Conforme o último relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), a Grécia emergiu como o segundo país líder mundial em termos de inserção teórica fotovoltaica, indicando seu potencial significativo para produção de energia solar a partir do final de 2022.

A Espanha assegura a primeira posição com mais de 19%, enquanto Grécia e Chile seguem de perto com 17,5% e 17%, respectivamente, superando a Holanda e a ex-campeã Austrália, ambas com taxas de inserção superiores a 15%.

De forma impressionante, a Grécia avançou uma posição em relação ao índice do ano anterior, onde alcançou uma taxa de penetração de energia solar de 13,6%. O relatório destaca que, desde então, o país adicionou uma capacidade adicional de 1,4 GW. Além disso, a Grécia se junta a um grupo exclusivo de nove nações que ultrapassaram uma taxa de inserção fotovoltaica de 10%, contra sete em 2021. Em comparação, a taxa média da União Europeia é de 8,7% atualmente. Globalmente, a energia solar contribui com 6,2% da demanda total de eletricidade.

Especialistas da AIE creditam que a combinação de planos de recuperação verde e regulamentações aprimoradas tem o potencial de impulsionar a indústria fotovoltaica além das tendências atuais de instalação, cumprindo efetivamente as metas estabelecidas no Acordo Climático de Paris.

Aumento da Utilização de Fontes de Energia Renováveis e Fotovoltaica na Grécia

A 11ª edição do ranking anual de penetração fotovoltaica da Agência Internacional de Energia destaca o potencial teórico de produção de eletricidade da energia fotovoltaica em cada país. Este cálculo considera a capacidade fotovoltaica cumulativa, localização e orientação ideais e condições climáticas anuais até o final de 2022.

Planta dentro de lâmpada simbolizando a energia verde, limpa. Um dos símbolos da sustentabilidade.
Planta dentro de lâmpada simbolizando a energia verde, limpa.

Apesar de enfrentar disfunções econômicas e logísticas significativas, a resiliência do mercado de energia renovável tem sido notável. Ele demonstra o potencial da tecnologia para mitigar crises econômicas e minimizar danos sociais causados por convulsões regionais ou globais.

A Grécia fez investimentos substanciais em energia renovável nos últimos anos, com ilhas como Tilos e Chalki emergindo como exemplos de modelos de economia verde, autossuficiência energética, inovação digital e mobilidade ecológica nas comunidades insulares gregas.

Os investimentos em unidades de produção, redes de transmissão e sistemas de distribuição contribuíram para uma maior integração da energia verde no cenário energético geral da Grécia. Até o final de 2022, o Operador da Rede Helênica de Distribuição de Eletricidade (HEDNO) quadruplicou a capacidade de fontes de energia renováveis conectadas à rede de distribuição em relação a 2019. Um marco significativo foi alcançado em outubro de 2022, quando todo o país operou com sucesso exclusivamente em fontes renováveis energia, marcando um momento histórico para o operador independente de transmissão de energia (IPTO).

Fonte: Greekreporter

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares