

Essas medidas também podem ser direcionadas especificamente para projetos de P&D em energia solar, oferecendo vantagens fiscais adicionais para aqueles que estão envolvidos na pesquisa e inovação nesta área.

Isso libera recursos financeiros que podem ser reinvestidos na pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologias solares mais eficientes e inovadoras.

Esses incentivos fiscais também estimulam a competição no mercado de energia solar, à medida que as empresas buscam se destacar por meio da criação de novas soluções.

É plenamente possível que as empresas do setor de energia solar utilizem os benefícios fiscais previstos por essa lei. Continue a leitura para saber mais. 

Como é o investimento em P&D em projetos de energia solar?

O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento em projetos de energia solar é crucial na busca por soluções sustentáveis e na expansão da utilização da energia solar em todo o mundo. O avanço da tecnologia nessa área está diretamente ligado aos esforços de P&D.

A pesquisa contínua busca aprimorar a tecnologia de células solares, tornando-as mais eficientes na conversão da luz solar em eletricidade. A partir disso, é possível desenvolver painéis solares mais produtivos e acessíveis, tornando a energia solar uma opção viável para um número cada vez maior de pessoas e empresas.

Os projetos de energia solar também se beneficiam amplamente das pesquisas relacionadas ao armazenamento de energia. Esse aspecto é fundamental para garantir que a energia solar esteja disponível mesmo quando o sistema não estiver atuando, como à noite ou em dias nublados.

Pesquisas em baterias de última geração e tecnologias de armazenamento de energia contribuem para a confiabilidade dos sistemas solares, tornando-os uma escolha mais atraente para uso doméstico e industrial.

Outro aspecto importante da relação entre P&D e energia solar é a pesquisa a respeito de materiais sustentáveis, o que é fundamental para reduzir o impacto ambiental da produção de painéis e outros componentes de sistemas solares.

Como fica o P&D em projeotos voltados ao setor fotovoltaico
Como fica o P&D em projetos voltados ao setor fotovoltaico.

A busca por materiais ecologicamente corretos e processos de fabricação mais eficientes é um campo importante, que contribui para tornar a energia solar mais sustentável em todo o ciclo de vida.

De maneira geral, vale ressaltar que essa relação é alimentada pela necessidade constante de inovação.

À medida que a demanda por energia solar continua a crescer e os desafios ambientais se tornam mais preocupantes, a pesquisa e o desenvolvimento são de suma importância para impulsionar a indústria solar em direção a soluções mais eficazes e acessíveis.

Pensar em energia solar é, necessariamente, pensar em pesquisa em desenvolvimento. Essa busca contínua por inovação ajuda a melhorar a eficiência e a confiabilidade dos sistemas solares, e contribui para tornar a energia solar uma opção viável e sustentável para atender às necessidades energéticas do presente e do futuro.

Viu só quantas vantagens e possibilidades o investimento em P&D pode oferecer para a sua empresa? Vale a pena direcionar recursos para essa finalidade, não é?

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com as demais pessoas da sua equipe de trabalho para propagar os benefícios dos projetos de energia solar voltados para pesquisa e desenvolvimento. E não esqueça de nos seguir no Instagram e ter acesso a muito mais conteúdos como este.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares